Como estar preparado para a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados

Em agosto de 2018 foi sancionada e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), está visa transparência na utilização e coleta de dados de pessoas físicas e entra em vigor em agosto de 2020.

Por que a Lei Geral de Proteção de dados é tão importante?

Considerando os acontecimentos a respeito de vazamento e venda de dados hoje é impossível não se sentir inseguro e manipulado, aumentamos continuamente nosso vínculo com o mundo digital onde existe uma infinidade de coleta de dados com geolocalização, câmeras, conversas, publicações, microfones e acontecimentos compartilhados e isso faz com que muitas empresas utilizem tal informação de forma antiética e até mesmo vendendo informações entre elas.

 

O que mudou com a LGPD?

A LGPD considera a como base GDPR, regulamentação europeia a respeito dos direitos de liberdade e privacidade, sendo assim, a empresa deve tomar cuidado com a forma como solicita dados, coleta e utiliza. O Objetivo é a proteção das informações das pessoas e as empresas que não se adequarem a LGPD poderão ser multadas.

Fato é, a lei é bem detalhada e possui diversos pontos interessantes, você pode conferir a LGPD completa aqui, e se preparar para ela não será uma tarefa rápida e muito menos fácil.

Um dos pontos que mais chamam a atenção é o esclarecimento a respeito das coletas. Muitas vezes “aceitamos” os termos e condições de aplicativos e websites sem ao mesmo ter lido, obviamente os textos são extensos e isso causa certa preguiça de ler, no entanto, as plataformas não fazem um real esforço para te deixar ciente a respeito do que você está autorizando, o próprio termo geralmente fica em uma página distinta.

Obviamente isso é proposital, você sabia que muitos aplicativos de bancos instalados em seu celular coletam quais os demais aplicativos que você possui em seu celular e até mesmo quais você utiliza com maior frequência? Pois então, você “leu e concordou com os termos de uso”.

 

Como ficar preparado para a LGPD?

A Lei entrou em vigor em agosto de 2020 e apesar de parecer muito tempo, saiba que não é, pois a LGPD possui vários apontamentos que prometem uma nova forma de se trabalhar com a coleta de dados.

Uma forma de ajudar sua empresa para a lei é através da certificação ISO 27001 – Sistema de Gestão da Segurança e Informação, está prevê de acordo com os requisitos da norma ISO uma série de medidas que a empresa deve adotar para poder ser considerada segura em relação a proteção dos dados pessoais de seus clientes e usuários. Caso deseje mais informações a respeito da norma ou um orçamento sem compromisso, basta solicitar aqui que um de nossos especialistas entrará em contato com você.

Leia também: LGPD na prática – 7 passos para implementar na sua empresa

QMS Certification

QMS Certification

A QMS Certification é um organismo de certificação internacional acreditado que atua especificamente com certificação de sistemas de gestão e treinamentos de normas aplicáveis.

Webinar do mês

Confira nossos conteúdos ao vivo!

Todo mês ensinamos ao novo gratuitamente, confira e se inscreva!

Nos webinars que você assistir ao vivo, há liberação de um certificado de participação ;)

Logo Q Academy Branco

Cursos online de
Sistemas de Gestão

Tratamento de Não Conformidades: Análise de Causa

Tratamento de Não Conformidades: Análise de Causa

No universo da gestão de qualidade, um dos aspectos mais cruciais é o tratamento eficaz de não conformidades. A análise de causa é um procedimento indispensável nesse contexto, proporcionando um caminho para evitar sua recorrência. Saiba mais!

Guia Completo Acreditação ONA

[Guia Completo] Acreditação ONA

Em 1 de março de 2024 a QMS adquiriu a TS4 Saúde e agora atua como uma instituição acreditadora credenciada (IAC) ONA. Mas afinal, o que é ONA?