Instituição Acreditadora Credenciada ONA

Sistema de Avaliação da Qualidade de Serviços de Saúde

Invista na qualidade e segurança do paciente com a QMS, uma certificadora experiente em diversos tipos de serviços de saúde com atuação internacional.

Instituição acreditadora credenciada ONA

Acreditação ONA

Sistema de Avaliação da Qualidade de Serviços de Saúde

Invista na qualidade e segurança do paciente com a QMS, uma certificadora experiente em diversos tipos de serviços de saúde com atuação internacional.

Instituição acreditadora credenciada ONA

Por que a QMS é a melhor opção para o seu serviço de saúde?

Avaliadores com visão integrada e humanizada

Agregue valor para o seu serviço de saúde com a visão de alguém que entenda seu propósito

Experiência e atuação internacional

Conhecimento em diversos serviços de saúde pelo mundo

NPS +90: Clientes satisfeitos e que indicam

Temos o maior Net Promoter Score (NPS) do mercado, sempre acima de 90, nossos clientes são os nossos promotores

Academia de treinamentos

Temos uma academia de treinamentos própria com mais de 10.000 alunos, promovendo a maior capacitação do mercado

certificados emitidos pela QMS Certification
Mais de 0
ISQUA Membro
ONA

A QMS é Membro ISQua

The International Society for Quality in Health Care

A Acreditação ONA é baseada numa metodologia de avaliação com requisitos pré-definidos, que atendem a padrões internacionais de qualidade e segurança em saúde. O manual de acreditação ONA é reconhecido pela ISQua (Sociedade Internacional pela Qualidade no Cuidado à Saúde, na sigla em inglês), instituição parceira da Organização Mundial da Saúde (OMS) e que tem entre seus membros especialistas e organizações de saúde de mais de 100 países.

Nosso portfólio
de outras certificações está a seu favor

Os auditores da QMS oferecem uma visão 360° na sua auditoria

Compliance e Governança

ISO 37001 e ISO 37301

Segurança da Informação e Dados

ISO/IEC 27001, ISO/IEC 27701, ISO/IEC 20000-1 e ISO/IEC 42001

ESG - Ambiental, Social e Governança  

ISO 14001, ISO 45001, ISO 50001

Empresas certificadas pela QMS na área da saúde

Como a Acreditação ONA beneficia
o seu serviço de saúde?

Competitividade

Um passo a frente no mercado com mais credibilidade e transparência

Maior qualidade para o paciente

Mais segurança e melhoria continua no atendimento

Melhoria de processos

Ferramenta que contribui para potencialização do desempenho

Fortalecimento da Gestão

Mapeamento de riscos, redução de retrabalho e otimização de recursos

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Processo de certificação

O diagnóstico organizacional é opcional, serve como um norte para saber o quanto sua empresa está atendendo aos padrões ONA.

Como é feito?

O diagnóstico organizacional realizado pela QMS pode ser dividido em duas etapas, mas não obrigatoriamente.

Diagnóstico organizacional – Fase 1 – Calculado equivalente a 70% da carga de auditoria de acreditação.
Diagnóstico organizacional – Fase 2 – Acompanhamento de ações realizada em 01 dia de trabalho.

Obs.: Ambas as fases são opcionais, porém, para realização da fase 2 a fase 1 precisa necessariamente ser contratada.

QMS, que irá previamente analisar se o solicitante é elegível à avaliação para a acreditação, segundo a metodologia do Sistema Brasileiro de Acreditação ONA.

A QMS irá coletar todas as informações necessárias para a confecção de uma proposta comercial personalizada e após aceite desta proposta solicitará os documentos que comprovem a elegibilidade da empresa solicitante.

Recebidos os documentos, estes serão conferidos e confirmada a elegibilidade da Organização de Saúde, Serviço ou Programa de Saúde para o processo de avaliação para a acreditação, é firmado o contrato de prestação de serviço entre as partes envolvidas, QMS e solicitante.

Com contrato de prestação de serviço assinado, a QMS fará a solicitação da inscrição da Organização de Saúde, Serviço ou Programa de Saúde no Sistema ONA Integrare. 

O cliente terá 15 (quinze) dias corridos para fazer a confirmação e efetivar a solicitação de acreditação no sistema ONA Integrare. 

A solicitação será analisada em até 2 (dois) dias úteis subsequentes pela Organização Nacional de Acreditação.

A QMS inicia o processo com o agendamento da Visita de Avaliação para Acreditação com no mínimo 15 (quinze) dias de antecedência.

A ONA emite a taxa de avaliação para a Organização de Saúde, Serviço ou Programa de Saúde.

A QMS realiza a avaliação e em até 20 (vinte) dias corridos envia o relatório de avaliação no Sistema Integrare.

A ONA terá 30 (trinta) dias corridos para analisar tecnicamente, homologar e encaminhar os certificados de acreditação à QMS.

