implementação da ISO 9001

Por onde começar a implementação da ISO 9001 (Parte 1)

Conheça os primeiros passos para fazer a implementação da ISO 9001 (Sistema de Gestão da Qualidade) da maneira certa.

A implementação da ISO 9001, bem como de qualquer outro sistema de gestão, é um processo relativamente longo e pode trazer muitas dúvidas para qualquer profissional. Da mesma forma, existe todo um caminho a ser trilhado antes do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), de fato, obter a tão famosa certificação.

Para ajudar neste desafio, no artigo de hoje, vamos falar um pouco sobre como começar corretamente este projeto. Além disso, apesar de focarmos na ISO 9001, as dicas contidas neste conteúdo podem ser utilizadas para a implementação de qualquer outro sistema de gestão baseado nas normativas ISO.

 

Conheça a norma e aprenda sobre Qualidade

Antes de iniciar o trabalho de implementação, é importante compreender em que terreno estamos pisando. Assim, é preciso conhecer a norma da versão vigente, neste momento, a ISO 9001:2015.

Assim, procure os portais oficiais, adquira a norma e procure se familiarizar com ela. Uma boa maneira de aprender de forma rápida e aprofundada é recorrer a cursos, onde a interpretação da norma é fácil e didática. 

Neste caso, a QMS possui diversos cursos que te ajudarão a ganhar o conhecimento necessário. Desde cursos de interpretação da ISO 9001 e cursos para formação de auditores internos, até cursos mais completos como os de Auditor Líder ISO 9001:2015.

 

Obtenha o comprometimento da alta direção

Depois de aprender os conceitos fundamentais da norma, é preciso também conquistar o apoio das lideranças e da alta direção. Por mais que você se torne um profissional especialista em SGQs, será preciso de uma série de recursos para garantir uma implementação eficaz e que traga resultados.

Além dos já imaginados recursos financeiros, você precisará da disponibilidade de tempo dos colaboradores, precisará adquirir outras competências e alterar processos. Tudo isso, sem o devido apoio da Alta Direção, será extremamente desafiador.

Vale ressaltar que a pessoa responsável pela qualidade, que costumamos chamar de gestor da qualidade, não será a única responsável pelo projeto de implementação. O SGQ precisa envolver todos os colaboradores e levará a ações para o financeiro, operacional, vendas, RH, compras, comercial e qualquer setores necessários.

Assim, é essencial que a Alta Direção preste o devido suporte à implementação do sistema e ajude garantindo recursos e validação para o SGQ e para a qualidade como um todo. Sem o apoio da direção, é mais difícil conseguir os recursos necessários à correta adequação do sistema e o apoio do restante da organização.

 

Crie uma equipe de implementação competente

O projeto de implementação da ISO 9001 envolve muitos aspectos e, por isso, precisa de direcionamentos claros e assertivos. Assim, vale a pena criar uma equipe responsável por implementar as rotinas da norma e garantir maior envolvimento da organização.

Assim, crie uma equipe competente e responsável, que ajude a tocar o projeto e manter tudo em dia. Essa equipe precisa ser composta por pessoas que tenham certo conhecimento sobre a norma e que desempenhem papéis de liderança dentro da empresa.

 

É necessário contratar uma consultoria externa?

Outra dúvida comum dos profissionais é se a contratação de uma consultoria externa é obrigatória na implementação da ISO 9001. 

A consultoria, por ser especializada na norma e em como adequá-la às empresas, pode encurtar caminhos e prevenir erros comuns de quem tem pouco conhecimento. Assim, o consultor costuma ter uma visão externa interessante, que traz melhorias e aprofunda o valor da certificação.

Além disso, haja vista que a norma oferece certo grau de tecnicidade, contratar um consultor pode ser uma boa ideia, uma vez que adquirir os conhecimentos necessários pode ser um processo longo e árduo. Entretanto, não é obrigatório. É perfeitamente possível e permitido certificar-se na ISO 9001 sem auxílio externo.

 

Comece pelo começo: contexto da organização!

Uma vez que você já tenha os conhecimentos necessários, obtenha o apoio da alta direção e monte sua equipe de implementação (com ou sem consultoria externa), é hora de efetivamente começar a implementação.

Todas as normas de sistemas de gestão são planejadas de acordo com o ciclo PDCA, o que reflete também na forma como você implementa o sistema. Hoje, as normas ISO têm como primeiro requisito normativo o item 4 Contexto da organização. Esse é  “o começo da norma”.

Então, comece a implementação pensando no planejamento da sua organização e do seu SGQ. Assim, o requisito 4 vai te dar um panorama geral de onde sua empresa está inserida; quais são seus pontos fortes, quais oportunidades enxergamos com a norma e assim por diante. Bem como, poderemos levantar os pontos fracos, onde precisamos melhorar e quais ameaças devemos atacar.

Além disso, é aqui que está a definição do escopo da certificação. Nele, entenderemos os processos e pessoas envolvidas e definiremos a extensão do SGQ, algo essencial. Dessa forma, “começar pelo começo” (o item 4 Contexto da organização) é um bom ponto de partida e uma forma eficiente de planejar a implementação da sua norma.

 

Implementação da ISO 9001 – transformando desafios em oportunidades!

É crucial destacar que uma boa implementação da ISO 9001 não é apenas um requisito normativo, mas também um investimento estratégico. Uma implementação bem feita pode levar a melhorias significativas na qualidade, eficiência e, consequentemente, nos resultados financeiros da sua organização.

Ao adotar práticas de qualidade sólidas, você pode aprimorar o trabalho de sua equipe, atender às expectativas dos clientes e, assim, conquistar os objetivos da empresa de forma mais consistente, sustentável e positiva. 

Qualidade é um diferencial competitivo no mercado. Portanto, não hesite em dar os primeiros passos em direção a um SGQ eficaz, e estamos aqui para apoiá-lo em cada etapa do caminho. Juntos, podemos transformar desafios em oportunidades e garantir o sucesso contínuo de sua organização.

Por fim, se você gostou desse conteúdo, vale a pena assistir ao vídeo “Por onde começar a implementação da ISO 9001″, disponível no nosso canal do youtube. Nele, Ana Carneiro, diretora técnica da QMS Brasil, falou sobre essas e outras práticas importantes na hora de botar a mão na massa e implementar a 9k na sua empresa.

Além disso, fique ligado no nosso blog para ver a parte 2 deste artigo e conhecer mais dicas valiosas para implementar um sistema de gestão da qualidade eficiente, eficaz e que traz resultados verdadeiros para sua empresa.

QMS Certification

A QMS Certification é um organismo de certificação internacional acreditado que atua especificamente com certificação de sistemas de gestão e treinamentos de normas aplicáveis.

Webinar do mês

Confira nossos conteúdos ao vivo!

Todo mês ensinamos ao novo gratuitamente, confira e se inscreva!

Nos webinars que você assistir ao vivo, há liberação de um certificado de participação ;)

Logo Q Academy Branco

Cursos online de
Sistemas de Gestão

Compliance no Terceiro Setor: Entenda a sua importância

Compliance no Terceiro Setor: Entenda a sua importância

O terceiro setor é uma esfera da atividade econômica que engloba organizações não governamentais (ONGs), associações, fundações e outras entidades que atuam com finalidades sociais, ambientais, culturais ou de desenvolvimento comunitário, mas que não raras vezes são usadas para prática de fraudes, por isso o Compliance no