Conheça a ISO/IEC 42001 - Sistemas de Gestão de Inteligência Artificial (SGIA)

Conheça a ISO/IEC 42001 – Sistemas de Gestão de Inteligência Artificial (SGIA)

Conheça a novíssima ISO/IEC 42001 - Sistemas de Gestão de Inteligência Artificial e saiba como ela pode ajudar sua empresa a inovar e alcançar mais resultados!

A ISO/IEC 42001 é uma solução que surge em resposta ao rápido aumento no uso de Inteligências Artificiais. Isso porque, com a popularização de (IAs) como o ChatGPT ou o Midjourney, muitas empresas e profissionais têm se questionado sobre como usar essas ferramentas de forma consciente e ética, assegurando mais resultados para as empresas e uma melhor gestão dos processos que envolvam seu uso.

Mesmo que essas ferramentas sejam muito interessantes e possam ser verdadeiras maravilhas da tecnologia, seu uso pode incidir em muitos riscos e pode trazer grandes prejuízos para as empresas. Como exemplo, podemos citar problemas com a privacidade e segurança dos dados, vieses que podem levar à discriminação e decisões erradas, falta de transparência e até mesmo a dependência tecnológica.

A boa notícia é que uma boa gestão, amparada por boas práticas e padrões validados pode fazer desses riscos oportunidades de crescimento, bem como nos ajudar a utilizar estas ferramentas de forma mais consciente e organizada. E é aqui que entra a 42001! Vamos entender melhor essa história!

 

O que é ISO/IEC 42001 – Sistemas de Gestão de Inteligência Artificial

Antes de mais nada, a ISO/IEC 42001 é uma norma internacional que especifica requisitos para estabelecer, implementar, manter e melhorar continuamente um Sistema de Gestão de Inteligência Artificial (SGIA).

Esta norma é extremamente nova, tendo sido publicada em 2023 pela ISO (International Organization for Standardization) em associação com a IEC (International Electrotechnical Commission). Ambas as organizações têm importante papel na criação e difusão de normas de padronização e tem diversas normas lançadas, como a já conhecida ISO/IEC 17025.

Segundo a página da própria norma no site da ISO, este padrão “Foi concebido para organizações que fornecem ou utilizam produtos ou serviços baseados em Inteligência Artificial, garantindo o desenvolvimento e utilização responsáveis ​​de sistemas de IA”. Dessa forma, a ISO/IEC 42001 corresponde a um grande avanço, sendo a primeira norma voltada a gestão no campo da IA!

 

Benefícios e importância da 42001

De forma geral, ao adotar a ISO/IEC 42001, podemos garantir que nossas organizações estão utilizando IA’s de maneira ética, segura e eficiente. Isso tudo, alinhadas ao posicionamento estratégico estabelecido e de acordo com as melhores práticas internacionais de gestão.

Outra questão que torna a 42001 muito importante é a abrangência da norma. Primeiro, ela pode ser aplicada em organizações de qualquer porte (pequenas, médias ou grandes), bem como para qualquer setor. O site da ISO inclusive ressalta que ela é “relevante para agências do setor público, bem como para empresas ou organizações sem fins lucrativos”. Segundo, porque ela abrange todo tipo de finalidade, ou seja, é aplicável a empresas que desenvolvem IA’s, bem como para as que as fornecem ou utilizam.

Dentre os benefícios da norma, podemos citar ainda:

  • Ética e transparência: a norma ajudar a garantir um uso ético, consciente e responsável da inteligência artificial, assegurando mais transparência e padronização no uso;
  • Gestão de reputação: a norma também aumenta a confiança nas aplicações de IA, uma vez que atua para garantir que todos os fatores sejam levantados, analisados e gerenciados corretamente;
  • Governança de IA: a norma apoia a conformidade com padrões legais e regulatórios, evitando o possível uso ilegal, multas e sanções que podem estar relacionadas ao tema;
  • Orientação voltada a risco: a ISO/IEC 42001:2023 ajuda a gerenciar riscos específicos de IA de forma prática e eficaz. Isso garante a mitigação ou eliminação de ameaças, bem como nos ajuda a aproveitar melhor possíveis oportunidades;
  • Incentivo à melhoria: a norma incentiva a inovação e melhoria dentro de um sistema organizado e estruturado, o que não só amplifica as melhorias como garante a maior aplicabilidade delas.

Ao adotar a ISO/IEC 42001 e as instruções contidas na norma, conseguimos garantir que nossas organizações e colaboradores estão utilizando IAs de maneira ética, segura e eficiente! Isso, sem perder de vista o alinhamento estratégico e sua ligação com as operações diárias. Tudo isso contando com as melhores práticas internacionais e reforçando a confiança de todas as partes interessadas nas empresas!

 

ISO/IEC 42001: um norte em tempos de inovação e incerteza

O campo de estudos e utilização das inteligências artificiais ainda é muito recente, o que tem causado certa ansiedade e medo em muitos profissionais. Entretanto, uma coisa é consenso: as IA’s vieram para ficar e seu uso tende a aumentar cada vez mais.

Dessa forma, é essencial contar com um padrão tal qual a ISO/IEC 42001 – Sistemas de Gestão de Inteligência Artificial. Além de garantir que a gestão de IA’s será realmente executada, o padrão traz consigo boas práticas discutidas e validadas por profissionais de várias partes do mundo.

Esse fator mais holístico faz com que os Sistemas de Gestão de Inteligência Artificial sejam uma resposta não só para as empresas de forma individual, mas para criar um mercado mais amplo, justo e ético. Já para nossos colaboradores, contar com um padrão baseado na 42001 é uma forma de compreender e utilizar corretamente as IAs já existentes, bem como de compreender princípios e diretrizes para o uso de novas ferramentas que tendem a surgir.

Por fim, mas não menos importante, a implementação de um SGIA ajuda clientes (e outras partes interessadas) a entenderem melhor a relação das organizações com as inteligências artificiais, bem como a assegurar que suas necessidades, expectativas, direitos e deveres sejam resguardados por um sistema de gestão sério e que melhora constantemente.

Dessa forma, implementar a ISO/IEC 42001 não é apenas uma escolha inteligente, mas sim uma necessidade vital para qualquer organização que deseja se destacar no competitivo cenário econômico atual. Muito em breve, a capacidade de integrar inteligências artificiais aos processos (de maneira eficaz e transparente) deixará de ser uma “novidade”, um luxo, e passará a ser um diferencial que pode transformar sua empresa na líder do seu segmento. Agora, caro leitor, cabe a você aproveitar essa chance e sair à frente, inovar com responsabilidade e, com isso, alcançar resultados extraordinários!

Quer aprender mais sobre o tema, em julho lançaremos nosso curso de Auditor Líder ISO/IEC 42001, confira aqui tudo sobre ele e se inscreva na lista de espera!

QMS Certification

A QMS Certification é um organismo de certificação internacional acreditado que atua especificamente com certificação de sistemas de gestão e treinamentos de normas aplicáveis.

Webinar do mês

Confira nossos conteúdos ao vivo!

Todo mês ensinamos ao novo gratuitamente, confira e se inscreva!

Nos webinars que você assistir ao vivo, há liberação de um certificado de participação ;)

Logo Q Academy Branco

Cursos online de
Sistemas de Gestão

Como implementar ESG na empresa: Guia Prático

Como implementar ESG na empresa: Guia Prático

O tema ESG tem tido destaque significativo nos últimos anos. As empresas estão percebendo a importância de integrar as práticas de ESG nas operações não apenas para atender a legislação, como também para melhorar a sustentabilidade e credibilidade no mercado.