Norma ISO/IEC 17025:2017: o que é e qual a importância da norma?

Neste artigo, vamos conhecer um pouco mais sobre o que é e qual a importância da norma ISO/IEC 17025:2017 para os laboratórios de ensaio e calibração!

Sabemos que para vender determinados produtos, precisamos verificar seu desempenho, segurança e analisar se eles estão aptos para serem comercializados, certo? Então, para que seja comprovado tal desempenho, as empresas realizam testes em laboratórios para garantir e comprovar a qualidade desses produtos e a ISO/IEC 17025:2017 existe para ajudar nisso.

Para cada tipo de produto, existe um tipo de teste a ser realizado, mas de que maneira podemos garantir que estes testes estão adequados e os resultados são confiáveis?

Quanto a isso, não se preocupe, pois existe um sistema de gestão de laboratório baseado na norma ISO/IEC 17025, que é a norma que você vai conhecer neste texto.

Essa norma é exclusiva para laboratórios de ensaio e calibragem. Ela tem a função de padronizar os processos de testes e medições para garantir que não ocorra divergência nos resultados, assegurando assim a validade deles.

Dessa forma, essa norma proporciona também a segurança e confiança na operação desses laboratórios. Então, vamos conhecer um pouco mais de detalhes e os objetivos da ISO 17025:2017.

O que é a ISO/IEC 17025:2017?

A ISO 17025 é uma norma que busca padronizar os testes e medições que são realizados em laboratórios, especificamente os que fazem ensaios e calibrações, incluindo amostragem.

Essa é uma norma que especifica requisitos gerais para a competência técnica, dessa forma, independente de qual lugar que esteja, os laboratórios que estiverem acreditados nela vão ter resultados padronizados e um sistema de gestão eficaz e confiável.

Para conquistar a acreditação pela ISO 17025, é necessário passar por auditorias e uma análise criteriosa. Tudo isso para garantir que os locais que serão acreditados possuem um padrão internacional, com resultados de ensaios e medições que sejam aceitos em outros países.

Clientes que trabalham com laboratórios acreditados pela ISO/IEC 17025:2017 podem assim ter a garantia de que aquele é um espaço adequado para a análise e controle de amostras, com tudo dentro de parâmetros de segurança e qualidade. Além de contar com uma equipe devidamente preparada e com as competências necessárias para realizar os serviços solicitados.

O que é a calibração e ensaio na ISO 17025?

É importante realizar uma explicação pontual do que é ensaio e do que é calibração, para que não fiquem dúvidas sobre a função e importância da ISO 17025 nos laboratórios.

A calibração é um procedimento que possibilita identificar se os aparelhos que são usados para medição estão aptos e com medições corretas para uso. Através da calibração pode-se então garantir a qualidade dos produtos.

Já os ensaios são todos os testes realizados antes de entregar qualquer produto ao consumidor. Por exemplo, quando determinada peça diz ter a capacidade para suportar 100 kg, ela realmente precisa suportar esse peso. Dessa forma, são realizados testes para garantir que o produto aguenta tal peso sem ser danificado e pôr a vida das pessoas ou integridade de uso em risco.

Sendo assim, por mais que calibração e ensaio possuam processos diferentes, ambos então relacionados. Já que, seguindo o exemplo, quando um ensaio é realizado para testar o peso do produto, é preciso que os aparelhos estejam calibrados corretamente.

Qual a importância e as vantagens de possuir a ISO/IEC 17025:2017 na empresa?

Após estabelecer e entender o objetivo dessa norma, é interessante entender a importância que ela pode gerar nos resultados das empresas.

Ao trabalhar com um laboratório que seja acreditado para a norma ISO 17025, a organização tem a garantia que os dados que são entregues são realizados por uma empresa competente.

