Certificação ISO 50001:2018

Sistema de Gestão da Energia

A certificação ISO 50001 estabelece sistemas com o objetivo de aprimorar o desempenho energético da empresa, otimizando seu uso e consumo de energia, bem como promovendo a eficiência energética. Além disso, visa reduzir os impactos ambientais relacionados à energia, assim como os custos associados, proporcionando economias por meio do desenvolvimento desse sistema.

Criação de um Sistema de Gestão focado na eficiência energética

Minimização do impacto ambiental decorrente do consumo e uso de energia

A Gestão de Eficiência Energética pode ser integrada a outras áreas, como segurança, saúde e meio ambiente

Utilização mais eficiente do consumo de energia já presente na empresa

Gestão de riscos e identificação de oportunidades de aprimoramento

Por que sua empresa deve ser certificada na ISO 50001?

Uma empresa com a certificação ISO 50001 demonstra seu compromisso em implementar um sistema de gestão focado na otimização do uso e consumo de energia, reduzindo os impactos ambientais associados. Isso reflete sua responsabilidade perante o mercado e a sociedade como um todo.

A QMS e a ISO 50001:2018

Processo
ágil

Possuímos um processo estruturado, validado e constantemente aprimorado em escala internacional, o qual aprimora os contatos, oferece soluções para dúvidas, facilita agendamentos e agiliza a emissão de certificados.

Grupos Técnicos
da ISO

A QMS é ativamente envolvida nos principais grupos técnicos da ISO, com seus representantes participando. Isso permite que a organização se mantenha atualizada e também mantenha as empresas certificadas informadas sobre as mais recentes novidades e tendências em certificação.

Auditores
qualificados

A QMS promove a constante qualificação de seus auditores na norma de referência, bem como em ramos de atividades específicos, legislações ambientais relevantes e ferramentas de avaliação de riscos ambientais.

Como obter a certificação ISO?

A ISO não certifica organizações. Para obter a certificação na norma, é necessário entrar em contato com um organismo de certificação terceirizado, como a QMS, por exemplo, que realizará uma auditoria em sua organização e determinará se o seu sistema de gestão atende aos critérios da norma ISO.

Etapa 1

Trabalhar com um consultor

Algumas empresas decidem contratar um consultor para auxiliá-las no processo de implementação de um sistema de gestão. Por meio de sua expertise, essa consultoria poderá orientá-las sobre os requisitos das Normas ISO e ajudá-las a desenvolver as ferramentas necessárias. Lembramos que a contratação de uma consultoria para tal é opcional e esse serviço não é oferecido pela QMS.

Etapa 2

Pré-Auditoria

Após concluir a implementação do seu sistema de gestão e antes da auditoria de certificação, caso entenda ser necessário, poderá ser solicitada uma pré-auditoria. Nesse processo, um organismo de certificação como a QMS fará uma avaliação prévia e independente do seu sistema de gestão, a fim de verificar se todos os requisitos estão em conformidade com os critérios da norma ISO adotada. É importante destacar que este passo é opcional para qualquer organização que tenha feito uma solicitação de certificação e que a pré-auditoria pode ser oferecida pela QMS.

Etapa 3

Apto para certificação ISO

Nessa etapa, é necessário solicitar a certificação ISO por meio de um organismo de certificação terceirizado. A certificadora conduzirá uma auditoria dos documentos e do sistema de gerenciamento da sua empresa em relação aos requisitos da norma e determinará se ela está pronta para a certificação. Durante a auditoria, é essencial demonstrar a eficácia do seu sistema de gestão. Caso queira, você pode entrar em contato com a QMS para receber um orçamento sem compromisso.

Etapa 4

Recertificação ISO

Cada certificação é válida por 3 anos. No entanto, anualmente, a certificadora realiza uma auditoria de supervisão que assegura a aderência contínua do seu sistema de gestão aos requisitos da norma ISO.

O que é certificação ISO?

A ISO é a Organização Internacional para a Normalização. Foi criada com o objetivo de facilitar a coordenação internacional e a unificação das normas industriais que contribuem para o desenvolvimento do comércio.

As normas são compostas por documentos que fornecem requisitos, especificações, diretrizes ou características que podem ser usados de forma consistente para garantir que materiais, produtos, processos e serviços sejam adequados para o seu propósito.

Cada norma representa um bem, serviço ou processo diferente, e cabe à empresa decidir qual norma melhor atende às suas necessidades.

Quais os benefícios para a empresa ser certificada em uma norma ISO?

Dentre os numerosos benefícios, a certificação pode ajudá-lo a ganhar contratos. Se você está procurando licitar e vencer licitações, por exemplo, ser certificado pode aumentar suas chances de ser escolhido como fornecedor, especialmente para trabalhos no setor público. Além disso, a certificação agrega credibilidade ao seu negócio, ampliando a satisfação do cliente e a confiança em sua marca. Outros benefícios incluem redução de custos e aumento da participação de mercado.

Solicite uma cotação sem compromisso!​

Um de nossos especialistas entrará em contato dentro de 24 horas úteis.

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?