Ciclo de vida do produto na ISO 14001

Entenda o que é a perspectiva de ciclo de vida do produto na ISO 14001 e qual sua importância para as empresas

Um dos conceitos mais debatidos na ISO 14001 é a perspectiva de ciclo de vida do produto. Ao longo de toda norma, veremos essas palavras espalhadas pelos requisitos, sempre voltada a garantir que isso seja levado em conta pela empresa.

O ciclo de vida do produto é uma espécie de ferramenta que nos ajuda a entender melhor alguns aspectos do produto e sua fabricação. Sabemos que a ISO 14001 é uma norma voltada à construção e melhoria de sistemas de gestão ambiental, e nesse contexto o ciclo de vida é fundamental.

Por isso, no artigo de hoje, vamos entender um pouco melhor o que é o ciclo de vida do produto e porque a ISO 14001 dá tanta importância para esse aspecto. Vamos lá?

Definição de ciclo de vida do produto para a ISO 14001

Em seu requisito 3, a ISO 14001 traz um uma espécie de “dicionário” que ajuda a compreender a norma e seus conceitos. São os “Termos e Definições”. Nesta seção, a ISO define ciclo de vida do produto da seguinte forma:

3.3.3

ciclo de vida

estágios consecutivos e encadeados de um sistema de produto (ou serviço), desde a aquisição da matéria-prima ou de sua geração, a partir de recursos naturais, até a disposição final

Nota 1 de entrada: Os estágios do ciclo de vida incluem a aquisição da matéria-prima, projeto, produção, transporte/entrega, uso, tratamento pós-uso e disposição final.

A partir desta definição, e pensando na aplicabilidade de tais conceitos a gestão, podemos dizer, então, que o ciclo de vida é uma forma de entender todos os fatores que estão envolvidos na produção de um produto. Ou na prestação de um serviço.

No artigo de hoje, estamos falando mais especificamente dos aspectos ambientais que circundam o assunto. Entretanto, podemos dizer sem nenhum prejuízo que o ciclo de vida pode auxiliar as empresas em qualquer outro aspecto. Desde a formação de campanhas publicitárias até mesmo ao desenvolvimento de novos produtos/serviços e novas formas de atender ao cliente.

Porque o ciclo de vida é importante para a ISO 14001?

Anteriormente, a ISO 14001 era muito mais focada no processo de fabricação em si. Ou seja, atuava para gerenciar os resíduos apenas nos limites do processo. Apenas nos fatores internos da empresa.

Porém, com a nova versão, a norma sofreu mudanças importantes. Agora, não só fatores externos precisam ser avaliados, mas toda a cadeia produtiva. Isso é importante porque não reforça a responsabilidade da empresa além de suas portas, seja frente ao consumidor (no pós-venda por exemplo) ou na aquisição de matérias primas (antes da execução dos processos internos).

E é exatamente aqui que entra o ciclo de vida do produto, pois trabalhando sob essa perspectiva, é possível (e necessário) enxergar o produto (ou serviço) desde antes de suas matérias primas chegarem à empresa; e muito depois de eles saírem dela.

Não seria coerente com a certificação, por exemplo, que o processo de fabricação fosse limpo, organizado para reduzir os resíduos, enquanto o descarte do que o processo gera fosse extremamente poluente. Antes, tais aspectos poderiam até passar em branco; agora, com o advento da perspectiva de ciclo de vida do produto, isso não é mais aceitável!

Novos rumos ambientais e econômicos

Precisamos compreender que, cada vez mais, criar processos e produtos sustentáveis é o caminho não só para cuidarmos do planeta, mas para alcançar a sustentabilidade das empresas. Toda vez que gerenciamos os resíduos que emitimos, estamos cuidando do planeta e entendendo como nossos processos funcionam.

Com um mapeamento eficaz do ciclo de vida do produto, começamos a compreender que tudo que envolve o produto está sob nossa gestão. Se antes, apenas nossos processos internos passavam por análise e melhoria, agora, avançamos para aqueles que nos fornecem produtos e serviços e igualmente para os que, depois de “terminado o processo”, vão receber nossas saídas.

Portanto, para garantir um sistema de gestão ambiental mais eficaz e que traz mais resultado para as empresas, é preciso focar no ciclo de vida. Essa nova perspectiva é um sinal de que a ISO está cada vez mais preocupada com o todo, e cada vez menos preocupada com formalismos e burocracia.

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