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Requisitos de Elegibilidade

Para participar do processo de acreditação, a Organização Prestadora de Serviço de Saúde, deve cumprir os requisitos mínimos de elegibilidade exigidos pela ONA:

Estar legalmente constituída há pelo menos 1 ano

Possuir alvará de funcionamento

Possuir licença sanitária

Possuir licenças pertinentes à natureza da atividade

Possuir registro do responsável técnico, conforme o perfil da organização

Tipos de prestadoras de serviços de saúde
que podem adotar os padrões ONA

Serviços Hospitalares

Serviços de Hemoterapia

Serviços Laboratoriais

Serviços Ambulatoriais

Serviços de Pronto Atendimento

Serviços de Atenção Domiciliar

Serviços Oncológicos

Serviços Odontológicos

Atendimento Oftalmológico

Telemedicina

Serviços de Nefrologia e Terapia Renal Substitutiva

Serviços de Medicina Hiperbárica

Serviços de Anatomia Patológica

Serviços de Atenção Primária à Saúde

Serviços de Atendimento Pré-Hospitalar e Transporte
Inter-hospitalar

Serviços de Diagnóstico por Imagem, Radioterapia e Medicina Nuclear

Níveis de acreditação

Para as Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde (OPSS) a avaliação pode resultar em: Acreditado com Excelência (Nível 3), Acreditado Pleno (Nível 2), Acreditado (Nível 1) ou Não Acreditado.

Será considerado Acreditado, a organização de saúde que atingir em todas as áreas/processos/unidades (matriz e filial) avaliados, conformidade com os requisitos dos padrões de nível 1, e Norma para o Processo de Avaliação específica, estabelecidos no referido manual. O resultado de Acreditado é válido por 02 (dois) anos a contar a partir da data de homologação, com visitas de manutenção a cada 8 meses.

Será considerado Acreditado Pleno, a organização de saúde que atingir em todas as áreas/processos/unidades (matriz e filial) avaliados, conformidade com os requisitos dos padrões de nível 1 e nível 2, e Norma para o Processo de Avaliação específica estabelecidos no referido manual. O resultado de Acreditado Pleno é válido por 02 (dois) anos a contar a partir da data de homologação, com visitas de manutenção a cada 8 meses.

Será considerado Acreditado com Excelência, a organização de saúde que atingir em todas as áreas/processos/unidades (matriz e filial) avaliados, conformidade com os requisitos de nível 1, nível 2 e nível 3 de forma sistêmica e global, e Norma para o Processo de Avaliação específica estabelecidos no referido manual. O resultado de Acreditado com Excelência é válido por 03(três) anos a contar a partir da data de homologação, com visitas de manutenção a cada 12 meses.

FAQ

Quero acreditar minha organização com a metodologia ONA, por onde começar?

Se você deseja iniciar o processo de Acreditação ONA em sua organização.

  • 1º passo: escolher uma IAC (Instituição Acreditadora Credenciada) que irá realizar as atividades pertinentes à Acreditação e apoiar durante todo o processo, para isso a QMS Certification está à sua disposição;
  • 2º passo: após negociação e fechamento de contrato com a QMS, recomendamos a realização do Diagnóstico Organizacional, esta etapa é opcional, mas é extremamente agregadora e irá nortear sua organização onde ela está neste momento e o que necessita para conquistar a acreditação;
  • 3º passo: definir a data da visita de acreditação junto à IAC, esta irá solicitar o cadastro da instituição no sistema ONA Integrare (caso ainda não tenha sido feito), o cliente insere seus dados no sistema e a ONA realiza a validação, feito isso a organização está pronta para a etapa de autoavaliação;
  • 4ª passo: a organização deve realizar uma autoavaliação, ou seja, dentro do sistema ONA Integrare é liberada uma área para que a própria organização alimente os requisitos de avaliação, de acordo com a sua percepção. Esta etapa é obrigatória antes da visita de Acreditação e nas Recertificações também, lembrando que deve ser realizada em até 15 dias antes da data da visita;
  • 5º passo: visita de avaliação para acreditação, neste período a organização recebe a equipe de avaliadores da QMS para avaliar a conformidade com os requisitos previstos no Manual da ONA, a equipe de avaliadores irá recomendar ou não a Acreditação da organização; sendo recomendada a acreditação;
  • 6º passo: análise e aprovação do relatório de visita pelo Comitê de Certificação da QMS que, após aprovação, encaminhará para a última etapa do processo que é a análise técnica e homologação da visita realizada diretamente pela ONA, que é responsável também pela emissão do certificado.

O ciclo da acreditação consiste em: Diagnóstico Organizacional (opcional) – Autoavaliação obrigatória – Visita de Avaliação para Acreditação – Visitas de Manutenção da Acreditação (a cada 8 meses para níveis 1 e 2 e 12 meses para nível 3) – Autoavaliação obrigatória – Recertificação.

Como funciona o ciclo de acreditação da ONA?

Não. A Acreditação consiste na avaliação de toda a organização como um todo e não por escopo ou setor isolado, assim a implantação dos padrões e requisitos da metodologia precisa ocorrer em todos os processos da organização, demonstrando interação entre as áreas, melhoria contínua dos processos e, principalmente, foco na qualidade e na segurança dos pacientes.

