Certificação ISO 45001, a área de segurança e saúde ocupacional certificada

A certificação ISO 45001 é Norma de sistema de gestão de segurança e saúde ocupacional, foi publicada em Março/2018 para se tornar um padrão mundial no tema.

A certificação ISO 45001 foi publicada pela ISO primeiramente para ser um padrão mundial sobre sistemas de gestão e consolidar todas as demais Normas no mundo sobre o tema, a mais conhecida delas, a OHSAS 18001, criada no passado pelo instituto britânico de normatização. Como não havia uma Norma ISO sobre o tema, a OHSAS 18001 ganhou força em diversos países e se tornou referência.

Segurança-e-saude-ocupacionalEm Março/2018, depois de anos de discussões, a ISO publicou oficialmente a ISO 45001:2018 – Sistemas de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional, a Norma que já se tornou desde a sua publicação a maior referência no tema. Em acordo publicado pelo IAF (International Accreditation Forum) as empresas certificadas na OHSAS 18001, terão 3 anos para o processo de migração, onde deverão obrigatoriamente passar por uma nova auditoria e o obter a certificação ISO 45001.

Para aquelas empresas que ainda não são certificadas, a certificação ISO 45001 ficou ainda mais prática, pois a sua fácil integração com as Normas ISO 9001 e ISO 14001 facilita a implementação e maximiza os resultados esperados com uma gestão integrada de qualidade, saúde, meio ambiente e segurança, o chamado QSMS.

A certificação ISO 45001 promove diversos benefícios para as empresas certificadas, dentre eles:

  • Controle dos perigos e riscos na organização;
  • Atendimento aos requisitos legais aplicáveis de SSO;
  • Prevenção de ações trabalhistas por práticas corretas de gestão;
  • Prevenção de incidentes na organização;
  • Melhor imagem da empresa para colaboradores e demais partes interessadas; entre outras.

Já existem diversas empresas certificadas na ISO 45001 e a expectativa é que em prazo curto de tempo a certificação ISO 45001 ultrapasse o número de empresas certificadas na ISO 14001, uma Norma já consolidada e disponível no mercado desde 1996.

A QMS acompanha o desenvolvimento da Norma desde os primeiros rascunhos do comitê técnico ISO/TC 283. Nossos auditores têm competência comprovada no tema e são desenvolvidos baseados em práticas globais da QMS Certification Services. Mais informações entre em contato conosco.

QMS Certification

A QMS Certification é um organismo de certificação internacional acreditado que atua especificamente com certificação de sistemas de gestão e treinamentos de normas aplicáveis.

Webinar do mês

Confira nossos conteúdos ao vivo!

Todo mês ensinamos ao novo gratuitamente, confira e se inscreva!

Nos webinars que você assistir ao vivo, há liberação de um certificado de participação ;)

Logo Q Academy Branco

Cursos online de
Sistemas de Gestão

Compliance no Terceiro Setor: Entenda a sua importância

Compliance no Terceiro Setor: Entenda a sua importância

O terceiro setor é uma esfera da atividade econômica que engloba organizações não governamentais (ONGs), associações, fundações e outras entidades que atuam com finalidades sociais, ambientais, culturais ou de desenvolvimento comunitário, mas que não raras vezes são usadas para prática de fraudes, por isso o Compliance no