Qual é a relação entre ESG e normas ISO?

Qual é a relação entre ESG e normas ISO?

Conheça a importante relação entre ESG e normas ISO e impulsione os resultados da sua organização rumo ao sucesso!

Antes de mais nada, precisamos entender que a relação ESG e normas ISO não é obrigatória e ambos os conceitos podem existir separadamente sem nenhum problema. Porém, quando entendemos melhor o que cada um deles propõe, é inevitável entender como são complementares e facilitadores entre si.

No artigo de hoje, vamos falar um pouco sobre esses dois conceitos e como eles se interligam. Veremos que, muitas vezes, as normas ISO podem ser a resposta para alguns problemas da abordagem ESG. Até o final deste artigo, espero mostrar que, apesar de independentes, o ESG e as normas ISO são muito mais interligadas do que parecem ser!

Antes de falar sobre a ligação entre ambos, vamos entender melhor o que cada um significa. Vamos lá:

 

O que é ESG (Environmental, Social, Governance)?

Podemos dizer que ESG é uma abordagem que visa compreender o desempenho das empresas em três fatores específicos. A sigla significa Environmental, Social, Governance (Ou, em português, ASG – Ambiental, Social e Governança).

De forma bastante resumida: podemos dizer que:

  • “E” refere-se às práticas relacionadas ao meio ambiente e o impacto da organização na biodiversidade;
  • “G” trata da estrutura de governança e da forma como a empresa é gerenciada (inclui princípios éticos, integridade, transparência, responsabilidade dos gestores, tomada de decisões responsáveis, etc);
  • “S” trata das questões sociais relacionadas à empresa e às suas partes interessadas (inclui a proteção dos direitos humanos, diversidade e inclusão, segurança e saúde no trabalho, relação com a comunidade e diversos outros fatores sociais).

O ESG é amplamente utilizado para compreender o quão saudável é uma empresa. Assim, investidores, acionistas, clientes, reguladores e outras partes interessadas conseguem avaliar informações vitais e necessárias sobre a organização de acordo com seus interesses específicos.

 

O que são normas ISO?

Normas como a “ISO 14001” ou a “ISO 45001”, por exemplo, são padrões de gestão desenvolvidos e publicados pela International Organization for Standardization (ISO). Elas contêm padrões e boas práticas que ajudam as empresas a se organizar melhor e gerenciar melhor seus recursos e pessoas.

As normas ISO são organizadas e intituladas por códigos numéricos (ISO “9001” ou ISO “14001”) e são revisadas periodicamente pela organização que as criou. Elas se dividem em diversas áreas e cobrem diferentes aspectos da gestão empresarial. Existem, por exemplo:

  • A ISO 9001:2015, norma que estabelece requisitos para a gestão da qualidade;
  • A ISO 14001:2015, que define requisitos para um sistema de gestão ambiental eficaz;
  • A ISO 45001:2018, norma que fornece requisitos para estabelecer um sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional.

Ao todo, existem mais de 80 normas ISO publicadas, versando sobre os mais diversos tipos de áreas da gestão empresarial.

Para este texto, basta compreendermos que as normas ISO auxiliam as empresas a gerenciar melhor determinados aspectos organizacionais. E neste ponto, já começa a ficar mais evidente a relação entre ESG e normas ISO.

 

Normas ISO relacionadas diretamente a aspectos ESG

Agora que já compreendemos ambos os termos, podemos criar uma relação mais direta entre Environmental, Social e Governance e normas ISO que atuam diretamente sobre cada conceito.

As normas ISO cobrem uma ampla gama de áreas, incluindo, por exemplo, a gestão ambiental (ISO 14001), a própria responsabilidade social (ISO 26000) e sistemas de gestão de saúde e segurança ocupacional (ISO 45001).

Também podemos listar a própria ISO 9001, que proporciona melhor gestão da qualidade e pode impactar na satisfação do cliente e na reputação da empresa. Bem como a ISO 50001, que auxilia na gestão eficiente de energia, incentivando a redução do consumo e a transição para fontes renováveis.

Exemplo de ponto de ligação entre as áreas de atuação das normas ISO e os conceitos ESG não faltam. Como essas normas fornecem diretrizes e estruturas para empresas que desejam estabelecer sistemas eficazes de gestão em áreas específicas, podemos dizer que todas as demandas de uma empresa focada em ESG podem ser atendidas pelas normas ISO.

 

Relação entre ESG e normas ISO: um caminho para a conformidade e excelência

Concluindo nosso texto, podemos dizer que, por si só, as normas ISO e os conceitos ESG possuem uma relação indireta. Porém, enquanto o ESG é mais amplo e busca compreender o desempenho da empresa como um todo, as normas ISO se focam em pontos específicos (como a qualidade ou o meio ambiente).

Dessa forma, ao buscar um panorama sistêmico mais abrangente, a empresa pode adotar diversas normas ISO que, de forma geral, organizarão a empresa dentro dos conceitos de ESG. Essas normas são úteis para fornecer boas práticas e melhorar o desempenho ESG das empresas. Em resumo, as normas ISO podem fornecer diretrizes e requisitos específicos para a gestão ambiental, social e de governança corporativa.

Portanto, mesmo que a adoção de normas ISO não seja obrigatória nem para o ESG nem para a gestão empresarial, elas podem facilitar e muito o atendimento de requisitos nessas áreas, bem como ajudar a empresa a ser mais eficiente, eficaz e focada em resultados significativos para todas as partes interessadas.

Se você quer compreender melhor essa relação e se tornar um profissional ESG, estamos com uma turma confirmada para a IMERSÃO PRESENCIAL Q ACADEMY: ESG CERTIFIED PROFESSIONAL!

Serão 2 dias intensos de imersão que versarão sobre como aplicar conceitos, diretrizes e ferramentas de ESG para promover a perenidade, sustentabilidade e maturidade de empresas! Não perca tempo e CLIQUE AQUI para saber mais informações!

QMS Certification

A QMS Certification é um organismo de certificação internacional acreditado que atua especificamente com certificação de sistemas de gestão e treinamentos de normas aplicáveis.

Webinar do mês

Confira nossos conteúdos ao vivo!

Todo mês ensinamos ao novo gratuitamente, confira e se inscreva!

Nos webinars que você assistir ao vivo, há liberação de um certificado de participação ;)

Logo Q Academy Branco

Cursos online de
Sistemas de Gestão

Compliance no Terceiro Setor: Entenda a sua importância

Compliance no Terceiro Setor: Entenda a sua importância

O terceiro setor é uma esfera da atividade econômica que engloba organizações não governamentais (ONGs), associações, fundações e outras entidades que atuam com finalidades sociais, ambientais, culturais ou de desenvolvimento comunitário, mas que não raras vezes são usadas para prática de fraudes, por isso o Compliance no