Papel da Liderança na ISO 9001:2015

O papel da Liderança na ISO 9001 é muito importante. Tão importante, que é tratada como um dos Princípios da Qualidade na ISO 9000, e também tem um capítulo inteiro na ISO 9001.

O sucesso de um sistema de gestão da qualidade é de responsabilidade TOTAL da Alta Direção. Quando a Alta Direção quer conduzir uma empresa com qualidade, ela consegue, independente de qualquer outro fator interno ou externo. Pois uma Liderança atuante tem capacidade de modificar o ambiente interno e influencia o ambiente externo.

É importante ressaltar que a versão 2015, ampliou o conceito de liderança, para todos os níveis da organização. Liderança  agora não se trata apenas dos cargos de Diretoria da empresa, e sim todos os cargos gerenciais que devem exercem um papel de liderança.

A liderança tem como objetivo principal a unidade de propósito, direcionamento e engajamento das pessoas e permite a uma organização alinhar as suas estratégias, políticas, processos e recursos para alcançar os objetivos.

Como qualquer projeto, o líder deve delegar responsabilidade, acompanhar resultados e cobrar ações, na ISO 9001 não é diferente, por conta disso, no sistema de gestão da qualidade o item liderança é o centro do diagrama de processo.

É muito importante o envolvimento da alta direção, nas seguintes atividades:

  • definição da política da qualidade;
  • participar da análise do contexto interno e externo;
  • participar na identificação das necessidades e expectativas das partes interessadas;
  • Identificação e análise das riscos do negócio, bem como na definição das ações para tratamento dos riscos;
  • Definição dos objetivos organizacionais;
  • Comunicação da política e estratégias da empresa;
  • Estabelecer uma cultura de liderança de confiança e integridade;
  • Participar das reuniões de análise crítica;
  • Prover os recursos necessários para o sistema de gestão da qualidade, infra estrutura, pessoas, treinamento;
  • Definir a estrutura organizacional da empresa;

Se a Alta Direção participar das atividades acimas elencadas, o sucesso do sistema de gestão da qualidade e da empresa será uma questão de consequência.

Saiba mais sobre a ISO 9001 em www.qmsbrasil.com.br/iso9001

QMS Certification

A QMS Certification é um organismo de certificação internacional acreditado que atua especificamente com certificação de sistemas de gestão e treinamentos de normas aplicáveis.

Webinar do mês

Confira nossos conteúdos ao vivo!

Todo mês ensinamos ao novo gratuitamente, confira e se inscreva!

Nos webinars que você assistir ao vivo, há liberação de um certificado de participação ;)

Logo Q Academy Branco

Cursos online de
Sistemas de Gestão

Compliance no Terceiro Setor: Entenda a sua importância

Compliance no Terceiro Setor: Entenda a sua importância

O terceiro setor é uma esfera da atividade econômica que engloba organizações não governamentais (ONGs), associações, fundações e outras entidades que atuam com finalidades sociais, ambientais, culturais ou de desenvolvimento comunitário, mas que não raras vezes são usadas para prática de fraudes, por isso o Compliance no