Objetivos da ISO 45001:2018 – Sistema de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho

Neste artigo, vamos conhecer um pouco mais sobre os Objetivos da ISO 45001:2018 e como ela pode trazer benefícios para o desempenho da sua empresa no quesito de gerenciamento de saúde e segurança do trabalho.

Baseando-se em dados coletados pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), estima-se que 2,3 milhões de pessoas morrem anualmente de doenças e acidentes de trabalho.

Só no ano de 2021 foram registrados 571,8 mil acidentes e 2.487 óbitos associados ao trabalho, com aumento de 30% em relação a 2020. Números muito significativos e que poderiam ser evitados, então é nesse momento que entra o papel da norma ISO 45001:2018.

Essa é uma norma internacional para o Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional, que tem como objetivo a melhoria do desempenho de qualquer empresa em relação a Saúde e Segurança do Trabalho (SST).

A norma traz requisitos para que todas as empresas possam se orientar e desenvolver procedimentos que garantem segurança e melhores condições de trabalho. Então, diante desse assunto extremamente importante, vejamos mais detalhes da 45k, assim podemos conhecer mais sobre o que é essa norma e sobre como ela agregar melhorias na sua empresa! Vamos lá?

Qual a importância da ISO 45001?

A ISO 45001:2018 é uma norma importante pois auxilia as empresas a encontrar meios de reduzir o número de lesões, mortes, doenças e afastamentos relacionados ao trabalho. Assim, ela ajuda a proporcionar ambientes e materiais seguros e saudáveis para as pessoas.

Apesar de ser uma norma de adesão voluntária, ela também auxilia as empresas a atender às leis relacionadas à Saúde e Segurança do Trabalho (SST), que no Brasil são definidas pelas Normas Regulamentadoras (compulsórias).

Isso porque, segundo a legislação nacional, a organização deve oferecer uma boa infraestrutura e profissionais capacitados para acompanhar as ações voltadas para a segurança corporativa, garantindo a integridade de seus colaboradores.

Dessa forma, o foco da ISO 45001:2018 é a melhoria contínua do sistema de gestão de saúde e segurança do trabalho e a gestão dos riscos ocupacionais. Tudo isso para minimizar os possíveis acidentes no ambiente de trabalho.

Cabe ressaltar que a norma enfatiza que a gestão de risco é um recurso essencial dentro de um sistema de gestão SST. Isso porque ela agrega valor, protege todos os envolvidos e ajuda a cumprir requisitos legais, caminhando assim para o aprimoramento da empresa como um todo.

Quais os objetivos e benefícios da norma 45001:2018 para sua empresa?

A primeira coisa que se deve ter em mente é que a segurança e saúde no local de trabalho é muito mais do que uma área da empresa. Ela deve ser uma prioridade, mesmo porque é uma necessidade legal, operacional e estratégica.

Dessa forma, o principal objetivo dessa norma é auxiliar as empresas a adotarem boas práticas e incentivar os cuidados voltados para a saúde e qualidade de vida dos trabalhadores. A norma define que as organizações são integralmente responsáveis pela saúde de seus profissionais, e precisam ofertar para todos boas condições de trabalho.

Esse processo não inclui apenas um local adequado, mas também é necessário o  fornecimento de equipamentos de proteção individual e ações que visam a proteção da saúde física e mental dos trabalhadores. Tudo isso para minimizar possíveis riscos de acidentes e contribuir com a produtividade da organização.

Mesmo que os objetivos da norma sejam muito “veneráveis”, é preciso confessar que nem sempre é fácil garantir a saúde e bem-estar dos colaboradores. Haja vista, é claro, os diversos contextos organizacionais existentes.

Entretanto, essa dificuldade é facilmente superada pelos benefícios que o SST trás. Esses que também precisam ser destacados, pois implementar a ISO 4500:2018 pode ser um diferencial, trazendo impactos positivos para a imagem da sua empresa.

Os benefícios de implantar um Sistema de Gestão da Segurança e Saúde Ocupacional podem incluir:

  • mais credibilidade para a empresa;
  • estar adequado às normas e leis trabalhistas;
  • demonstrar comprometimento com todos os envolvidos em sua empresa;
  • melhorar a produtividade das pessoas;
  • melhorar a cultura organizacional;
  • prevenir riscos e possíveis acidentes ;
  • evitar ações, multas e indenizações trabalhistas;
  • entre outros.

Por que investir em uma gestão baseada na norma ISO 45001:2018?

Investir em um Sistema de Gestão de SSO é uma decisão estratégica para sua organização. Para garantir a efetividade nesse processo é necessário comprometimento e participação de todos os envolvidos na empresa.

Não importa qual é o segmento da sua empresa, todas podem adotar uma metodologia que vai agregar no seu sistema de gestão. A norma ISO 45001 busca fornecer às organizações meios para compreender quais são as questões que podem afetar a maneira como ela gerencia suas responsabilidades de saúde e segurança ocupacional em relação aos seus trabalhadores.

De qualquer forma, interpretar os requisitos e obrigatoriedades de uma norma como a ISO 45001 pode não ser uma tarefa tão fácil assim. Não é mesmo?

Então, conte com a QMS! Nós oferecemos o curso de auditor líder que habilita você para auditorias na ISO 45001:2018. Um curso inteiramente online, acreditado pela Exemplar Global, reconhecido internacionalmente e que te tornará apto a trabalhar SST na sua empresa. Ficou interessado? Você pode realizar sua inscrição clicando aqui. 😉

QMS Certification

QMS Certification

A QMS Certification é um organismo de certificação internacional acreditado que atua especificamente com certificação de sistemas de gestão e treinamentos de normas aplicáveis.

Webinar do mês

Confira nossos conteúdos ao vivo!

Todo mês ensinamos ao novo gratuitamente, confira e se inscreva!

Nos webinars que você assistir ao vivo, há liberação de um certificado de participação ;)

Logo Q Academy Branco

Cursos online de
Sistemas de Gestão

Tratamento de Não Conformidades: Análise de Causa

Tratamento de Não Conformidades: Análise de Causa

No universo da gestão de qualidade, um dos aspectos mais cruciais é o tratamento eficaz de não conformidades. A análise de causa é um procedimento indispensável nesse contexto, proporcionando um caminho para evitar sua recorrência. Saiba mais!

Guia Completo Acreditação ONA

[Guia Completo] Acreditação ONA

Em 1 de março de 2024 a QMS adquiriu a TS4 Saúde e agora atua como uma instituição acreditadora credenciada (IAC) ONA. Mas afinal, o que é ONA?