Logo QMS Certification

A QMS Certification é um organismo de certificação que teve origem na Austrália, atualmente com a matriz nos Estados Unidos e forte atuação global com presença em mais de 30 países.

Valores QMS

Client First

Cliente em primeiro

Atendimento excelente e antecipação de tendências e soluções

Go Further

Ir além

Time qualificado e incentivado para novas capacitações, novos produtos e soluções

Delivering Trust

Entregando confiança

Certeza da confiança nos resultados e garantia de reconhecimento de mercado

Think Global

Mentalidade global

Abrangência de atuação global, soluções integradas para o cliente

Missão QMS

Fortalecer as empresas e a sociedade por meio das certificações.

Processo de Certificação ISO

Se você já implementou o sistema de gestão agora é necessário conhecer o processo de certificação ISO

Após a implementação do sistema de gestão, seja nas áreas de qualidade, ambiental, segurança e saúde ocupacional, antissuborno, segurança da informação e outros, chega a hora da empresa a ser certificada buscar uma certificadora ISO para certificação, conforme as etapas a seguir:

A certificadora irá emitir uma proposta de certificação de acordo com o perfil e informações relevantes da empresa, baseado em normas internacionais para cálculo de auditoria. É importante verificar em proposta se todos os impostos estão incluídos e se não há nenhuma taxa escondida. Na QMS deixamos esse processo totalmente transparente e sem surpresas.

Após a aprovação da proposta comercial, um contrato de certificação (ou outro documento legalmente válido) é assinado entre as partes e inicia-se o processo de certificação ISO.
No ato da contratação, a empresa pode optar por fazer uma pré-auditoria, ocasião na qual todas as técnicas de auditoria de certificação são aplicadas, porém não há caracterização de não-conformidades, e sim uma lista de observações para que a empresa possa atuar e se preparar melhor para auditoria de certificação ISO. É importante destacar que este passo é opcional para qualquer organização que tenha feito uma solicitação de certificação e que a pré-auditoria pode ser oferecida pela QMS.

Uma auditoria que consiste na verificação documental para avaliação do atendimento aos principais requisitos que constituem o sistema de gestão do cliente. Nesta ocasião, é examinada a adequação geral do cumprimento dos critérios de avaliação (as normas de referência) e se o sistema de gestão tem condições de ser auditado na Fase 2 (avaliação de conformidade). Também nessa etapa é elaborado o plano de auditoria da Fase 2, baseado no contexto da empresa, responsáveis e áreas a serem visitadas, é confirmado com o cliente.

As conclusões documentadas com relação ao atendimento dos objetivos da fase 1 e à aptidão para seguir à fase 2 serão comunicadas ao cliente, incluindo a identificação de quaisquer áreas de preocupação que poderiam ser classificadas como não conformidades durante a fase 2.

O objetivo da auditoria de Fase 2 é avaliar a implementação, incluindo eficácia, do sistema de gestão do cliente. A fase 2 ocorrerá no(s) endereço(s) do cliente, incluindo visita às áreas da empresa, verificação de documentos, registros e entrevistas com colaboradores da empresa, avaliação de aderência a cada um dos requisitos da norma de referência.

A empresa deve demonstrar durante essa auditoria a aplicação prática dos seus procedimentos de trabalho, de gestão, atendimento e conformidade aos requisitos da norma objeto de certificação. O não atendimento aos requisitos da norma objeto da certificação será documentado em relatório de auditoria, para os quais a empresa deverá indicar dentro de um período acordado, as respectivas ações de correção, causas e ações corretivas para as não conformidades encontradas.

Havendo a recomendação da certificação pelo auditor, o processo deverá passar por uma revisão técnica e decisão de certificação. Após a aprovação do processo revisão técnica ocorrerá a emissão do certificado ao cliente, que poderá divulgá-lo conforme as regras de Uso de Marcas e Selos de Certificação.

A QMS CERTIFICATION manterá a certificação com base na demonstração de que a cliente continua a satisfazer os requisitos da norma de sistema de gestão.

A QMS desenvolve as atividades de supervisão, com base no controle e programa de auditorias, a fim de que áreas e funções representativas cobertas pelo escopo do sistema de gestão sejam monitoradas regularmente e levem em consideração as mudanças em seus clientes certificados e em seus sistemas de gestão.

As atividades de Supervisão incluirão auditorias no local, no mínimo uma vez ao ano, para avaliar se o sistema de gestão do cliente certificado continua atendendo aos requisitos especificados em relação à norma na qual a certificação foi concedida.

Ao final da auditoria de manutenção o cliente receberá um relatório das atividades realizadas através de um relatório de auditoria e, eventualmente, um registro das não conformidades apontadas e que devem ser tratadas até a próxima auditoria do ciclo.

