Entendendo o requisito 7.1 Recursos da ISO 14001:2015 (os recursos do SGA)

Neste artigo, vamos entender melhor qual é objetivo e a importância do requisito 7.1 – Recursos para o Sistema de Gestão Ambiental na ISO 14001:2015!

A cada dia, a sociedade se preocupa e exige transparência e responsabilidade por um desenvolvimento sustentável e o uso responsável dos recursos por parte das empresas.

O sistema de Gestão Ambiental (o SGA) é uma estrutura organizacional que ampara as empresas a controlarem os impactos ambientais de suas atividades, gerenciando assim seus recursos!

A norma ISO 14001:2015 é uma estratégia de negócio muito importante, pois pode ser aplicada em qualquer tipo de organização que tem como objetivo melhorar seu desempenho ambiental (o que deveria ser padrão para todas as empresas).

Os requisitos presentes nessa norma ajudam na implementação do SGA nas empresas, visando a conformidade de suas atividades com a preservação do meio ambiente. E para a organização garantir uma operação eficaz, ela deve considerar os recursos necessários para entregar seus serviços ou produtos.

Para isso, a ISO 14001 fornece o requisito “7.1 – Recursos” para essa orientação, e a organização verificar o que é necessário para o estabelecimento e melhoria contínua do seu sistema de gestão ambiental.

Então, neste artigo, vamos conhecer um pouco mais deste requisito e entender como ele pode ajudar as organizações com a responsabilidade ambiental.

O que a norma diz no requisito 7.1 Recursos?

Apesar de a norma trazer notas e outras informações de apoio, no geral, o item 7.1 corresponde à seguinte citação:

“7.1 Recursos

A organização deve determinar e prover os recursos necessários para o estabelecimento, implementação, manutenção e melhoria contínua do sistema de gestão ambiental”

(ISO 14001:2015)

Dentro da ISO 14001:2015, existem vários requisitos que as empresas podem usar para orientação e construção do seu sistema de gestão ambiental.

Mas neste requisito em específico, observamos que a norma determina que as organizações DEVEM fornecer os recursos necessários para implementar, manter e a melhorar continuamente seu SGA.

O requisito 7.1 é justamente esse que auxilia o planejamento dos quais recursos são necessários para a organização cumprir suas atividades corretamente.

Os recursos são essenciais para o efetivo trabalho e melhoria do SGA. Estes recursos podem ser tanto internos quanto externos, e estes recursos podem também incluir:

  • Recursos humanos;
  • Recursos financeiros;
  • Tecnologia;
  • Recursos naturais;
  • Infraestrutura.

A alta direção deve garantir que aqueles com responsabilidades no sistema de gestão ambiental sejam apoiados com os recursos necessários. Do contrário, não há SGA conforme à norma.

Como estabelecer esses recursos na organização

Assim como é de acordo com a orientação da norma, as organizações precisam estabelecer e identificar tudo o que será preciso para realizar seus processos. Com isso, a organização consegue definir quais são os recursos já disponíveis e quais ainda precisa obter.

Além disso tudo o que for implementado precisa de constante manutenção, assim como pede a norma. Após um processo ser implementado, deve-se identificar as fases do processo que podem causar impactos ambientais e estabelecer operações para que os impactos sejam reduzidos o mínimo possível.

A última etapa de toda a operação é que a organização possa promover constantes ações de melhoria para esses processos e produtos. A melhoria contínua é uma estratégia que deve estar inserida na cultura da empresa. Pois os procedimentos para o mínimo de impacto ambiental possível devem ser constantemente revistos e aprimorados. Tudo isso para gerar resultados positivos ao meio ambiente e melhores resultados para as empresas, pois através dessas ações, a empresa pode:

  • Otimizar seus processos;
  • Poluir menos;
  • Otimizar sua produção;
  • Estimular o desenvolvimento sustentável da empresa;
  • Reduzir a geração de resíduos;
  • Reduzir os riscos de acidentes ambientais.

A importância do requisito “7.1 – Recursos” no Sistema de Gestão Ambiental

Assim como podemos observar, todo processo exige organização de etapas, avaliação e determinação de objetivos. Só assim é possível conquistar os resultados que uma organização almeja.

O requisito 7.1 da ISO 14001:2015 orienta como podemos e devemos avaliar os recursos disponíveis, organizar e propor melhorias que tragam o menor impacto ao meio ambiente, e alcançar mais resultados positivos.

Com os recursos necessários e boas práticas, podemos atingir resultados os mais positivos possíveis. Neste momento, ter o auxílio de uma SGA é indispensável, seja do ponto de vista econômico ou ambiental.

Com um SGA bem implementado e o apoio da norma, as empresas podem reduzir os impactos ambientais para transformar as organizações em órgãos mais sustentáveis e que se preocupam com o meio ambiente.

QMS Certification

QMS Certification

A QMS Certification é um organismo de certificação internacional acreditado que atua especificamente com certificação de sistemas de gestão e treinamentos de normas aplicáveis.

Webinar do mês

Confira nossos conteúdos ao vivo!

Todo mês ensinamos ao novo gratuitamente, confira e se inscreva!

Nos webinars que você assistir ao vivo, há liberação de um certificado de participação ;)

Logo Q Academy Branco

Cursos online de
Sistemas de Gestão

Tratamento de Não Conformidades: Análise de Causa

Tratamento de Não Conformidades: Análise de Causa

No universo da gestão de qualidade, um dos aspectos mais cruciais é o tratamento eficaz de não conformidades. A análise de causa é um procedimento indispensável nesse contexto, proporcionando um caminho para evitar sua recorrência. Saiba mais!

Guia Completo Acreditação ONA

[Guia Completo] Acreditação ONA

Em 1 de março de 2024 a QMS adquiriu a TS4 Saúde e agora atua como uma instituição acreditadora credenciada (IAC) ONA. Mas afinal, o que é ONA?