Gap Analysis para ISO 37001 – Sistema de Gestão Antissuborno

Já comentamos aqui sobre a Norma ISO 37001, seus requisitos e sua abrangência, porém é importante salientar que toda Norma recém publicada deve observar etapas antes da certificação, como é o caso da ISO 37001, essas etapas passam pela implementação do sistema de gestão, auditoria de fase 1 (documental) e auditoria de fase 2 (processos), mas existe também um processo pouco conhecido e muito importante, este é o Gap Analysis (Análise de Lacunas).

Gap Analysis é um diagnóstico inicial dos processos onde auditores especializados utilizam as mesmas técnicas de uma auditoria de terceira parte , verificando todos os processos, registros e informações, por meio de entrevistas e verificação factual.

Ao final desse processo, um relatório completo com as conformidades e uma lista de gaps (lacunas) é entregue a empresa, assim a mesma pode priorizar ações de implementação.

Por que fazer um gap analysis para certificação ISO 37001?

Como citado acima, o gap analysis deve ser a primeira etapa na implementação de qualquer Norma do sistema de gestão, ainda mais uma normativa recente como a ISO 37001, além de obter as lacunas e a situação atual da empresa, o gap analysis irá ajudar a organização na definição do escopo do sistema de gestão e no direcionamento de etapas de implementação, assim otimizando tempo e focando em ações concretas.

Como fazer um gap analysis para certificação ISO 37001?

Um gap analysis pode ser realizado por um profissional com expertise necessária nos requisitos da Norma, mas normalmente é realizado por um organismo de certificação, como a QMS, assim para a empresa já serão conhecidos os métodos de uma auditoria de terceira parte, bem como a visão de um certificador.

Entendemos que o processo de gap analysis é a melhor forma de inciar o processo de implementação e certificação da ISO 37001, ainda pouco se conhece sobre a normativa e poucos profissionais se especializaram na Norma, portanto com esse processo realizado a empresa reduz riscos no direcionamento de ações da implementação objetivando a certificação.

 

QMS Certification

QMS Certification

A QMS Certification é um organismo de certificação internacional acreditado que atua especificamente com certificação de sistemas de gestão e treinamentos de normas aplicáveis.

Webinar do mês

Confira nossos conteúdos ao vivo!

Todo mês ensinamos ao novo gratuitamente, confira e se inscreva!

Nos webinars que você assistir ao vivo, há liberação de um certificado de participação ;)

Logo Q Academy Branco

Cursos online de
Sistemas de Gestão

Tratamento de Não Conformidades: Análise de Causa

Tratamento de Não Conformidades: Análise de Causa

No universo da gestão de qualidade, um dos aspectos mais cruciais é o tratamento eficaz de não conformidades. A análise de causa é um procedimento indispensável nesse contexto, proporcionando um caminho para evitar sua recorrência. Saiba mais!

Guia Completo Acreditação ONA

[Guia Completo] Acreditação ONA

Em 1 de março de 2024 a QMS adquiriu a TS4 Saúde e agora atua como uma instituição acreditadora credenciada (IAC) ONA. Mas afinal, o que é ONA?