O ciclo de certificação tem duração de 3 anos, a mesma validade do certificado de normas ISO de Sistemas de Gestão, desde que mantidas as atividades de supervisão exigidas. Ao final desse período, uma auditoria de Recertificação deverá realizada antes do vencimento do certificado, de modo que haja a manutenção da certificação.

Termos e Condições Gerais de Serviços

Comprometimento do cliente

Para garantir aderência com a infraestrutura internacional de avaliação da conformidade e a manutenção do reconhecimento de nossas certificações e acreditações com segurança, confiança e credibilidade, a empresa contratante compromete-se a estar de acordo com os Termos e Condições Gerais de Serviços aqui descritos e regularmente atualizados em https://qmsbrasil.com.br/sobre-a-qms-certification. 

Para tal, a empresa contratante compromete-se a fornecer acesso pleno às suas dependências e a cooperar com todos os requerimentos exigidos pela QMS CERTIFICATION e normas pertinentes ao sistema de acreditação internacional. O cliente deverá cumprir os requisitos definidos neste contrato, incluindo procedimentos documentados e instruções emitidas, como o uso das logomarcas, processos de auditoria e certificação, e políticas. Esses procedimentos poderão ser solicitados à QMS CERTIFICATION ou aos Organismos de Acreditação. 

O cliente concorda em cooperar plenamente com os avaliadores dos Organismos de Acreditação durante quaisquer auditorias ou visitas planejadas ou não anunciadas, incluindo permitir acesso a todas as instalações, documentação do sistema de gestão e registros associados; assim como fornecer acesso imediato ao último relatório de auditoria emitido pela QMS CERTIFICATION; e demonstrar evidências do processo de certificação, incluindo Análise Crítica pela Direção, auditorias internas, relatórios de auditoria, fechamento de constatações e ações corretivas. 

Pode ser necessário que a QMS Certification realize auditorias avisadas com pouca antecedência ou sem aviso prévio em clientes certificados para investigar reclamações, em resposta a mudanças críticas ou, ainda, como acompanhamento em clientes suspensos. 

O cliente também concorda que os Organismos de Acreditação e seus observadores acompanhem os auditores da QMS CERTIFICATION para testemunhar a realização de uma auditoria da QMS CERTIFICATION, se assim forem selecionados.  

O não atendimento ou anuência a estes requisitos, com uma justificativa plausível e formalmente aceita pelos envolvidos, poderá resultar em consequências para as empresas acreditadas, incluindo suspensão ou retirada da acreditação. O cliente reconhece que a QMS CERTIFICATION deve relatar a não conformidade aos Organismos de Acreditação e tomar as ações necessárias conforme seus procedimentos.  

O cliente se compromete a indenizar a QMS CERTIFICATION contra quaisquer perdas, como o resultado de mal uso de qualquer autorização, licença, aprovação ou certificação concedida no âmbito do presente acordo, assim como outros decorrentes do não atendimento a esses requisitos, independentemente de culpa ou dolo. 

A QMS CERTIFICATION requer que o Cliente a informe imediatamente a respeito de quaisquer alterações significativas, ou eventos que afetem a sua Organização com impacto ao sistema de gestão certificado, incluindo, quando aplicável: acidentes fatais, acidentes de trabalho graves, doenças ocupacionais, vazamentos de dados pessoais, violações à segurança da informação, envolvimento em investigações judiciais relacionadas ao escopo certificado, etc., em especial a respeito da ocorrência de um incidente grave ou violação de regulamentação que requeira o envolvimento da autoridade reguladora competente, como o Ministério da Saúde, do Trabalho, do Meio Ambiente, além de Órgãos ou Agências Reguladoras, como ANPD, ANATEL, CGU e outras relacionadas à disciplina da certificação adotada pela empresa e objeto desse contrato.  

Independentemente do envolvimento da autoridade reguladora competente, uma auditoria especial pode ser necessária caso a QMS Certification tenha conhecimento de que houve um incidente grave relacionado à disciplina de certificação adotada pela Organização objeto desse contrato, conforme aplicável, quanto à Saúde e Segurança Ocupacional, Meio Ambiente, Segurança e Privacidade da Informação, Qualidade, Compliance ou Suborno, por exemplo, um acidente grave, ou uma violação grave da regulamentação, a fim de investigar se o sistema de gestão não foi comprometido e funcionou de forma eficaz.  

No momento da auditoria também devem ser relatadas todas as informações pertinentes relacionadas ao esquema de certificação adotado pelo cliente, o que pode envolver aspectos de Saúde e Segurança Ocupacional, Compliance, Meio Ambiente, Segurança e Privacidade da Informação, Qualidade e outros, conforme aplicável. 

