Atento Brasil S/A é uma empresa ISO 56002

Multinacional líder em soluções de customer experience no Brasil e na América Latina, a Atento conquistou recentemente o atestado de conformidade ISO 56002.

O processo de implementação da ISO 56002, que teve início em janeiro de 2020, levou em consideração todas as iniciativas de inovação que a empresa já tinha e apostou na integração de suas ações para potencializar os resultados estratégicos da companhia.

A empresa contou com o apoio da PALAS, consultoria pioneira na implementação da ISO 56002. A Atento desenvolveu um sistema de gestão da inovação completo e robusto, capaz de torná-la muito mais forte e preparada para lidar com as adversidades impostas pelas latentes transformações das tecnologias exponenciais. No total, foram cinco meses para que a empresa estivesse pronta para a auditoria de certificação, a qual foi realizada pela QMS.

 

Benefícios da ISO 56002 na Atento Brasil S/A

Durante o processo de implementação da ISO 56002, a empresa pode analisar as tendências que podem impactar o seu mercado, além de mapear riscos inerentes ao negócio e criar um funil de inovação, capaz de envolver os colaboradores na busca por ideias que podem alavancar a empresa.

O maior benefício da ISO 56002 foi o alinhamento entre os níveis operacionais, táticos e estratégico por meio de uma plataforma digital, fazendo com que todos trabalhem de forma sincronizada em torno do propósito da empresa, que é ser pioneira no desenvolvimento e implantação de projetos de customer experience.

 

Fases de auditoria ISO 56002 na Atento Brasil S/A

Após a implementação da ISO 56002 pela consultoria PALAS, a Atento Brasil S/A entrou em contato com a QMS para auditar seus processos e emitir o atestado de conformidade da ISO 56002.

A empresa passou por uma pré-auditoria, para avaliar as condições de ter o atestado de conformidade da ISO 56002, nessa fase foram identificados alguns GAPs, os quais a empresa tratou, obtendo uma maior robustez em sua gestão de inovação.

Com os gaps tratados, a empresa passou por uma auditoria detalhada com verificação de processos, teste de controles, entrevistas e entendimento de todo seu contexto de inovação. A auditoria final durou 4 dias com 2 auditores especialistas em Inovação e ISO 56002, para assim, ao final do processo, receberem a recomendação do atestado de conformidade ISO 56002.

 

A conquista da ISO 56002 na Atento Brasil S/A

A conquista da Atento demonstra que a empresa está em sintonia com as melhores práticas mundiais em gestão da inovação. Isso garante uma grande vantagem competitiva à empresa, que estará sempre à frente na busca por soluções inovadoras e antenadas à eficiência operacional, mercadológica e tecnológica.

A certificação reforça ainda que a empresa está muito mais preparada para lidar com as novas necessidades dos consumidores. A Atento foi a quarta empresa brasileira a receber o atestado de conformidade da ISO 56002.

 

A ISO 56002

A ISO 56002 começou a ser elaborada em 2008, em meio à crise no sistema bancário. Durante 11 anos, especialistas de todo o mundo trabalharam na busca pelas melhores práticas em inovação em seus países, a fim de se chegar a um consenso para formatar uma norma de diretrizes para a inovação.

Baseada em oito princípios:

  1. Abordagem por processos
  2. Realização de valor
  3. Direção estratégica
  4. Liderança com foco no futuro
  5. Adaptabilidade e resiliência
  6. Gestão de insights
  7. Gestão de incertezas
  8. Cultura colaborativa

O objetivo da norma é garantir que as empresas inovem de forma periódica, sistemática e focada na geração de valor. No mundo, estima-se que aproximadamente 100 empresas tenham recebido o atestado de conformidade da ISO de inovação, entre elas a AIRBUS e a TOTAL PETROQUÍMICA.

 

ISO e Inovação, combinam?

Cabe destacar que, em um primeiro momento, muitas pessoas podem estranhar o fato de haver uma norma para inovar. Tem-se como senso comum o fato de que inovação depende de pensamentos abertos, disruptivos e até um pouco rebeldes para desafiar o status quo. No entanto, de nada adianta tanta ousadia e criatividade se ela não estiver canalizada para a emissão de notas fiscais. No final, o que importa é quanto valor a inovação está realmente gerando para a empresa.

Sabendo disso, a ISO 56002 figura como um manual de boas práticas, um guia de diretrizes e não de requisitos – como temos nas tradicionais normas ISO 9001, de gestão da qualidade, e outras. A própria ISO inovou ao entender que não existe receita de bolo para inovar. Os métodos e ferramentas que funcionam em uma empresa, não necessariamente vão funcionar em outra. Por isso, a necessidade de ter uma importante bagagem e know how na área de inovação para conseguir encontrar o caminho adequado para cada empresa.

Na Atento Brasil S/A, foi desenvolvido um processo extremamente customizado, levando em consideração a cultura, necessidades e principalmente os objetivos estratégicos da empresa. Agora, cabe à companhia trabalhar em prol das metas e indicadores que foram estabelecidos ao longo do processo de implementação da ISO 56002 para garantir que a inovação gere ainda mais valor para o seu cliente, a empresa e o mercado como um todo, e esse é o principal diferencial da ISO 56002 como framework de inovação, a obrigação de uma empresa melhorar continuamente.

QMS Certification

A QMS Certification é um organismo de certificação internacional acreditado que atua especificamente com certificação de sistemas de gestão e treinamentos de normas aplicáveis.

Webinar do mês

Confira nossos conteúdos ao vivo!

Todo mês ensinamos ao novo gratuitamente, confira e se inscreva!

Nos webinars que você assistir ao vivo, há liberação de um certificado de participação ;)

Logo Q Academy Branco

Cursos online de
Sistemas de Gestão

Como implementar ESG na empresa: Guia Prático

Como implementar ESG na empresa: Guia Prático

O tema ESG tem tido destaque significativo nos últimos anos. As empresas estão percebendo a importância de integrar as práticas de ESG nas operações não apenas para atender a legislação, como também para melhorar a sustentabilidade e credibilidade no mercado.