A importância da Governança Corporativa para as empresas

Entenda qual é o conceito de Governança Corporativa para as empresas e como ela pode ajudar sua empresa a ser melhor!

Nos últimos anos, o tema governança corporativa tem sido muito comentado devido a um crescimento das empresas, à expansão para novos ambientes e às novas maneiras de gerenciar as organizações.

Esse modelo de governança corresponde a um conjunto de regulamentos que garante a todos da empresa que sigam processos adequados e sejam transparentes com as partes interessadas da organização.

Afinal, com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, é necessário que exista uma gestão que seja transparente e demonstre confiança ao seu público. Isso, em todos os aspectos que circulam o mundo da gestão empresarial.

Sendo assim, neste artigo, vamos explicar mais sobre a definição, apresentar conceitos e falas sobre a importância desse modelo de Governança Corporativa para o seu negócio!

O que é a governança corporativa?

Primeiro, pensando no significado de Governança, sabemos que se trata do ato de governar e possuir o poder sobre algo. Então, ao se tratar de Governança Corporativa, podemos definir como a forma com que as empresas são dirigidas e controladas. Trata-se, então, de um conjunto de práticas e regras que as empresas gerenciam e monitoram.

Temos conhecimento de que as decisões que são tomadas nas organizações não se baseiam na ideia e opinião de uma única pessoa. O ideal é que tudo seja discutido por todas as pessoas envolvidas nos determinados processos para, assim, chegarmos ao melhor veredito.

A Gestão Corporativa sugere que sejam ofertadas e distribuídas responsabilidades e liberdade de opinião a todos os participantes.

Esse modelo de gestão é importante pois auxilia as empresas a ter um maior controle de seus riscos, garantindo assim a conformidade e melhorando o processo administrativo. Dessa forma, o caminho para as empresas atingirem seus objetivos se torna mais claro, menos tortuoso e mais significativo!

Em síntese, o intuito da Governança Corporativa é que seja criado um sistema de gestão transparente e inclusivo a todos os colaboradores envolvidos, bem como a outras partes interessadas.

4 Princípios da Governança Corporativa

Para que a Governança seja aplicada corretamente dentro das empresas, o IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) aponta 4 princípios básicos que podem ser seguidos:

Transparência

A transparência é um componente essencial da Governança. É muito importante que as empresas sejam transparentes quanto a divulgação de seus dados e ações.

Assim, torna-se necessário que as empresas disponibilizem quaisquer  informações que suas partes interessadas tiverem interesse, não apenas aquelas impostas por leis ou regulamentos. Isso, é claro, respeitando também o sigilo e a proteção às estratégias da empresa.

Dessa forma, é possível criar um vínculo de confiança e responsabilidade com seus colaboradores, fornecedores, clientes e sociedade.

Prestação de contas

Para se ter uma administração transparente, é necessário ter responsabilidade e prestar contas quanto às tomadas de decisões.

Bem como, é preciso ser capaz de lidar com as consequências e dar as devidas justificativas para os fatos que ocorrem na empresa, sejam eles positivos ou negativos.

Equidade

Esse princípio está relacionado a como sua equipe deve ser tratada igualmente e de forma justa.

Isso, independentemente do nível, função ou participação das pessoas dentro da empresa, mas em contrapartida levando em consideração seus deveres, necessidades e direitos.

Responsabilidade corporativa

Esse tópico sugere que as empresas levem em consideração e valorizem a sustentabilidade social e ambiental.

Isso inclui a responsabilidade financeira, a forma com que os colaboradores são tratados visando assim sua longevidade e a preservação do meio ambiente.

Mas, na prática, qual a importância da Governança Corporativa (GC)?

A GC não é um sistema que irá criar mais burocracia para as empresas, ela é uma base para ajudar a aprimorar seus processos de administração, para que eles se tornem mais objetivos e imparciais.

A governança corporativa garante que os interesses dos colaboradores estejam alinhados aos interesses dos donos da empresa e da sociedade ao seu entorno. Isso, assegurando que as estratégias sejam seguidas corretamente, para assim ajudar a promover uma boa cultura na empresa.

A Governança Corporativa é importante porque é um conjunto de regras e boas práticas para nortear as decisões dentro da organização, auxiliando na transparência das ações. Isso tudo, é claro, passa mais credibilidade e ajuda a alcançar maiores resultados.

Sendo assim, sua existência está atrelada a alguns benefícios, por exemplo:

  • Ajuda a prevenir erros ou possíveis fraudes: as regras implantadas na organização estimulam os colaboradores a serem mais conscientes com possíveis situações e erros que encontrarem, eliminando a possibilidade de fraudes e problemas;
  • Valoriza a imagem da organização: a organização que possui uma boa governança corporativa valoriza sua imagem por demonstrar que possui ética, é confiável, promove bons valores e segue os princípios básicos de uma governança de qualidade, contribuindo assim para sua melhoria e reputação;
  • Maior visibilidade no mercado: se a empresa seguir os princípios essenciais da transparência e da prestação de contas, uma boa reputação e credibilidade consequentemente lhe serão atribuídas. Isso garante uma maior visibilidade e assim atrai mais investidores.

Implementar o sistema de Governança Corporativa pode transformar a gestão da sua empresa

Adotar a Governança Corporativa pode parecer um tanto complexo, mas é uma boa opção para empresas que buscam crescer de maneira sustentável, garantindo sua integridade no mercado ao longo dos anos.

Então após finalizar a leitura desse artigo, conseguimos enxergar uma variedade de possibilidades que podem representar soluções para problemas comuns que você enfrenta no seu negócio. A Governança Corporativa, portanto, pode ser uma estratégia de gestão eficiente para todas as empresas que estão em processo de expansão ou que desejam normatizar suas atividades.

Se você tiver interesse em se aprofundar mais sobre o tema, você pode contar com o apoio da QMS! Nós oferecemos uma assinatura de cursos de curta duração, o QCLASS, que abordam assuntos de grande relevância para o profissional de gestão.

Uma das nossas aulas é voltada ao tema deste artigo: Governança Corporativa; dentre muitos outros, é claro. Para conhecer, é só acessar clicando aqui.

QMS Certification

QMS Certification

A QMS Certification é um organismo de certificação internacional acreditado que atua especificamente com certificação de sistemas de gestão e treinamentos de normas aplicáveis.

Webinar do mês

Confira nossos conteúdos ao vivo!

Todo mês ensinamos ao novo gratuitamente, confira e se inscreva!

Nos webinars que você assistir ao vivo, há liberação de um certificado de participação ;)

Logo Q Academy Branco

Cursos online de
Sistemas de Gestão

Tratamento de Não Conformidades: Análise de Causa

Tratamento de Não Conformidades: Análise de Causa

No universo da gestão de qualidade, um dos aspectos mais cruciais é o tratamento eficaz de não conformidades. A análise de causa é um procedimento indispensável nesse contexto, proporcionando um caminho para evitar sua recorrência. Saiba mais!

Guia Completo Acreditação ONA

[Guia Completo] Acreditação ONA

Em 1 de março de 2024 a QMS adquiriu a TS4 Saúde e agora atua como uma instituição acreditadora credenciada (IAC) ONA. Mas afinal, o que é ONA?