ISO 45001 Sistemas de Gestão de Segurança e Saúde ocupacional

A certificação ISO 45001 é a mais nova certificação do momento, lançada em 12/03/2018 é a primeira Norma ISO na área de Segurança e Saúde Ocupacional.

 

A ISO 45001 – Sistemas de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional é a Norma que irá substituir a OHSAS 18001, lembrando que a OHSAS 18001 não é uma Norma ISO, por isso a grande expectativa em relação a ISO 45001, é a primeira Norma ISO sobre o tema e traz ao mercado o reconhecimento e credibilidade da chancela ISO nesse mercado.

 

A Norma está adequado ao Anexo SL, layout comum para todas as Normas de Sistemas de Gestão da ISO, assim como a ISO 9001:2015 e a ISO 14001:2015, assim facilitando o já famoso sistema de gestão integrado em ISO 9001, ISO 14001 e agora a ISO 45001.

 

A Norma é uma ferramenta prática para prevenção de incidentes e gerenciamento de requisitos legais aplicáveis de segurança e saúde ocupacional, traz a tona diversa novos requisitos sobre o tema e apresenta o que há de mais moderno no mundo sobre práticas de Segurança e Saúde Ocupacional.

 

As principais novidades na Norma em relação à OHSAS 18001 são:

contexto da organização iso 45001

Contexto da Organização

Como todas as Normas adequadas ao Anexo SL da ISO, a ISO 45001 apresenta um requisito específico sobre o contexto da organização, é necessário avaliar o contexto em relação ao Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional, determinar as questões internas e xternas envolvidas e se necessário integrar aos demais sistemas de gestão.

Partes Interessadas

Destaco com um dos principais requisitos da ISO 45001, as partes interessadas, pois a Norma estabelece e determina que a avaliação das partes interessadas deve ir além dos colaboradores, algo muito comum na já antiga OHSAS 18001, agora alinhada ao Anexo SL a Norma requer que as expectativas e partes interessadas devem ser determinadas, bem como a avaliação se são requisitos legais e/ou outros requisitos aplicáveis.

 

Foco em gestão de riscos

Assim como as coirmãs ISO 9001:2015 e ISO 14001:2015, a Norma ISO 45001 enfatiza a gestão de riscos como ferramenta principal do sistema de gestão. A avaliação de riscos permeia grande parte dos requisitos da Norma, desde item de liderança até melhoria. A diferença de sua antecessora OHSAS 18001 é que o planejamento de riscos deve levar em conta o contexto da organização, partes interessadas e o escopo do sistema de gestão.

 

Consulta e participação

consultas iso 45001Para finalizar o resumo sobre os principais itens da Norma, ressalto a importância do item Consulta e Participação dentro do item 5 – Liderança, a mensagem é clara que os colabores como expostos a riscos ocupacionais têm papel fundamental na implementação e manutenção do sistema de gestão, bem como diversos mecanismos determinados como requisitos mandatórios pela Norma.

São diversos requisitos com mudanças em relação a OHSAS 18001, a Norma ISO 45001 é uma nova normativa e não uma revisão anterior, mesmo assim o IAF (International Accreditation Forum) estabeleceu o período de 3 anos para migração à ISO 45001 para as empresas que tenham seus certificados acreditados na OHSAS 18001, não deixem para última hora.

 

QMS Certification

A QMS Certification é um organismo de certificação internacional acreditado que atua especificamente com certificação de sistemas de gestão e treinamentos de normas aplicáveis.

Webinar do mês

Confira nossos conteúdos ao vivo!

Todo mês ensinamos ao novo gratuitamente, confira e se inscreva!

Nos webinars que você assistir ao vivo, há liberação de um certificado de participação ;)

Logo Q Academy Branco

Cursos online de
Sistemas de Gestão

Compliance no Terceiro Setor: Entenda a sua importância

Compliance no Terceiro Setor: Entenda a sua importância

O terceiro setor é uma esfera da atividade econômica que engloba organizações não governamentais (ONGs), associações, fundações e outras entidades que atuam com finalidades sociais, ambientais, culturais ou de desenvolvimento comunitário, mas que não raras vezes são usadas para prática de fraudes, por isso o Compliance no