Dificuldades na hora de fazer uma auditoria da ISO 14001:2015

Conheça algumas dificuldades encontradas na auditoria da ISO 14001:2015 (requisitos para sistemas de gestão ambiental)

A ISO 14001:2015 tem como objetivo estruturar um sistema de gestão ambiental (SGA) que torne as empresas capazes de: 1) controlar seus impactos ao meio ambiente, e; 2) desenvolver práticas sustentáveis para suas atividades, produtos ou serviços.

Desenvolvida pela (ISO) International Organization for Standardization, a norma é extremamente importante no âmbito ambiental e tem grande potencial de melhorias para as empresas. Já falamos sobre isso aqui no blog da QMS. Se bem implementada, os ganhos da ISO 14001 em redução de resíduos serão apenas um dos benefícios da criação de um SGA.

Por esses motivos, a procura por essa certificação tem aumentado bastante no mercado. Isso significa que, por consequência, cada vez mais empresas têm buscado certificadoras nessa área e, assim também, a procura por auditores qualificados se torna cada vez maior.

Como auditores, precisamos estar preparados para auditar os requisitos da auditoria da iso 14001. Norma esta que tem suas peculiaridades e desafios na hora da auditoria. No artigo de hoje, vamos entender um pouco melhor 2 destes desafios. Isso tudo, é claro, sempre no intuito de nos tornarmos profissionais melhores e, assim, fazer a diferença nas organizações.

Evidências documentadas necessárias à certificação ISO 14001:2015

Sabemos que nenhum sistema de gestão tem como objetivo produzir documentação, entretanto, ela sempre precisará da extensão necessária. Ou seja, precisará existir para apoiar processos e ser utilizada na empresa.

Com a 14001:2015 não é diferente, entretanto, devido a requisitos legais e outras questões, a 14k acaba por exigir uma quantidade significativa de documentos e registros. Porém, na prática, estes documentos nem sempre estão “a mão”.

Imagine na ISO 9001, por exemplo. Quando você audita o pessoal, eles geralmente sabem onde está o procedimento que utilizam, sabem onde buscar informações e por aí vai. Já na ISO 14001, as pessoas podem não saber onde estão os registros.

Não quero entrar no âmbito de isso ser ou não uma não conformidade, mesmo porque depende do item e de uma série de fatores. Mas encontrar os documentos certos pode ser um desafio e, quer queira quer não, o auditor precisa estar preparado para se aprofundar na busca de tais itens.

É muito comum, por exemplo, ao requisitar uma licença ambiental, que ela esteja facilmente acessível. Entretanto, as evidências que garantem que as condicionantes [da licença ambiental] foram atendidas podem não ser tão acessíveis e serem mais “trabalhosas” de se encontrar.  E isso pode não só ser uma questão de certa desorganização da empresa, mas como também ser uma falha de conhecimento de quem está sendo auditado, por não saber onde buscar os registros.

A auditoria da ISO 14001:2015 e a Qualificação dos auditados

Isso nos leva, diretamente ou não, a outra dificuldade que gostaria de citar neste texto. O que acontece é que a qualificação das pessoas na ISO 14001 pode ser um tanto deficitária. Aliás, não só na norma, mas no próprio sistema de gestão ambiental e fatores ligados a eles.

Por exemplo, vou continuar usando a ISO 9001, por ser mais didática. Quando auditamos a 9001, as pessoas geralmente sabem mais fatores relacionados à qualidade. Eles sabem o que é um procedimento, o que é uma instrução de trabalho, o que é uma não conformidade.

Entretanto, o mesmo pode não acontecer com fatores voltados ao sistema de gestão ambiental. Para os próprios condicionantes da licença ambiental, pode muito bem acontecer de você auditar uma pessoa que não entende esse termo.

Isso não significa, necessariamente, que ela não segue os critérios definidos ou que está não conforme à norma, porém pode não conhecer certos termos e não compreender alguns assuntos da forma que nós, auditores, compreendemos. Isso se aplica, inclusive, à alta direção. 

Como lidar com esses problemas

O que precisamos entender, então, é que a ISO 14001:2015, bem como qualquer outra norma, tem particularidades que precisam ser respeitadas. Nela, há dois fatores que são ainda mais intensos do que em outras normas. Um deles é algo estar conforme, mas as evidências serem mais complexas de se encontrar. Outro é algo realmente não estar conforme realmente.

A linha entre esses dois fatores é muito tênue, e precisamos nos aprofundar nos processos, no contexto e na realidade da empresa. Somente assim poderemos realmente encontrar pontos de melhoria e ajudar a empresa a otimizar seus resultados. Do contrário, podemos apenas buscar não conformidades e apontar os problemas errados.

Se você, assim como nós, acredita que essa norma pode ajudar a criar um Brasil melhor e empresas mais sustentáveis, conte com a QMS Certificadora na hora de obter sua certificação ISO 14001:2015 e preparar um Sistema de Gestão Ambiental adequado ao seu contexto e suas necessidades. O que está em jogo aqui é a “saúde” do nosso planeta e os resultados da sua empresa. Juntos, nós certamente podemos fazer a diferença!

QMS Certification

A QMS Certification é um organismo de certificação internacional acreditado que atua especificamente com certificação de sistemas de gestão e treinamentos de normas aplicáveis.

Webinar do mês

Confira nossos conteúdos ao vivo!

Todo mês ensinamos ao novo gratuitamente, confira e se inscreva!

Nos webinars que você assistir ao vivo, há liberação de um certificado de participação ;)

Logo Q Academy Branco

Cursos online de
Sistemas de Gestão

Compliance no Terceiro Setor: Entenda a sua importância

Compliance no Terceiro Setor: Entenda a sua importância

O terceiro setor é uma esfera da atividade econômica que engloba organizações não governamentais (ONGs), associações, fundações e outras entidades que atuam com finalidades sociais, ambientais, culturais ou de desenvolvimento comunitário, mas que não raras vezes são usadas para prática de fraudes, por isso o Compliance no