Entendendo o requisito “7.1.4 ambiente para operação dos processos” da ISO 9001:2015

Neste artigo, vamos entender como um ambiente adequado pode impactar na qualidade dos processos executados nas organizações. Ou seja, como o ambiente para operação dos processos é impactante.

Possuir um bom ambiente para operação dos processos é muito importante para qualquer organização. Isso porque sabemos que a qualidade do local onde se trabalha influencia diretamente no desempenho e produtividade de toda equipe.

Desenvolver um ambiente de trabalho adequado requer atenção em muitos detalhes que influenciam no rendimento dos colaboradores, como o espaço, a equipe, fatores físicos e psicológicos, maquinários, layout etc.

Atentar-se para melhorar estes aspectos influencia não só no desempenho e na redução de custos para a empresa, mas também na própria eficácia dos serviços e produtos ofertados.

Por isso, a norma ISO 9001:2015 busca assegurar que as empresas forneçam um ambiente de trabalho adequado para a conformidade e execução de seus processos. Há um item específico que trata sobre isso (o requisito 7.1.4), e é sobre eles que vamos falar no artigo de hoje. A ideia é conhecê-lo melhor e entender seu objetivo. Vamos lá?

Vejamos o que o requisito 7.1.4 nos apresenta

A preocupação da norma é que as organizações ofereçam um ambiente que ajuda as pessoas a entregar conformidade e aumentar a satisfação do cliente. Fato que é mencionado na norma.

7.1.4 – Ambiente para operação dos processos

 A organização deve determinar, prover e manter um ambiente necessário para a operação de seus processos e para alcançar a conformidade de produtos e serviços”

(ISO 9001:2015)

Além disso, ainda neste requisito, a ISO 9001 também cita que um ambiente adequado é a combinação de fatores humanos e físicos, tais como:

a) social (por exemplo, não discriminatório, calmo, não confrontante)

Neste tópico, a empresa deve se preocupar em incentivar boas relações interpessoais na sua equipe interna e para com stakeholders externos. É preciso ajudar as pessoas a manter um relacionamento agradável e respeitoso para com os outros, isso é fundamental para o bem-estar e produtividade de todos, bem como para contribuir com a conformidade e produtividade das equipes.

Assim, promover ações que ajudem na integração da equipe pode contribuir muito para que as relações interpessoais surjam e sejam mais positivas. O que contribui para a qualidade do ambiente da empresa e, consequentemente, para a qualidade dos produtos e serviços.

b) psicológico (por exemplo, redutor de estresse, preventivo quanto à exaustão, emocionalmente protetor)

No momento de realizar as atividades, o espaço de trabalho é capaz de transformar o humor e disposição dos funcionários. Por exemplo, pensemos em um ambiente de escritório, onde a pessoa trabalha o dia todo frente ao computador.

É evidente que se ela faz o uso de uma cadeira que não seja confortável e faz o uso de um computador e internet que não sejam de qualidade, isso pode influenciar diretamente no desempenho do trabalho. A falta, até mesmo, de um horário adequado de descanso e intervalos podem resultar em um baixo rendimento, estresse, problemas psicológicos e exaustão. Isso também é sobre ambiente para operação dos processos.

Ao se deparar com tais dificuldades, é muito provável que o número de erros aumente, dificultando a entrega de conformidade. Então, a empresa deve se preocupar em entender a necessidade de seus profissionais e buscar oferecer os recursos adequados para a boa execução dos processos.

c) físico (por exemplo, temperatura, calor, umidade, luz, fluxo de ar, higiene, ruído)

Os fatores físicos, geralmente, são mais fáceis de avaliar, uma vez que correspondem a aspectos visíveis e que as pessoas podem sentir na pele.

É essencial que o espaço seja limpo, iluminado, com saídas de ar e bem ventilado. Quanto mais conseguirmos melhorar o ambiente, melhor. Porém, é claro que alguns ambientes são, por definição, mais insalubres. Imagine o trabalho em uma mina, por exemplo, onde os processos ocorrem abaixo do solo e em condições duras. Nestes casos, a empresa precisa atuar para tornar esse ambiente o melhor possível, fornecendo equipamentos de segurança (EPIs) e higiene para seus colaboradores.

É dever da empresa fornecer e manter um bom ambiente para operação dos processos. Esses aspectos servem não só para entregar conformidade e melhorar a produtividade, mas ajudam até mesmo a não estarmos sujeitos a multas e sanções.

Cuide do ambiente da sua empresa para oferecer o melhor aos seus colaboradores, e conformidade para seus clientes!

Todos esses fatores que foram citados podem diferir substancialmente, dependendo dos produtos e serviços providos e do contexto da sua organização. Então, um ambiente de trabalho adequado para um tipo de empresa pode não ser o ambiente adequado para outra.

Cabe à organização analisar e entender qual o seu ambiente favorável e buscar atender a isso, promovendo ações e melhorando continuamente.

Por fim, cabe ressaltar que promover a qualidade de vida e a satisfação de seus funcionários contribui para o sucesso da sua organização. Valorizar a qualidade dos processos e recursos é um grande diferencial e destaque no mercado.

Trabalhar em uma empresa que valoriza os direitos humanos e preza pela segurança e bem estar é algo que faz a diferença para qualquer colaborador. O que ajuda na retenção de talentos e gera uma visão positiva do negócio frente ao mercado.

Além disso, para se certificar na 9001, a empresa precisa se atentar a esse requisito, que é parte essencial da norma. Certificando-se, há um diferencial a mais para a empresa, o que ajuda a garantir ainda mais resultados positivos.

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