Entenda o requisito “5.1.2 Foco no cliente” da ISO 9001:2015

Entenda a importância do requisito “5.1.2 Foco no cliente” para a ISO 9001:2015 e, mais que isso, para sua empresa!

Não é segredo para ninguém que o principal objetivo da ISO 9001:2015 é garantir a satisfação do cliente. Isso é tão importante para a norma que consta também em um dos 7 Princípios da Qualidade.

Dessa forma, era de se esperar que 9001 tivesse um requisito específico para tratar desse assunto, o que acontece no item 5.1.2 Foco no Cliente. No artigo de hoje, vou falar um pouco sobre o 5.2.1 e seus detalhes.

Apesar de ser um item, assim por se dizer, curto (um parágrafo e três subitens), veremos que ele é fundamental para o bom atendimento da norma. E, muito mais que isso, para a saúde de nossas empresas.

Vejamos o que o item diz:

5.1.2 Foco no cliente

A Alta Direção deve demonstrar liderança e comprometimento com relação ao foco no cliente, assegurando que:

a) os requisitos do cliente e os requisitos estatutários e regulamentares pertinentes sejam determinados, entendidos e atendidos consistentemente;

b) os riscos e oportunidades que possam afetar a conformidade de produtos e serviços e a capacidade de aumentar a satisfação do cliente sejam determinados e abordados;

c) o foco no aumento da satisfação do cliente seja mantido.

Responsabilidade da Alta direção

Por mais banal que isso possa parecer, é preciso entender que a satisfação do cliente é a maior responsabilidade da alta direção. Obviamente, ela não executará todos os processos e atividades, entretanto, precisa “demonstrar liderança e comprometimento em relação ao foco no cliente”.

Na prática, isso significa que a Alta direção precisa promover atividades, projetos, rotinas e outros dispositivos que mapeiem o quanto os clientes estão satisfeitos e que atuem para aumentar essa satisfação.

Se antes da versão 2015 nós tínhamos o RD (Representante da Direção), que acabava recebendo a responsabilidade. Agora, a 9001 deixa claro que a responsabilidade, em primeira instância, vem de cima!

Pode-se delegar atividades, tarefas, projetos, tudo que tem a ver com o foco no cliente, porém, a responsabilidade, liderança e comprometimentos são indelegáveis. O que é um grande avanço na norma.

Para satisfazer, é preciso conhecer

Algo que vale ser citado é que todo trabalho para aumentar a satisfação do cliente começa em entender o que, de fato, é importante para ele. Para isso, a norma é categórica: os requisitos precisam ser determinados, entendidos e atendidos consistentemente.

Determinados, para que tenhamos clareza do que o cliente espera e precisa, sobre como o nosso produto ou serviço atua sobre sua vida e interesses. Entendidos, pois não basta saber o que ele quer, precisamos entender a fundo como isso o impacta. E por fim, atendidos “consistentemente”, ou seja, não adianta, por exemplo, satisfazer o cliente hoje e, amanhã não!

Isso, é claro, no que tange a todos os requisitos! Para ter foco no cliente de forma abrangente e verdadeira, precisamos levar em conta questões legais (regulamentares), estatutários e do próprio cliente.

Atenção aos riscos, sempre!

Como em qualquer outro aspecto das organizações, todo e qualquer risco que possa afetar a satisfação do cliente precisam ser monitorados.

No que diz respeito ao requisito 5.1.2 Foco no cliente, cabe ainda lembrar que a ISO 9001:2015 reforça também a questão da conformidade do produto ou serviço. Grande parte da satisfação do cliente está diretamente ligada a conseguir manter as entregas em conformidade com aquilo que foi estabelecido nas relações empresa / cliente.

Assim, podemos reafirmar que a gestão de riscos precisa estar integrada em todos os processos. Precisa ser algo vivo e que realmente ajude a assegurar que o cliente só será afetado pelos riscos de forma positiva.

Foco no cliente é um item de melhoria contínua

Para finalizar, acredito que ISO reforça todo nosso propósito como empresas. O verdadeiro foco no cliente está “resumido” no subitem c) do 5.1.2 Afinal, nosso foco deve ser sempre assegurar o aumento da satisfação do cliente.

Em tempo de constantes mudanças no contexto, precisamos criar meios de fazer da satisfação uma linha crescente. Se fizermos uma análise mais abrangente, extrapolando o 5.1.2 (como deve ser), percebemos que toda a norma converge para assegurar que este item seja atendido em sua plenitude.

Esse, verdadeiramente, é o único requisito da ISO 9001:2015: atender bem o cliente. Todo o restante são meios, modos e sugestões de boas práticas que nos ajudam a alcançar constantemente esse fim.

Se você também acredita nisso, nós aprofundamos o entendimento deste item no nosso curso de Auditor Líder ISO 9001:2015. Faça nosso curso e venha transformar a sociedade por meio das certificações!

Webinar do mês

Confira nossos conteúdos ao vivo!

Todo mês ensinamos ao novo gratuitamente, confira e se inscreva!

Nos webinars que você assistir ao vivo, há liberação de um certificado de participação ;)

Logo Q Academy Branco

Cursos online de
Sistemas de Gestão

Dicas de como ter uma boa auditoria

Dicas de como ter uma boa auditoria

Se você já passou por uma auditoria, sabe que a ansiedade é quase inevitável. Mas, em vez de enxergar esse momento apenas como um teste ou obstáculo, que tal usá-lo como uma oportunidade de crescimento para a empresa? Confira nossas dicas de como ter uma boa auditoria.