ISO não combina com inovação

Recentemente tivemos um workshop promovido pela QMS e uma das participantes do evento falou “honestamente, quando penso em ISO não acho que combina com inovação”, e nesse post quero provar o contrário.

Sou formada em publicidade e acredito que as frases que mais escuto em minha área e na minha formação são: pense fora da caixa, inove, seja criativo, diruptivo. Frases que estão longe de serem inovadoras, hoje você as encontra em qualquer livro de coach e mindset e que muitas vezes ficamos pensando – ok, e como faço isso?

A inovação exige criatividade, isso não podemos questionar, e a criatividade é algo que desenvolvemos durante nossa vida toda, vem de nossas experiências de vida, quanto maior seu repertório, maior a probabilidade de você ser criativo, porque você tem mais referencias para ser trabalhadas.
Mas quantas ideias inovadoras vemos surgindo e não dando certo? Ou então as ideias mais patéticas funcionando? Fato é, uma ideia é só uma ideia e só é concretizada com planejamento.

A ISO 56002 não visa aumentar a criatividade do departamento de inovação, mas realizar a gestão das ideias de inovação. Tudo em uma empresa precisa de procedimentos para que possam ser viabilizados, controlados e mensurados, esse é o papel da ISO 56002.

É a gestão que torna uma ideia em um negócio inovador.

Pense na UBER, táxis já existiam há décadas, o que ele fez de inovador foi criar uma frota de táxis que fosse exponencial e que o serviço não fosse totalmente dependente dele, terceirizando o trabalho para motoristas que sentissem vontade de prestar serviços de taxistas. A ideia é genial! Mas a logística para a criação desse produto foi gigantesca e até hoje está em fase de melhorias, é isso que fez a UBER dar certo.

Então sim, ISO tem muita relação com inovação, negócios de sucesso fazem gestões, não apenas criam.

Se você está interessado em implementar a norma ISO 56002, não deixe de participar de nosso treinamento presencial! Mais informações e inscrições aqui.

QMS Certification

QMS Certification

A QMS Certification é um organismo de certificação internacional acreditado que atua especificamente com certificação de sistemas de gestão e treinamentos de normas aplicáveis.

Webinar do mês

Confira nossos conteúdos ao vivo!

Todo mês ensinamos ao novo gratuitamente, confira e se inscreva!

Nos webinars que você assistir ao vivo, há liberação de um certificado de participação ;)

Logo Q Academy Branco

Cursos online de
Sistemas de Gestão

Tratamento de Não Conformidades: Análise de Causa

Tratamento de Não Conformidades: Análise de Causa

No universo da gestão de qualidade, um dos aspectos mais cruciais é o tratamento eficaz de não conformidades. A análise de causa é um procedimento indispensável nesse contexto, proporcionando um caminho para evitar sua recorrência. Saiba mais!

Guia Completo Acreditação ONA

[Guia Completo] Acreditação ONA

Em 1 de março de 2024 a QMS adquiriu a TS4 Saúde e agora atua como uma instituição acreditadora credenciada (IAC) ONA. Mas afinal, o que é ONA?