As informações coletadas a respeito de aspectos de Saúde e Segurança Ocupacional, Meio Ambiente, Segurança e Privacidade da Informação, Qualidade, Compliance e Antissuborno irão fornecer fundamentos para que o Organismo de Certificação decida sobre as ações a serem tomadas, incluindo a suspensão ou retirada da certificação, nos casos em que for possível demonstrar que o sistema falhou seriamente no cumprimento dos requisitos de certificação. 

A QMS CERTIFICATION informa seus clientes certificados sobre quaisquer alterações em seus requisitos para certificação através de seus Termos e Condições Gerais de Serviços, disponíveis em: https://qmsbrasil.com.br/sobre-a-qms-certification, além de verificar se cada cliente certificado atende aos novos requisitos, conforme aplicável. 

A QMS CERTIFICATION concorda em manter normas rigorosas para salvaguardar a confidencialidade das informações obtidas ou criadas durante a execução das atividades de certificação em todos os níveis da sua estrutura, incluindo todos agindo em seu nome. Informações sobre qualquer cliente ou pessoa não serão divulgadas a terceiros sem o consentimento por escrito do cliente ou pessoa em causa. Quando a QMS CERTIFICATION for obrigada por lei a divulgar informações confidenciais a um terceiro, o cliente deverá ser notificado previamente das informações fornecidas. A QMS CERTIFICATION mantém uma política de confidencialidade e procedimentos adequados para garantir a confidencialidade de todas as informações do cliente. 

A QMS Certification se compromete a cumprir todas as normas e leis aplicáveis à segurança e privacidade da informação. A QMS Certification, incluindo seus colaboradores, será responsável por todos os danos causados pelo uso indevido das informações disponibilizadas pelo Cliente em virtude deste Contrato, em conformidade com a legislação vigente de segurança e privacidade. 

A QMS Certification se compromete a manter registros de auditoria e outras atividades de certificação para todos os clientes, incluindo organizações auditadas, certificadas ou com certificação suspensa ou cancelada. Em conformidade com as normas pertinentes ao sistema de acreditação internacional, os registros necessários e obrigatórios de clientes certificados e anteriormente certificados serão retidos durante o ciclo corrente e por mais um ciclo completo de certificação.

A QMS Certification possui uma política e processo para identificar, analisar, avaliar, tratar, monitorar e documentar os riscos relacionados a conflitos de interesses provenientes do fornecimento de auditorias e certificação, incluindo quaisquer conflitos resultantes de seus relacionamentos, de forma contínua. 

O Cliente compromete-se a reportar à QMS Certification quaisquer potenciais ameaças à objetividade de suas atividades de auditoria e certificação que venha a identificar no aceite da equipe auditora. 

Na designação da equipe auditora e na preparação do relatório de auditoria, o auditor líder confirma que ele e os demais membros da equipe não possuem conflito de interesses com a organização a ser avaliada. Um Termo de Isenção de Conflitos de Interesse é assinado por todos os auditores e colaboradores da QMS CERTIFICATION no momento de sua homologação. 

A QMS CERTIFICATION, qualquer colaborador ou pessoa que atue nos processos de certificação em seu nome não podem oferecer ou prestar serviços de consultoria de Sistemas de Gestão para um cliente a ser certificado. A QMS CERTIFICATION não oferece serviços de consultoria em Sistema de Gestão. 

A QMS não terceiriza auditorias a uma organização de consultoria em sistema de gestão, visto que esta situação constitui uma ameaça inaceitável à sua imparcialidade. 

A QMS CERTIFICATION disponibilizará aos seus clientes certificados o Guia de Referência à Certificação e ao Uso de Marcas (QMS.SAO.GD.003), onde poderão encontrar as orientações pertinentes para a correta referência à certificação e ao uso das marcas da QMS CERTIFICATION e seus Acreditadores. A QMS Certification, sempre que apropriado, tomará ações para lidar com referências incorretas à condição de certificação ou ao uso enganoso de documentos de certificação, marcas ou relatórios de auditoria.  

