5 dicas de Desenvolvimento Profissional para você voar alto!

Entenda mais sobre o que é o desenvolvimento profissional e algumas dicas de como ele pode te ajudar a alcançar seus objetivos.

Sem dúvida, algumas pessoas almejam crescer em sua carreira, alcançar novos cargos, adquirir conhecimentos e conquistar seus sonhos. E isso também pode estar diretamente ligado a  diferentes propósitos de suas vidas pessoais.

Mas vale o aviso: para manter um bom desenvolvimento profissional é necessária constante dedicação, persistência, paciência e engajamento em seus propósitos e atividades.

Antes de tudo, será  necessário delimitar quais são os objetivos que você deseja alcançar em sua carreira. Só assim será possível entender quais são os passos necessários para aprimorar sua performance profissional.

Por isso, a importância de discutir sobre este tema. Focar no desenvolvimento é essencial para quem deseja construir um bom currículo profissional e se manter em constante crescimento.

Apesar da palavra desenvolvimento profissional ser de fácil entendimento, precisamos esclarecer algumas características gerais sobre a definição deste termo. Com base nisso, vamos ler neste artigo o que é o desenvolvimento profissional e sua importância para pessoas e empresas.

 

O que é o Desenvolvimento Profissional?

Desenvolvimento profissional é a capacidade do indivíduo de  compreender de maneira mais efetiva a atividade que executa e, com isso, buscar adquirir habilidades, autonomia e competências para melhorar seus processos dentro de seu ambiente de trabalho.

Podemos perceber se um indivíduo se desenvolve profissionalmente através de suas atitudes. Afinal, isso só acontece se ele se interessa em realizar cursos, treinamentos, certificações. Bem como, se ele aplica esses novos conhecimentos para melhorar seu trabalho e aumentar sua performance. 

Se ele demonstra exercer ações que vão agregar conhecimento e proporcionar melhores oportunidades e evolução como profissional, isto pode ser favorável tanto para o funcionário quanto para a empresa.

Por isso é importante que a empresa ofereça oportunidades para os profissionais aprenderem e desenvolverem melhores competências. Pois isso agrega valor para ambos os lados. Assim, disponibilizar cursos e treinamentos para seus colaboradores é a chave para uma empresa mais sustentável.

 

Por que alocar investimentos em desenvolvimento profissional?

Investir em desenvolvimento profissional pode ser um passo importante para quem quer crescer dentro do mercado de trabalho.

É claro que cada cargo exige diferentes habilidades. Mas, de maneira geral, as empresas buscam profissionais que se proponham a realizar treinamentos, cursos livres, cursos técnicos, certificações etc.

Uma empresa que pretende adotar boas práticas de desenvolvimento profissional, pode se atentar a certas competências chave. Por exemplo, é interessante focar em relações interpessoais, comunicação escrita, conhecimentos básicos em informática, técnicas de venda, entre outros. 

Pensando nisso, quanto mais o profissional investir em seu desenvolvimento profissional, maior sua chance de adquirir novas habilidades e competências para sua carreira. E quanto mais a empresa incentivar o colaborador a desenvolver-se, maiores as possibilidades de aumentar o faturamento!

 

Dicas de Desenvolvimento Profissional

Então após esses esclarecimentos, que tal algumas dicas sobre como aprimorar suas habilidades profissionais?

 

1 – Trace seus objetivos e metas

Já imaginou, por exemplo, elaborar um plano de carreira? Ele pode auxiliar muito para você delimitar suas metas e traçar os caminhos necessários para alcançar determinado objetivo. 

A partir do momento em que você sabe o que quer e em qual área vai atuar, fica mais fácil escolher cursos e aprofundar seus estudos. Isso faz com que seu desenvolvimento seja mais assertivo e direcionado.

 

2 – Administre seu tempo 

Para alcançar todas as metas necessárias para seu aprimoramento profissional é preciso desenvolver uma boa organização e administrar o tempo para não se sobrecarregar e conseguir executar suas tarefas.

Equilibrar os afazeres do dia a dia, mais as tarefas pessoais e cursos de desenvolvimento pode ser muito desafiador. Por isso, contar com uma técnica que te ajude a otimizar seu tempo é fundamental.

 

3 – Esteja aberto para sugestões.

É sempre bom estar aberto para receber feedbacks positivos, negativos e sugestões diversas. Afinal, eles podem vir de pessoas próximas, que te conhecem e acompanham sua jornada.

Os pontos levantados por outras pessoas auxiliam a entender em quais aspectos de seu trabalho podem melhorar. Mas é preciso refletir e compreender o que realmente faz sentido para sua vida e seus objetivos.

 

4 – Realize cursos Online

Hoje, com o fácil acesso a internet, conseguimos buscar desenvolvimento profissional de várias maneiras. E a internet pode ser uma grande aliada nesse percurso, ajudando, inclusive, a otimizar melhor nosso tempo (dica nº 2).

Para facilitar nosso dia a dia, temos a possibilidade de realizar cursos online, acessar livros facilmente, bem como e-books, vídeos e muito mais. Tudo isso de maneira rápida e prática para agregar a novos conhecimentos.

 

5 – Invista em especializações e certificações

Toda área possui caminhos específicos que podem ajudar a garantir um desenvolvimento mais assertivo. Em muitos casos, há especializações e certificações profissionais que são características da área.

Na área de sistemas de gestão, por exemplo, é imprescindível ser Auditor Líder ou ter cursos de interpretação em certas normas. Cursos nessas áreas são uma boa opção para você que deseja se aprimorar e receber destaque no seu ambiente de trabalho.

Neste caso, inclusive, conte com a gente na sua jornada. A QMS disponibiliza diversos cursos e estamos com uma novidade: a Q Plus. Uma assinatura que conta com mais de 30 cursos sobre normas ISO e assuntos relacionados no âmbito de leis e sistemas de gestão. E todo mês tem curso novo! =D

 

Desenvolvimento profissional é um ativo para a vida toda!

Agora, entendemos um pouco mais sobre a importância do desenvolvimento profissional para sua carreira. Mas devemos lembrar que mesmo você adquirindo as melhores habilidades e competências, não significa que você alcançou o nível máximo de conhecimento.

O conhecimento é algo que sempre adquirimos, todos os dias e em qualquer âmbito de nossa vida. Portanto, desenvolver-se é um processo contínuo e maravilhoso! A cada momento de nossas vidas, ele vai afetar e ser afetado pelo que fazemos e pensamos, e manter-se ativo adquirindo competências é ter mais cuidado consigo mesmo e com as empresas que trabalhamos.

QMS Certification

QMS Certification

A QMS Certification é um organismo de certificação internacional acreditado que atua especificamente com certificação de sistemas de gestão e treinamentos de normas aplicáveis.

Webinar do mês

Confira nossos conteúdos ao vivo!

Todo mês ensinamos ao novo gratuitamente, confira e se inscreva!

Nos webinars que você assistir ao vivo, há liberação de um certificado de participação ;)

Logo Q Academy Branco

Cursos online de
Sistemas de Gestão

Tratamento de Não Conformidades: Análise de Causa

Tratamento de Não Conformidades: Análise de Causa

No universo da gestão de qualidade, um dos aspectos mais cruciais é o tratamento eficaz de não conformidades. A análise de causa é um procedimento indispensável nesse contexto, proporcionando um caminho para evitar sua recorrência. Saiba mais!

Guia Completo Acreditação ONA

[Guia Completo] Acreditação ONA

Em 1 de março de 2024 a QMS adquiriu a TS4 Saúde e agora atua como uma instituição acreditadora credenciada (IAC) ONA. Mas afinal, o que é ONA?