ISO 56002 – a importância da gestão para a inovação

Com publicação confirmada para abril, na Suíça, a ISO 56002 promete uma nova forma de fazer gestão voltada à inovação. A norma, que é resultado de mais de dez anos de estudos, é destinada a todas as empresas, independentemente de porte ou segmento. Ela estimula a criação de novos produtos e mercados a partir do gerenciamento de insights tanto do público interno quanto externo, visando a entrada em novos mercados e com maior valor agregado.

As vantagens envolvidas são inúmeras, dado que as empresas demandam cada vez mais inovação, diante da alta competitividade e complexidade do mercado. As empresas que se certificarem, se tornarão referência dentro de seu mercado por terem um sistema de gestão voltado à inovação.

MultitarefasComposta por estratégicos pilares, a ISO 56002 dá uma atenção especial à liderança. Os líderes de uma organização precisam ser inspiradores e visionários. Quando a liderança tem o mindset voltado para inovação, ela é capaz de direcionar as pessoas e criar situações que viabilizem esse futuro emergente.

Além disso, resiliência e flexibilidade são habilidades cada dia mais exigidas, não só pelos líderes como por todos os profissionais. Quando analisamos essa norma, a cultura adaptativa é um dos maiores benefícios. Trata-se de criar um comportamento de adaptabilidade, onde é possível identificar as demandas do mercado, olhar as tendências e as oportunidades. A norma estimula ainda a criação de um Propósito Massivo Transformador, mostrando que a razão de existir de uma empresa vai muito além de satisfazer aos desejos de seus acionistas.

O espírito colaborativo é outro pilar importante. As empresas precisam desenvolver a capacidade de estarem abertas para a colaboração. Criar um canal de diálogo é indispensável para fazer florescer a inovação. Quando um colaborador ou consumidor tem um insight de melhoria, independentemente de ser em um processo, produto ou serviço, é preciso criar um procedimento para tratar essa ideia, testá-la e fazê-la seguir adiante para ser implementada. A ideia não morre sem antes ser experimentada.

Por outro lado, é fundamental fazer a gestão de riscos. Muitas ideias podem fracassar e, embora seja necessário correr riscos, é preciso calculá-los. É indispensável que todas as empresas, cada uma à sua própria forma, pense os perigos, ameaças e oportunidades. Com a inovação, é possível fazer uma análise diferente sobre vulnerabilidades e, a partir disso, identificar melhorias. O bom é que a ISO 56002 permite uma integração com outras normais de classe mundial, como a ISO 9001 e a ISO 14001, o que garante as melhores práticas.

A gestão da inovação é hoje, o que a qualidade foi há alguns anos. Vivemos em um mundo onde a incerteza é a única certeza, e lidar com isso demanda uma ferramenta poderosa de gestão. Sem isso, estamos fadados ao ostracismo mercadológico. A maleabilidade ordenada da inovação é a chave de uma boa gestão, alinhada com o futuro.

 

QMS Certification

QMS Certification

A QMS Certification é um organismo de certificação internacional acreditado que atua especificamente com certificação de sistemas de gestão e treinamentos de normas aplicáveis.

Webinar do mês

Confira nossos conteúdos ao vivo!

Todo mês ensinamos ao novo gratuitamente, confira e se inscreva!

Nos webinars que você assistir ao vivo, há liberação de um certificado de participação ;)

Logo Q Academy Branco

Cursos online de
Sistemas de Gestão

Tratamento de Não Conformidades: Análise de Causa

Tratamento de Não Conformidades: Análise de Causa

No universo da gestão de qualidade, um dos aspectos mais cruciais é o tratamento eficaz de não conformidades. A análise de causa é um procedimento indispensável nesse contexto, proporcionando um caminho para evitar sua recorrência. Saiba mais!

Guia Completo Acreditação ONA

[Guia Completo] Acreditação ONA

Em 1 de março de 2024 a QMS adquiriu a TS4 Saúde e agora atua como uma instituição acreditadora credenciada (IAC) ONA. Mas afinal, o que é ONA?