Ferramenta de gestão de risco: metodologia Bow Tie

A metodologia Bow Tie ajuda muitas empresas a entender como evitar riscos e criar planos de ação para controlar possíveis problemas futuros. Você precisa conhecer essa ferramenta de gestão de risco!

Atualmente, se uma empresa não busca por formas de gerenciar possíveis riscos, crises, impactos e mudanças, ela está fadada a ter muitos problemas e, até mesmo, não sobreviver no mercado. Assim, surgiu a metodologia Bow Tie.

Em um mundo tão tecnológico, é normal que para resolver esses problemas, algumas ferramentas de gestão de risco surgem constantemente.

Portanto, ficar por dentro do assunto, entender mais sobre inteligência de mercado, realizar constantes análises de dados e ser uma organização com planos de prevenção à riscos, é estar a frente de outras empresas.

A seguir, mostraremos como colocar em prática a metodologia Bow Tie.

Metodologia Bow Tie: o que é e como funciona

De uma maneira considerada até simples, a metodologia Bow Tie (também conhecida como diagrama Bow Tie) ajuda a entender e analisar os caminhos dos riscos, desde as causas até as consequências. Assim, podemos utilizá-la para analisar riscos que podem ser causados por diversos fatores.

Então, com essa análise, fica mais fácil criar barreiras que fiquem entre as causas e os riscos, e assim evita as possíveis consequências.

Ou seja, a metodologia traz mais clareza para todos os envolvidos, pois é possível imaginar quais seriam os possíveis riscos futuros de certos eventos, assim é mais fácil ter um ótimo planejamento de contenção das consequências.

Por fim, a utilização do diagrama Bow Tie é citada na ISO 31000 Gestão de Riscos.

Benefícios da metodologia Bow Tie

A partir do momento que a metodologia começa a ser aplicada e funcionar de fato, todos os colaboradores da empresa vão conseguir compreendê-la facilmente, pois ela é simples e completa.

Para isso, é importante realizar reuniões e praticar brainstorm, onde todos podem apresentar suas visões de riscos, consequências e quais barreiras podem ser criadas.

Dessa forma, a organização consegue reunir muitas informações de diferentes áreas da empresa e, quanto mais isso acontecer, fica mais fácil para evitar os problemas futuros e construir melhorias significativas.

Como usar a ferramenta Bow Tie

Como falamos anteriormente, utilizar o diagrama Bow Tie é simples e fácil. No entanto, separamos um passo a passo para te ajudar.

1) Primeiro, reúna uma equipe diversificada de colaboradores. Isso porque, quanto mais multidisciplinar a equipe, maior será a visão dos riscos em várias áreas da empresa;

2) Depois, comecem a fazer a análise de todos os riscos possíveis que podem vir a aparecer no futuro da empresa. Utilize uma matriz de riscos para classificar o nível de cada risco apresentado na reunião.

Abaixo, vamos ilustrar como funciona.

No diagrama Bow Tie, separe as causas dos riscos de um lado e as consequências do outro lado.

A seguir, organize e liste o que chamamos de árvore de causas e árvore de consequências, que levaria, então, ao evento crítico (no centro).

Por fim, com todas essas informações reunidas, analisadas e debatidas pela equipe responsável, chegou o momento de construírem as barreiras de segurança, que servem para evitar e prevenir que o evento crítico aconteça.

Assim, fica fácil de toda a organização enxergar como evitar essas possíveis causas e consequências e o evento crítico.

Sendo assim, com essa análise, as pessoas envolvidas podem construir planos de ação para corrigir problemas existentes e também controlar melhor os processos futuros.

Entenda mais sobre Gestão de Risco com a QMS Certification

Em nossa Q Academy temos o curso CRP ISO 31000:2018 – Certified Risk Professional, onde abordamos a estrutura da norma ISO 31000:2018 e ferramentas de análise apresentadas na norma ISO 31010:2012 – Técnicas para o processo de avaliação de riscos.

Fique por dentro das melhores técnicas e ferramentas para evitar e diminuir os riscos que podem atingir a sua organização.

QMS Certification

QMS Certification

A QMS Certification é um organismo de certificação internacional acreditado que atua especificamente com certificação de sistemas de gestão e treinamentos de normas aplicáveis.

Webinar do mês

Confira nossos conteúdos ao vivo!

Todo mês ensinamos ao novo gratuitamente, confira e se inscreva!

Nos webinars que você assistir ao vivo, há liberação de um certificado de participação ;)

Logo Q Academy Branco

Cursos online de
Sistemas de Gestão

Tratamento de Não Conformidades: Análise de Causa

Tratamento de Não Conformidades: Análise de Causa

No universo da gestão de qualidade, um dos aspectos mais cruciais é o tratamento eficaz de não conformidades. A análise de causa é um procedimento indispensável nesse contexto, proporcionando um caminho para evitar sua recorrência. Saiba mais!

Guia Completo Acreditação ONA

[Guia Completo] Acreditação ONA

Em 1 de março de 2024 a QMS adquiriu a TS4 Saúde e agora atua como uma instituição acreditadora credenciada (IAC) ONA. Mas afinal, o que é ONA?