Resgatando a Qualidade De Volta as Origens

Resgatando a Qualidade: De volta às origens

Entenda porque a gestão da qualidade pode ter se tornado banal e como mudar essa visão junto com a evolução da ISO 9001!
odemos dizer que a origem da gestão da qualidade remonta às primeiras décadas do século 20, com o advento da revolução industrial. Porém, foi apenas no pós guerra (1945) que o setor realmente atingiu seu ápice.

Daí em diante, o conceito de qualidade ganhou novos contornos e atingiu uma vastidão enorme. Ele tem sido discutido e aplicado nos mais diversos setores da sociedade e, inclusive, sido encarado como uma filosofia de vida para muitas pessoas. Já no contexto empresarial, mais especificamente, a qualidade refere-se à excelência ou superioridade de um produto, serviço ou processo em atender às necessidades e expectativas dos clientes (e outras partes interessadas).

Porém, no Brasil – tal qual em muitos outros países – a compreensão e aplicação da gestão da qualidade têm passado por várias modificações ao longo dos anos. A ideia de burocratização e engessamento dos processos acabou por macular a imagem da qualidade, tornando-a algo banal e até mesmo sem importância para algumas empresas, quiçá quando não prejudicial.

Por isso, mais do que nunca, precisamos falar sobre qualidade, precisamos resgatá-la da mediocridade e garantir que ela continue a melhorar as empresas e a vida das pessoas. Sem qualidade, estamos fadados a um mundo caótico, em que cada compra é um tiro no escuro e as relações comerciais são um conflito constante. Para isso, vejamos um pouco sobre como as coisas têm evoluído.

 

Gestão da qualidade e ISO 9001 nos últimos 37 anos

Para entender a gestão da qualidade moderna, precisamos entender a ISO 9001, o maior e mais aceito padrão de qualidade mundial. Essa norma é uma das maneiras mais eficazes de garantir a qualidade em uma organização, fazendo isso através da implementação de um sistema de gestão da qualidade (SGQ).

Porém, para se adequar ao mundo de hoje, a ISO 9001 passou por diversas mudanças ao longo do tempo. Tudo para acompanhar as mudanças no ambiente empresarial e nas expectativas dos clientes e demais partes interessadas.

Essas mudanças nos mostram o quanto a área tem evoluído e ajudado pessoas e empresas. A primeira versão da norma foi publicada em 1987 (37 anos atrás) e desde então ela é a maior impulsionadora da qualidade mundial, garantir inovações e foco no cliente. Vejamos um pouco sobre o foco de cada uma das versões que tivemos até agora:

  • ISO 9001:1987 – Baseada na norma britânica BS 5750, esta foi a primeira versão da norma, focada principalmente na qualidade do produto final (Garantia da Qualidade);

  • ISO 9001:1994 – Esta revisão expandiu o foco para além do produto final, começando a abordar os processos de produção e a gestão da qualidade como um todo. Surge aqui, também, o famigerado Manual da Qualidade;

  • ISO 9001:2000 – Nesta revisão, houve uma mudança fundamental para uma abordagem baseada em processos, onde a organização deve identificar e gerenciar interconexões entre os processos, em vez de apenas focar em procedimentos isolados. Apesar do escopo mais abrangente, a implementação foi simplificada dando um pouco mais de ênfase na satisfação do cliente e na melhoria contínua;

  • ISO 9001:2008 – Esta revisão trouxe melhorias e esclarecimentos em relação à versão anterior, mas não introduziu mudanças significativas no sistema de gestão da qualidade. Porém, aqui começamos a ter uma preocupação mais ampla com os demais stakeholders (partes interessadas) além do cliente e começamos a pensar na integração com outros sistemas de gestão (SG), tal qual a ISO 14001;

  • ISO 9001:2015 – A versão mais recente, esta revisão ampliou ainda mais o escopo da norma, enfatizando a importância da gestão de riscos, do envolvimento da liderança e do foco no cliente. Ela também enfatiza a necessidade de melhoria contínua em todos os aspectos da organização. Duas mudanças interessantes foram a exclusão do RD (Representante da Direção) e do Manual da Qualidade (que passa a ser “opcional” após essa versão);

  • ISO 9001 em revisão – mais uma vez a norma está em processo de revisão, com publicação prevista para o próximo ano. Acredita-se que as mudanças climáticas entrarão em pauta. Criamos um conteúdo sobre a revisão com todas as informações disponíveis, vale a pena acessar .
 

Por que a gestão da qualidade está se banalizando?

Infelizmente, hoje em dia, a qualidade muitas vezes é considerada banal ou desnecessária em algumas empresas do Brasil. Isso ocorre devido a várias razões, incluindo má interpretação da norma ISO 9001, a implementações superficiais ou à falta de comprometimento da liderança.

Além disso, muitas organizações acabaram por focar apenas na obtenção da certificação ISO 9001 sem realmente buscar a melhoria contínua e o atendimento das necessidades de seus clientes. O que acabou por criar uma visão negativa – e errônea – sobre a gestão da qualidade como um todo.

Essa visão corrompida sobre a norma e a qualidade motivou a QMS a produzir o documentário “Resgatando a Qualidade”, nele você descobre como a busca pela qualidade impulsiona negócios a resgatarem sua essência. O documentário conta com a participação de diversos profissionais de renome no Brasil e está disponível gratuitamente no nosso YouTube.

A missão da QMS é “Fortalecer as empresas e a sociedade por meio das certificações” e por isso acreditamos que é vital resgatar alguns valores. Nós precisamos entender o verdadeiro significado da gestão da qualidade e incorporar seus princípios em todos os aspectos de nossas operações. Essa é a única forma de obter resultados e sustentabilidade a longo prazo.

Por isso, convidamos você a assistir nosso documentário e fazer parte dessa corrente do bem, ajudando a mudar o estigma da qualidade e, assim, criar empresas que realmente contribuem para a sociedade e sustentam uma relação ganha-ganha com seus clientes, fornecedores e todas as partes interessadas. Assista gratuitamente abaixo.
QMS Certification

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A QMS Certification é um organismo de certificação internacional acreditado que atua especificamente com certificação de sistemas de gestão e treinamentos de normas aplicáveis.

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