Começando 2024 com um SGI mais forte e sustentável

Começando 2024 com um SGI mais forte e sustentável

Ter um SGI mais forte e sustentável em 2024 é possível, desde que você siga alguns passos simples na hora do planejamento estratégico.

Com a chegada de um novo ano, muitas empresas estão pensando em como ter um SGI mais forte e sustentável. Assim, milhares de profissionais estão empenhados em realizar bons planejamentos estratégicos e garantir melhores resultados em 2024.

Mas sabemos que fazer isso não é uma tarefa fácil, afinal, são muitas variáveis, bem como todos os setores e colaboradores da empresa estarão envolvidos nos projetos de melhoria e conscientização. Assim, aqueles planos criados com profissionalismo e esperança podem acabar se tornando um verdadeiro pesadelo na hora da execução.

Por isso, no artigo de hoje, vamos discorrer um pouco sobre como alinhar objetivos e planejar um SGI (sistema de gestão integrado) melhor, mais forte, sustentável e, é claro, que traga bons resultados para nossas empresas.

Antes de mais nada, vale lembrar que todo sistema de gestão que possui mais de uma norma implantada pode ser considerada um SGI. Assim, considere pensar no assunto se sua empresa tiver 2 ou mais das normas abaixo:

  • ISO 9001: gestão da qualidade;
  • ISO 14001: gestão ambiental;
  • ISO 45001: saúde e segurança ocupacional;
  • ISO 27001: segurança da informação;
  • ISO 37001: gestão antissuborno;
  • ISO 22000: gestão de segurança alimentar;
  • ISO 50001: gestão de energia;
  • ISO 26000: responsabilidade social corporativa;
  • Ou qualquer outra norma ISO ou sistema de gestão (SG).

 

1º passo: estabeleça metas claras e mensuráveis

Antes de qualquer coisa, é preciso entender que um plano de melhoria sem metas claras e mensuráveis provavelmente irá falhar. Isso significa que você precisa definir claramente o resultado final de todas as ações propostas.

Para isso, defina metas claras e mensuráveis relacionadas a cada aspecto sensível do seu SGI (por exemplo, sustentabilidade, saúde e segurança no trabalho, qualidade etc…). Isso não só ajuda a medir e direcionar as atividades como também vai garantir que você não se esqueça de um ou outro SG, ou mesmo crie uma proporção exageradamente maior para uma área e deixe outra descoberta.

Para complementar, vale lembrar que essas metas precisam ser desafiadoras, porém alcançáveis, e devem refletir o compromisso da empresa com a melhoria contínua e suas diretrizes. Resumindo, precisam ser as famigeradas metas SMART (mensuráveis, atribuíveis, realistas e temporais).

 

2º passo: revise as partes interessadas e suas necessidades

Segundo o grande teórico administrativo Peter Drucker, “Não há nada tão inútil quanto fazer eficientemente o que não deveria ser feito”. No caso do SGI, isso pode se traduzir em fazer algo que as partes interessadas não veem valor ou até mesmo não esperam que seja feito.

Assim, uma ótima forma de ter um SGI mais forte e sustentável em 2024 é começar o ano revisando as necessidades e expectativas das partes interessadas. Com o passar de 2023, muitos aspectos vitais aos negócios podem ter mudado e, assim, essas necessidades também podem ter sofrido alterações.

Se não as revisarmos, podemos cair no erro de continuar fazendo algo que não faz mais sentido para as partes interessadas ou deixar de fazer algo que surgiu como uma nova demanda. Da mesma forma, podem ter surgido novas partes interessadas e não tenhamos ciência disso ou até mesmo alguma parte deixou de ter interesses na (para a) empresa. Assim, é vital fazer essa reflexão e os ajustes necessários ao SGI.

 

3º passo: invista em treinamento e engajamento dos colaboradores

Por fim, mas não menos importante, não é possível ter um SGI mais forte e sustentável sem investir em treinamento e engajamento dos colaboradores. Por isso, vale a pena começar o ano programando treinamentos e capacitações para as pessoas.

Vale lembrar também que, apesar da capacitação ser um fator crucial para o engajamento da equipe, treinar e engajar são coisas diferentes. Então, é preciso ter ações e planos em ambos os espectros. 

Enquanto para treinar você irá se utilizar mais de treinamentos, cursos, workshops, mentorias (apadrinhamento) e até mesmo de instruções de trabalho, para engajar você utilizará palestras, programas de reconhecimento e recompensa, mesas de discussão e debates, encartes e materiais motivacionais, entre outras.

Ressaltando, em ambos os casos estamos treinando e engajando de forma holística e ampla, mas é preciso pensar de forma direta e focada, planejando ações que atinjam objetivos SMART!

 

SGI: uma visão holística para resultados generalizados

É sempre importante ressaltar que a integração das normas em um sistema de gestão integrada permite que as empresas abordem de forma holística diversos aspectos fundamentais para o sucesso operacional, incluindo qualidade, meio ambiente, saúde ocupacional, segurança, eficiência energética, responsabilidade social ou qualquer que seja o nicho.

Essa visão fortalece os processos, melhora a criação de estratégias e os redirecionamentos necessários ao alcance dos resultados organizacionais. Assim, não pensar em estratégias inteligentes de melhoria contínua contribui para a criação de um sistema de gestão que tende a se tornar burocrático e contrário a mudanças. Por consequência, tendemos então a uma empresa burocrática, pouco ágil e com processos lentos e pouco direcionados a parte interessada mais importante: o cliente!

Além disso, conte com a QMS Certification na sua jornada por um SGI mais forte e sustentável, somos especialistas em certificações ISO e prezamos por auditorias que ajudem a identificar melhorias e garantir mais resultados para as empresas. Então, conte conosco! Seja fazendo nossos cursos na Q Academy ou nos contratando para certificar seu SGI, nosso objetivo é ajudar você a fortalecer seus processos através das certificações!

QMS Certification

A QMS Certification é um organismo de certificação internacional acreditado que atua especificamente com certificação de sistemas de gestão e treinamentos de normas aplicáveis.

Webinar do mês

Confira nossos conteúdos ao vivo!

Todo mês ensinamos ao novo gratuitamente, confira e se inscreva!

Nos webinars que você assistir ao vivo, há liberação de um certificado de participação ;)

Logo Q Academy Branco

Cursos online de
Sistemas de Gestão

Tratamento de Não Conformidades: Análise de Causa

Tratamento de Não Conformidades: Análise de Causa

No universo da gestão de qualidade, um dos aspectos mais cruciais é o tratamento eficaz de não conformidades. A análise de causa é um procedimento indispensável nesse contexto, proporcionando um caminho para evitar sua recorrência. Saiba mais!

Guia Completo Acreditação ONA

[Guia Completo] Acreditação ONA

Em 1 de março de 2024 a QMS adquiriu a TS4 Saúde e agora atua como uma instituição acreditadora credenciada (IAC) ONA. Mas afinal, o que é ONA?