Técnicas de Feedback para melhorar sua empresa e alcançar mais resultados!

Conheça as principais técnicas para melhorar (e muito) o processo de feedback na sua empresa

Esta palavrinha já faz parte do nosso vocabulário há algum tempo e significa: dar resposta a uma atitude ou comportamento. De origem inglesa, ela faz junção de feed (alimentar) e back (de volta), formando o termo feedback.

O processo de feedback tem por característica principal oferecer um retorno a uma pessoa, algo baseado nas suas atitudes, comportamentos e nas competências específicas do papel que ela desempenha na organização. Quando bem realizado, pode-se observar uma mudança real nos resultados, no clima e na motivação dos colaboradores da empresa.

Um feedback bem-feito impacta diretamente na carreira das pessoas e das empresas, portanto fique atento às dicas a seguir. Elas podem ajudar a causar grandes mudanças positivas na sua empresa! 😁

Como iniciar o processo de feedback

Para realizar um feedback, é necessário observar algumas habilidades, por isso preparamos um resumo das principais técnicas de feedback.

A primeira parte é o planejamento ou preparação. Para isso separamos alguns tópicos importantes para você pensar antes de dar algum feedback:

  • Escolha um local tranquilo e reservado: o feedback é algo muito pessoal, portanto deve ser realizado somente entre duas pessoas em um local tranquilo e sem interrupções de terceiros;
  • Planeje este momento: o feedback sempre deve ser dado de forma imediata, porém é importante que haja um planejamento do que for ser transmitido, para que a mensagem seja bem-recebida (mesmo em casos de feedback negativos). Assim, sempre pense no que for falar;
  • Conheça o perfil de cada colaborador: adaptar a maneira de fornecer o feedback conforme o perfil de cada colaborador fará com que a mensagem seja melhor recebida e entendida;
  • Mantenha a imparcialidade: feedbacks devem ser dados com base em fatos e evidências, portanto não dê ouvidos a boatos e mantenha sempre a imparcialidade;
  • Seja claro, porém breve: para que o feedback tenha efetividade, é importante elencar os principais assuntos e trabalhá-los de maneira breve mas assertiva, desta forma o receptor não perderá a atenção;

Momento do feedback

Depois que você já realizou a etapa de preparação, é hora de iniciar o feedback. Agora é o momento da mão na massa!

Para isso, dê uma olhada nessa lista, ela traz alguns dos principais aspectos que você precisa se atentar na hora de dar o tão temido feedback!

  • Dê feedbacks positivos e negativos: tão importante quanto sinalizar pontos de melhorias é destacar os pontos positivos do colaborador. Por isso, é essencial trabalhar em equilíbrio entre feedbacks positivos e negativos, mantendo a sua motivação e o constante desenvolvimento;
  • Utilize a técnica sanduíche: funciona assim: um feedback positivo, um negativo e outro positivo. Mas para utilizá-la é muito importante conhecer o perfil do colaborador, pois nem sempre ela é eficaz, tirando o foco do ponto negativo. Por exemplo: “Você é o colaborador com a maior produtividade da equipe! Mas percebi que suas últimas entregas não foram tão pontuais. Espero que não seja um fato recorrente, afinal você é muito competente e assertivo!”
  • Realize feedbacks não verbais: e-mails ou mensagens enviadas no dia a dia podem ajudar a manter o colaborador motivado e fazê-los e sentir parte das decisões da equipe. Claro que isso não deve substituir o momento do feedback formal, onde os pontos são apresentados de forma detalhada e que podem ser recebidos e analisados com mais tranquilidade;
  • Detalhe o feedback: quanto mais específica for a mensagem, mais chances de obter um bom resultado. Para isso, utilize exemplos, seja claro e objetivo quanto aos pontos apresentados;

E depois do feedback?

Muitas vezes, o receptor não saberá responder imediatamente sobre os pontos levantados, por isso é importante fornecer um tempo para que as questões sejam assimiladas e entendidas e por fim respondidas quando for o caso.

Agora que você já realizou a reunião de feedback ou forneceu feedbacks informais verbais ou por escrito, é necessário acompanhar os pontos elencados, monitorar as entregas e respostas pendentes e programar uma nova avaliação.

O processo de feedback deve ser constante, garantindo que os pontos se transformem em ações e que gerem impacto no crescimento profissional de quem recebeu o feedback e também da empresa.

Por isso, estabelecer planos de ação é essencial para acompanhar o desenvolvimento da pessoa que recebeu o feedback.

Finalizando o processo de feedback

Além de tudo que já listamos nesse artigo, ainda podemos citar outros aspectos que farão com que seus feedbacks sejam cada vez melhores.

Fazer uso de uma comunicação não violenta é um excelente ponto de partida, principalmente se você não possui muita experiência quando o assunto é dar feedbacks.

Faz parte da comunicação não violenta: não fazer julgamentos, não acusar, basear seus apontamentos em fatos e evidências, não generalizar usando termos como: “você sempre” ou “você nunca”.

Outro ponto muito importante e que já abordamos no texto é que todo feedback negativo deve ser dado de forma privada. Jamais devemos dar feedback na presença de outras pessoas! Isso irá gerar falta de motivação, descontentamento e até possíveis conflitos.

Ser gentil e ter empatia trará resultados excelentes para você, sua equipe e para a empresa, portanto não hesite em usar dessas qualidades.

Ah! E não esqueça de comemorar os resultados positivos da empresa com a sua equipe. Isso também é uma forma de feedback que gera um sentimento de pertencimento para quem o recebe!

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