Como a Transformação Digital Impacta no Contexto da Organização?

Uma nova visão  sobre o requisito 4.0 (contexto da organização) presente na ISO 9001:2015 e na nova ISO 56.002 (ainda a ser publicada) pode ser transferida de uma forma simples e eficiente ao conhecimento de todos colaboradores, da alta administração ao chão de fábrica.

Muitas empresas que já possuem a certificação ISO 9001:2015 estão tendo dificuldades para entender como trabalhar a migração da versão 2008 para versão 2015 e grande parte desta dificuldade está diretamente ligada ao requisito 4.0 Contexto da Organização. Vou te revelar um segredo: existe uma forte relação deste requisito com o que o mercado tem chamado de transformação digital.

Fonte: https://www.slideshare.net/daniel.luz/mindset-palestra-com-base-no-livro-da-dra-carol-dweck
Fonte: https://www.slideshare.net/daniel.luz/mindset-palestra-com-base-no-livro-da-dra-carol-dweck

A tal transformação digital não é apenas uma mudança relacionada a digitalização de processos ou documentos como o próprio nome sugere. A transformação digital começa especialmente dentro da mentalidade de cada profissional, pois quando falamos de digital estamos nos referindo também a forma de pensar dos profissionais do século XXI. Profissionais do século XXI possuem  mindset de crescimento e isso impacta diretamente no entendimento do que é contexto organizacional neste século.

Esta dificuldade se dá especialmente pelo fato da alta administração não conseguir enxergar de forma clara o todo, ter uma visão clara e sistêmica da organização do atual momento, ter uma visão holística e conseguir transmitir isso de forma simples a todos. Se a alta administração peca neste alinhamento de visão, imaginem seus colaboradores.  Este é o problema. Te garanto que esta é a trava da migração para a ISO 9001:2015 e te dou exemplos de empresas que superaram este problema.

O fato é que ter esta visão holística nunca foi simples, pois é necessário ter uma visão horizontal de processo e nossas organizações são verticalizadas em silos funcionais. No entanto alguns profissionais conseguem enxergar o todo o que trás para ele uma facilidade na comunicação. Quando você tem algo claro em sua mente suas ações são mais direcionadas e assertivas, em qualquer projeto.

Este é um ponto que pesa bastante no desenvolvimento profissional de cada indivíduo dentro da empresa. Esta é uma habilidade bastante importante nos dias de hoje, ou seja, conseguir se transformar e enxergar a organização como um organismo único, um todo. Isso também é transformação digital.

A boa notícia é que algumas empresas já entenderam que o alinhamento desta visão com todos os colaboradores deixam tudo mais claro, os profissionais acabam enxergando onde estão e onde podem chegar, além de transferirem esta visão aos seus departamentos e também ao futuro da organização usando uma linguagem simples e única. Da portaria ao CEO o idioma de negócio será o mesmo ! Como ?

Trabalhando o alinhamento do PROPÓSITO em primeiro lugar, da visão e do contexto organizacional usando técnicas de MODELAGEM DE NEGÓCIO e GAMIFICAÇÃO. Empresas como Mercedes Benz, Sicoob, Primato, FINEP já entenderam e estão neste momento aplicando a metodologia com sucesso.

QMS Certification

A QMS Certification é um organismo de certificação internacional acreditado que atua especificamente com certificação de sistemas de gestão e treinamentos de normas aplicáveis.

Webinar do mês

Confira nossos conteúdos ao vivo!

Todo mês ensinamos ao novo gratuitamente, confira e se inscreva!

Nos webinars que você assistir ao vivo, há liberação de um certificado de participação ;)

Logo Q Academy Branco

Cursos online de
Sistemas de Gestão

Governança de Inteligência Artificial: o que é, e como funciona?

Governança de Inteligência Artificial: o que é, e como funciona?

O surgimento da inteligência artificial otimizou os fluxos de trabalho, mas os riscos e as responsabilidades das empresas aumentaram proporcionalmente aos benefícios do avanço tecnológico. Por esse motivo, a governança de IA é essencial para que os princípios éticos e a legislação sejam respeitados.

KYC e PLD: o que é e qual relação entre eles?

KYC e PLD: o que é e qual relação entre eles?

Os termos KYC (Know Your Customer) e PLD (Prevenção à Lavagem de Dinheiro) fazem parte do dia a dia das instituições financeiras. Ambos têm um papel relevante na segurança e conformidade regulatória, embora sejam conceitos totalmente diferentes, ambos relacionados à análise de riscos.

Quais são os tipos de riscos enfrentados pelas empresas?

Quais são os tipos de riscos enfrentados pelas empresas?

Enfrentar riscos é uma parte inevitável do cotidiano empresarial e as organizações de todos os tamanhos e setores enfrentam riscos inesperados. A melhor forma de evitar ou minimizar impactos negativos é através da gestão cuidadosa de riscos empresariais.