A QMS Certification não permite que seu nome e marca sejam utilizados de maneira que possa comprometer sua reputação e que a faça perder a confiança pública. Qualquer uso mal-intencionado ou não autorizado do nome e logomarcas da QMS Certification poderá estar sujeito às sanções aplicáveis. Tais ações podem incluir pedidos para correção e ação corretiva, suspensão, cancelamento da certificação, publicação da transgressão e, se necessário, ação judicial. O cliente compromete-se a tomar conhecimento e seguir as regras do referido Guia, incluindo os termos gerais aqui disponibilizados, incluindo que a empresa certificada: 

  • Pode utilizar o selo “Certified Company” pertinente ao(s) Sistema(s) de Gestão certificado(s), fazer referência a sua condição de certificação em meios de comunicação como internet, folhetos, propagandas ou outros documentos, contanto que siga todas as regras destes Termos e demais regras da QMS Certification ao fazer referência à sua condição de certificação; 
  • Não faça ou permita qualquer declaração que induza a erro em relação à sua certificação; 
  • Não use ou permita o uso de um documento de certificação ou de qualquer parte dele, de maneira que induza a erro; 
  • Em caso de cancelamento da sua certificação, interrompa o uso de todo material publicitário que faça referência à certificação; 
  • Altere todo material publicitário quando o escopo da certificação tiver sido reduzido; 
  • Não permita que a referência à certificação de seu sistema de gestão seja usada de tal forma que implique que a QMS Certification certifique um produto (incluindo serviço) ou processo; 
  • Não dê a entender que a certificação se aplica às atividades e locais fora do escopo de certificação; 
  • Não use sua certificação de tal maneira que possa comprometer a reputação da QMS Certification e/ou o sistema de certificação e perder a confiança pública. 

O cliente autoriza o uso de sua logomarca para fins de divulgação da certificação e marketing pela QMS CERTIFICATION, salvo se houver manifestação em contrário. 

Um cliente ou outra parte interessada pode apelar uma decisão de certificação tomada pela QMS Certification ou um apontamento registrado por um auditor, ou, ainda, fazer uma reclamação sobre a QMS Certification ou um de seus clientes certificados, entrando em contato através do email excellence@qmsbrasil.com.br. 

No caso de apelações, o contato deverá ser realizado no prazo limite de 15 dias corridos após o final da auditoria que gerou a(s) não-conformidade(s) em discordância, pelo e-mail excellence@qmsbrasil.com.br informando os motivos e justificativas para a solicitação de revisão dos apontamentos. Vale ressaltar que todo o processo de apelação e reclamação será avaliado por um responsável competente que seja imparcial ao processo.  

A QMS Certification, no interesse de resolução efetiva e transparência, garante que todas as reclamações são investigadas e registradas. No caso de qualquer apelação ou reclamação não ser total e satisfatoriamente resolvida, a mesma poderá ser encaminhada a um Organismo de Acreditação relevante para posterior exame e mediação.  

A área de Excellence irá monitorar o andamento da ocorrência e, sempre que necessário, dará informações ao remetente da ocorrência sobre o andamento. Quando do encerramento, esta comunica o resultado ao remetente. 

Mais informações a respeito dos Procedimentos da QMS Certification para o tratamento de Reclamações e Apelações podem ser obtidas através de consulta ao Departamento de Excellence. 

A QMS CERTIFICATION suspende temporariamente a certificação, a qualquer momento durante sua validade, nos seguintes casos: 

a) Quando o sistema de gestão tiver falhado persistentemente ou seriamente em atender aos requisitos de certificação, ou seja, quando de não conformidades maiores.

b) A organização certificada não permitir que auditorias de supervisão ou de recertificação sejam realizadas nas frequências exigidas;

c) A organização certificada solicitar voluntariamente uma suspensão;

d) Não forem cumpridas as cláusulas do contrato de prestação de serviço e/ou destes Termos e Condições Gerais, incluindo não cumprimento das obrigações financeiras;

e) A organização utilizar indevidamente o certificado e/ou logomarca de certificação;

A suspensão e/ou cancelamento da certificação é comunicada ao cliente formalmente por e-mail, quando são estabelecidas as condições e prazos para o restabelecimento da certificação, bem como os motivos detalhados desta suspensão ou cancelamento. Todos os trâmites seguirão conforme procedimento específico para cada caso. 

Se o cliente cancelar ou adiar uma auditoria agendada depois do prazo mínimo de 30 (trinta) dias de antecedência, será cobrada uma taxa de até 50% do valor previsto para auditoria. 

Em caso de cancelamento do contrato antes da realização da auditoria inicial, será cobrada uma taxa administrativa no valor de 10% do total da Proposta Comercial vigente para custos administrativos-financeiros. 

Os Termos e Condições aqui estabelecidos possuem abrangência em todas as áreas geográficas onde a QMS CERTIFICATION possui operações, incluindo Estados Unidos, Canadá, Brasil, Malásia, Indonésia e outras regiões. 

Código de Conduta da QMS

Políticas aplicáveis a toda e qualquer prestação de serviços de auditoria, certificação e acreditação, nos termos legais e vigentes