Essa confiança acontece porque a acreditação ISO 17025 se tratar de um padrão internacional. Assim, um laboratório que está em conformidade com ele pode:

  • Estabelecer competências técnicas e facilitar a rastreabilidade de medições e calibrações para padrões ideais;
  • Aumentar a confiabilidade dos resultados que são gerados;
  • Estruturar melhor seus processos internos;
  • Reduzir os índices de retrabalho e desperdício;
  • Aumentar a credibilidade do laboratório perante ao mercado.

Quais são os critérios para possuir uma acreditação?

Apesar de não ser uma norma obrigatória (compulsória), possuir a acreditação ISO 17025 na empresa é um grande diferencial. Sendo possível assim transmitir segurança e confiabilidade por parte dos clientes.

Sendo assim, a acreditação nesta área pode não ser uma tarefa tão simples, já que a organização precisa apresentar resultados muito precisos e exatos em suas atividades.

Então, para conquistar a acreditação nessa área, é necessária uma preocupação com todos os seus procedimentos de calibragem e ensaios, desde sua gestão até os processos técnicos. E aqui no Brasil o INMETRO é o órgão responsável para as empresas que buscam a acreditação.

O INMETRO é a organização que possui acordos internacionais que o tornam qualificado para poder fazer a acreditação dos laboratórios segundo a norma 17025.

E para que isso ocorra os laboratórios interessados nessa acreditação, entram em contato com o INMETRO e precisam se dispor a cumprir diversos requisitos, além de seguir os já pré estabelecidos pela norma 17025.

O CGCRE que é a Coordenação Geral de Acreditação também faz parte desse processo quanto à questão de documentação. E também para garantir essa confiança com o trabalho da organização, o INMETRO é responsável por avaliar o sistema de qualidade e instalações do laboratório. Além da organização também precisa participar de ensaios de proficiência.

Estes ensaios são para realizar calibrações e comparar os resultados do laboratório que está buscando a acreditação com outros que já possuem.

Por isso, o processo para implementar essa norma e conquistar a acreditação é algo que exige muito tempo e dedicação por parte dos colaboradores.

Precisão e qualidade são a chave para o sucesso!

Como podemos acompanhar durante a leitura, a acreditação ISO 17025 pode ser fundamental para laboratórios que querem demonstrar a qualidade e precisão do seu trabalho.

Assim é possível garantir confiabilidade e até mesmo vantagens competitivas no mercado de trabalho. Pois um laboratório pode comprovar sua qualidade e capacidade através de uma norma reconhecida, transformando suas estratégias e ações em resultados positivos.

Se você tem interesse em se certificar e conhecer mais sobre essa norma, conte com a QMS nessa jornada!

Assinando o Q PLUS, você tem acesso a diversos cursos com certificação da plataforma da QMS. Você vai encontrar um curso que trata sobre os requisitos gerais para competência de laboratórios de ensaio de calibração na ISO/IEC 17025:2017 e muitos outros de diversas normas.

Para conhecer e garantir seu curso, basta clicar aqui!

QMS Certification

QMS Certification

A QMS Certification é um organismo de certificação internacional acreditado que atua especificamente com certificação de sistemas de gestão e treinamentos de normas aplicáveis.

Webinar do mês

Confira nossos conteúdos ao vivo!

Todo mês ensinamos ao novo gratuitamente, confira e se inscreva!

Nos webinars que você assistir ao vivo, há liberação de um certificado de participação ;)

Logo Q Academy Branco

Cursos online de
Sistemas de Gestão

Tratamento de Não Conformidades: Análise de Causa

Tratamento de Não Conformidades: Análise de Causa

No universo da gestão de qualidade, um dos aspectos mais cruciais é o tratamento eficaz de não conformidades. A análise de causa é um procedimento indispensável nesse contexto, proporcionando um caminho para evitar sua recorrência. Saiba mais!

Guia Completo Acreditação ONA

[Guia Completo] Acreditação ONA

Em 1 de março de 2024 a QMS adquiriu a TS4 Saúde e agora atua como uma instituição acreditadora credenciada (IAC) ONA. Mas afinal, o que é ONA?