Consciência de qualidade: fazendo a coisa certa!

Fazendo a coisa certa! Saiba como promover a consciência de qualidade e o Dia Mundial da Qualidade nas empresas!

Assim como em todos os anos, a QMS promove uma conversa a respeito da temática que é sugerida pelo CQI para o Dia Mundial da Qualidade. E como essa data está se aproximando, este webinar é realizado com antecedência para discutir sobre o tema e já se preparar e organizar.

Neste webinar, conversamos sobre as ações que podemos propor e realizar dentro das organizações. Isso tudo para comemorar a semana mundial da qualidade e entender mais a respeito do que significa “Fazer a coisa certa”, que foi o tema proposto para esse ano.

Se você não conseguiu participar da nossa live ao vivo, não se preocupe! Neste artigo, vamos fazer um resumo sobre tudo que conversamos e depois disponibilizaremos o link para você assistir ao vídeo quando tiver oportunidade. Então vamos lá.

Qual objetivo do tema proposto para o Dia Mundial da Qualidade 2022?

Devemos relembrar que o tema proposto pelo CQI neste ano de 2022 foi “Consciência de qualidade: fazendo a coisa certa”.

O “Fazer a coisa certa” nem sempre é algo fácil de definir ou executar, então a ideia é refletir sobre o que é “fazer o certo” para sua organização. Segundo o CEO do CQI, fazer a coisa certa atinge o coração da gestão da qualidade em qualquer organização.

O que ele propõe é que os profissionais melhorem a qualidade de produtos e serviços, que sempre consigam cumprir o que prometeram. Isso é o que move as pessoas nas tomadas de decisões (ou o que deve mover).

Dessa maneira, comemorar datas especiais, como o Dia Mundial da Qualidade, é uma forma de traduzir os valores e as aspirações das políticas da empresa em como fazer o certo e entregar a qualidade nas rotinas de trabalho, em todos níveis.

Porque “fazer o certo” importa?

Pode parecer algo simples mas “fazer o certo” não se trata apenas de entregar um produto aos seus clientes, pois esse conceito vai muito além, existem outros aspectos envolvidos.

Pensando em casos recentes de grandes empresas, podemos enxergar que falhas em áreas como liderança, comportamento e cultura podem levar as organizações a encobrir os problemas. Em última análise, isso pode levar a destruição da reputação organizacional e das vidas de pessoas envolvidas com os processos da empresa.

Então, muito mais aspectos estão envolvidos nesse processo. O “fazer o certo” é principalmente a entrega com qualidade. É, na verdade, uma questão de garantir a perenidade e a continuidade dos negócios. A reputação da sua empresa depende disso!

O “Fazer o certo” atua, então, equilibrando toda a série de interesse pelas partes interessadas. Os investidores hoje valorizam grandemente isso. Então, cada vez mais, não é apenas só fazer o certo, mas demonstrar que faz o que é certo.

Além disso, esse fator está muito relacionado também à melhoria da qualidade na entrega de produtos e serviços, pois isso é o que move pessoas que precisam tomar decisões todos os dias.

Como as normas ISO podem colaborar?

A adoção de Normas ISO e as certificações acreditadas são a base para gerar a confiança necessária para que as organizações possam demonstrar o que é certo para seus stakeholders e clientes.

O objetivo geral, segundo a ISO 17021-1, é que uma certificação deve proporcionar confiança a todas as partes de um sistema de gestão que atende a requisitos específicos. Então, precisamos considerar que esses sistemas de gestão implementados são base para demonstrar aos seus clientes que você se preocupa e busca agregar valor, para sempre oferecer o melhor e o correto em sua organização.

Quando decidimos implementar um sistema de gestão, claramente implementamos também governança, ferramentas de avaliação de desempenho, controles internos, análises críticas, auditorias e muito mais.

Para a galera da qualidade, isso sempre parece ser algo muito óbvio, mas o objetivo proposto para o tema deste ano vem com essa intenção. Algo a que todos já estão habituados, mas que precisa ser melhor explorado para que fique muito bem envolvido nos princípios da organização.

Focar na qualidade é garantir o sucesso!

A qualidade é o pilar que auxilia a criar uma cultura onde as pessoas observam, avaliam, cobram e defendem os demais para que façam a coisa certa. Então, essa “área” tem a responsabilidade de promover e desenvolver essa conscientização em todos os âmbitos e colaboradores, não só para seu nicho específico.

A temática trata da consciência de qualidade, pois o objetivo também é criar esse desafio de garantir que todos da organização tenham essa mentalidade. Essa cultura de qualidade, de que fazer o certo, é o que é bom para todos, e é preciso garantir recursos para a garantia.

Isso deve ser promovido e ampliado sistematicamente por toda a empresa para, de fato, criar uma consciência de qualidade.

O que fazer para comemorar o Dia Mundial da Qualidade na empresa?

Considerando todos os aspectos apontados até agora, chegou o momento de agir. Então aqui vão algumas sugestões de ações que você pode promover na sua empresa para comemorar essa data tão importante.

Esse é o momento de convocar todos os líderes e colaboradores, para ser um momento de reflexão e criar estratégias de melhoria! Então aqui vão algumas ideias:

Organize um coffee break

Organize um bom intervalo e um café para aproveitar o momento com a equipe e compartilhar histórias sobre como a qualidade e “fazer a coisa certa” já mudaram e podem mudar as coisas dentro da organização.

Organize palestras

Organize palestras (online ou presenciais) e convide pessoas qualificadas e interessantes para falar a respeito do tema ou de um assunto pertinente na empresa. Esse é um ótimo momento para estimular a participação de todos.

Faça dinâmicas

Com um pouco mais de tempo e recurso, uma boa estratégia é criar dinâmicas e novas maneiras de abordar o assunto através de grupos de discussão que vão gerar propostas de melhoria e outras ideias.

Semana da Qualidade 2022: um momento de quebrar paradigmas!

Por fim, arrematamos dizendo que a semana da qualidade é esse momento de comemoração e conscientização. Algo para refletir sobre todas as conquistas e tudo o que a organização conseguiu promover ao longo do ano.

É também o momento de abrir novas propostas para garantir a melhoria contínua e a evolução dentro da empresa.

Relembrando, esse artigo é um resuminho de um webinar que você pode encontrar e assistir no canal da QMS no youtube, e teve a proposta de apresentar a todos os colaboradores maneiras de entender e de como fortalecer as organizações através dos sistemas de gestão. Além, é claro, de comemorar a Semana da Qualidade!

Para maiores informações, e para discutir um pouco mais sobre o tema deste ano, assista ao nosso webinar Consciência da Qualidade, basta clicar aqui!

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A QMS Certification é um organismo de certificação internacional acreditado que atua especificamente com certificação de sistemas de gestão e treinamentos de normas aplicáveis.

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