A avaliação pode resultar em Acreditado com Excelência (Nível 3), Acreditado Pleno (Nível 2), Acreditado (Nível 1) ou Não Acreditado, ou seja, ocorre um enquadramento de acordo com o desempenho da organização frente ao cumprimento dos requisitos previstos no Manual, sendo assim, se sua organização foi acreditada em Nível 1, por exemplo, deverá aguardar 1 (um) ano, a contar da data da homologação, para pode solicitar um Upgrade, ou seja, uma elevação do nível da acreditação. Esta visita pode ocorrer logo após completar os 12 meses da 1ª acreditação ou utilizar a 2ª visita de manutenção como visita de Upgrade, no entanto, esta visita será considerada um novo ciclo de acreditação, podendo resultar em elevação de nível, manutenção do mesmo nível ou até mesmo rebaixamento do nível ou não acreditado.

Sim. A primeira avaliação para acreditação pode resultar em Acreditado com Excelência (Nível 3), Acreditado Pleno (Nível 2), Acreditado (Nível 1) ou Não Acreditado, ou seja, ocorre um enquadramento de acordo com o desempenho da organização frente ao cumprimento dos requisitos previstos no Manual, sendo assim, se sua organização foi acreditada em Nível 1, por exemplo, deverá aguardar 1 (um) ano, a contar da data da homologação, para pode solicitar um Upgrade, ou seja, uma elevação do nível da acreditação. Esta visita pode ocorrer logo após completar os 12 meses da 1ª acreditação ou utilizar a 2ª visita de manutenção como visita de Upgrade, no entanto, esta visita será considerada um novo ciclo de acreditação, podendo resultar em elevação de nível, manutenção do mesmo nível ou até mesmo rebaixamento do nível ou não acreditado.

O Manual Brasileiro de Acreditação ONA é o documento norteador dos padrões e requisitos aplicáveis da metodologia ONA. Atualmente a ONA conta com 2 manuais, sendo:

  • Manual para Organizações Prestadoras dos Serviços de Saúde – OPSS versão 2022 – 2025. Contempla os padrões e requisitos para avaliação das OPSS e tem validade de 4 anos.
  • Manual dos Serviços para a Saúde Selo de Qualificação ONA versão 2020 – 2024. Contempla os padrões e requisitos para avaliação dos serviços para a saúde, ou seja, prestam serviços para as OPSS e tem validade de 4 anos.
    As organizações e serviços que desejam obter o manual, em sua versão física ou digital, para iniciar seu processo de acreditação, deve obtê-lo através do site da ONA .

Uma vez acreditada por uma IAC (Instituição Acreditadora Credenciada), a organização deve permanecer com a mesma IAC durante o ciclo de acreditação (dois anos para Níveis 1 e 2 e três anos para Nível 3), a troca de IAC é permitida somente a partir dos 90 (noventa) dias que antecedem o vencimento da atual certificação.

A Acreditação ONA também um método de avaliação voluntário, periódico e reservado destinado às organizações prestadoras de serviços DE saúde, que busca assegurar a qualidade e a segurança do serviço por meio de padrões previamente definidos.

O Selo de Qualificação ONA também é um método de avaliação voluntário, periódico e reservado, no entanto é destinado às organizações que prestam serviços PARA a saúde, que também buscam assegurar a qualidade e a segurança do serviço por meio de padrões previamente definidos. Adotar esta metodologia assegura aos seus clientes as melhores práticas de gestão, além de facilitar o processo de acreditação das OPSS, uma vez que um prestador de serviços acreditado, não receberá uma nova visita a cada necessidade de seu cliente externo, quando este está em processo de acreditação.

Atualmente existem 7 tipos de serviços elegíveis ao Selo de Qualificação ONA, são eles:

  • Serviço de Dietoterapia para a saúde
  • Serviço de Engenharia Clínica para a saúde
  • Serviço de Higienização para a saúde
  • Serviço de Manipulação e Atenção Farmacêutica para a Saúde
  • Serviço de Nutrição de Produção e Clínica para a Saúde
  • Serviço de Processamento de Produtos para a Saúde
  • Serviço de Processamento de Roupas para a saúde

Para a nova versão do Manual do Selo de Qualificação, que entrará em vigor em 2025, serão incluídos os Serviços de Manutenção Predial para a Saúde e Serviços de Segurança Patrimonial para a Saúde.

A acreditação é um processo voluntário, sendo assim não há obrigatoriedade. No entanto, quando uma organização conta com prestadores de serviços também acreditados, ela passa a contar com uma rede de serviços com maior qualidade e segurança aos seus pacientes. Além disso, organizações de saúde que contam com prestadores de serviços acreditados, não precisam se preocupar diretamente com o desempenho destes durante a visita de acreditação, pois todo prestador não acreditado também recebe a visita dos avaliadores ONA durante o processo de acreditação da organização, já os acreditados precisam apenas apresentar o seu certificado vigente.