Tudo Sobre a ISO 14001:2015

[Guia Completo] Tudo Sobre a ISO 14001:2015

Preparamos um guia completo com tudo sobre a norma ISO 14001:2015 para que você entenda de vez o que é essa norma, como funciona a implementação, a certificação e os benefícios que ela traz.

O que é a ISO 14001?

A ISO 14001 é uma norma internacional que estabelece requisitos para a prática de um Sistema de Gestão Ambiental, ou seja, regras mínimas a serem aplicadas nas organizações para estabelecer a dedicação da organização à gestão ambiental.

A primeira versão da norma veio em 1996, hoje estamos na versão 2015 e ela deve ser atualizada entre 2024 e 2025. O surgimento da norma veio como resposta a uma crescente conscientização sobre questões ambientais no mundo por volta da década de 90, como por exemplo a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento que resultou na Agenda 21, no entanto, é importante esclarecer que fatos históricos não motivaram diretamente a criação da norma, pois a ISO sempre cria normas ISO de acordo com tendências, mas não houve um pedido direto de criação dela.


A ISO 14001 é sinônimo de sustentabilidade?

Não, a ISO 14001 não é sinônimo de sustentabilidade, mas ela pode ser usada como um recurso de apresentação de boas práticas, visto que é um padrão internacionalmente reconhecido e certificável. A norma estabelece requisitos que ajudam a gerenciar os impactos ambientais e como melhorar seu desempenho.

Já o conceito de sustentabilidade engloba mais fatores, amplamente popularizado pelo Relatório de Brundtland (1987):

“Desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que atende às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender suas próprias necessidades”

Para ter sustentabilidade deve ser considerado 3 pilares:

  • Ambiental – manutenção e preservação dos recursos naturais;
  • Social – igualdade e qualidade de vida;
  • Econômico – Manter o crescimento econômico sem afetar os recursos naturais ou afetar a sociedade em busca de um objetivo comum e bem estar.

Portanto, podemos afirmar que a ISO 14001 está inserida na sustentabilidade como uma ferramenta, mas não a atende por completo.


A ISO 14001 faz parte do ESG?

Tal como a sustentabilidade, o ESG é um conceito que abrange uma gama maior de aspectos. A ISO 14001 pode ser considerada como uma ferramenta para auxiliar no cumprimento de alguns desses itens voltados ao E (Environmental/Ambiental) do ESG. Seguindo a mesma lógica, podemos falar que a ISO 45001 pode auxiliar no S (Social) e as normas da Família ISO 37000 como G (Governance/ Governança).


Qual a diferença da ISO 14001 e ISO 50001?

Ambas são normas internacionais, porém focam em áreas distintas da organização. A ISO 14001 foca nos aspectos ambientais da empresa, enquanto a ISO 50001 se concentra na gestão de energia, vamos abrir mais esse escopo para facilitar seu entendimento:

  • ISO 14001 – Ajuda a trabalhar os recursos naturais de forma mais eficiente, reduz a produção de resíduos e busca uma melhoria no desempenho ambiental.
  • ISO 50001 – Ajuda a gerenciar o uso de energia em busca de uma maior eficiência com relação ao uso, consumo e desempenho.

Em resumo, a ISO 14001 é mais abrangente com relação aos aspectos ambientais, enquanto a ISO 50001 é focada apenas na questão energética. No entanto, uma norma não exclui a outra, podem ser implementadas em conjunto nas organizações. Abaixo está um vídeo explicando melhor essa diferença para você.

Quais os benefícios da ISO 14001?

A norma ISO 14001 traz diversos benefícios para a organização que a implementou, dentre eles os mais comuns são:

Melhoria do desempenho ambiental

De fato, esse é o objetivo da norma: permitir que você possa identificar, gerenciar, monitorar e controlar os aspectos ambientais relacionados à atividade em que a sua organização interfere.

Atendimento a leis e regulamentos

Além dos controles que a norma pede na implementação, um dos requisitos é o monitoramento das leis e regulamentos que afetam a organização com as questões ambientais, tal ação reduz o risco de multas e sanções legais.

Redução de custo

Conforme mencionado anteriormente, com a redução do risco de multas e sanções, sua organização já está reduzindo custo, além disso, a ISO 14001 pode elevar a eficiência do uso de recursos e energia, afetando gastos operacionais.

Reputação e Credibilidade

Outra questão importante é a imagem que a sua empresa transmite, tanto para a sociedade, como para demais partes interessadas e mercado. Ter a norma ISO 14001 implementada demonstra para a sociedade o comprometimento ambiental da sua organização, pode servir como diferencial para a escolha de fornecedores e melhora a comunicação com os stakeholders em relação a práticas ambientais.

Quer saber mais benefícios da certificação ISO 14001? Converse com um dos especialistas da QMS Brasil.

Quem pode implementar a ISO 14001?

Qualquer pessoa com ensino médio completo pode obter a formação de Auditor Interno ISO 14001 ou Auditor Líder.

É importante destacar que dificilmente uma organização trabalhará apenas com a ISO 14001, geralmente ela caminha com outras 2 normas: ISO 9001 – Sistema de Gestão da Qualidade e ISO 45001 – Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional, o que chamamos de Sistema de Gestão Integrado (9001 + 14001 + 45001). Por essa questão, indicamos aos profissionais que desejam realizar a implementação da ISO 14001, que já estudem as 3 normas juntas.

Outra questão é se atentar à escolha do curso, principalmente se for de auditor líder, este precisa ter uma acreditação internacional. No caso da Q Academy, o curso de Auditor Líder é acreditado pela Exemplar Global, conferindo reconhecimento internacional a sua formação, sempre questione a escola sobre isso, os únicos acreditadores internacionais do mercado são: Exemplar Global e IRCA.

O curso de auditor interno é um curso menor, voltado para o entendimento dos requisitos normativos e técnicas básicas de implementação. O profissional com essa formação pode realizar a implementação, auditoria interna e auditoria em fornecedores da empresa.

Já o curso de auditor líder, com o dobro da carga horária, aborda o entendimento dos requisitos, além de estudo de caso, exercícios mais complexos e o funcionamento da auditoria por organismo de certificação. Esse curso habilita para implementação, auditoria interna, auditoria de fornecedores e auditorias por organismos de certificação.

 

A ISO 14001 é certificável?

Sim, como é uma norma de requisitos, a ISO 14001 é certificável. Isso significa que a empresa pode realizar a implementação dos requisitos e no final desse processo, solicitar uma auditoria de um organismo de certificação acreditado, a fim de declarar de forma documentada e reconhecida internacionalmente que a organização atende ao que a norma pede.

Empresas de todos os portes e ramos de atividade são aptas para a implementação e certificação da ISO 14001.

Peça aqui uma cotação sem compromisso com a QMS Brasil.

 

Como é o processo de certificação da ISO 14001?

O processo de certificação ISO é o mesmo para todas as normas de Sistemas de Gestão:

  1. Adquira a norma ISO 14001, ela será o seu guia na implementação;
  2. Defina um responsável na organização pela implementação (auditor interno ou auditor líder);
  3. Avalie se prefere contar com a ajuda de uma consultoria para a implementação;
  4. Faça uma pré-auditoria para conferir se realmente tudo foi implementado corretamente;
  5. Agende a auditoria de certificação com um organismo acreditado;

Após obter a certificação ISO, a organização passará anualmente por auditorias de manutenção, a fim de verificar se o sistema de gestão está sendo mantido e melhorado, caso contrário a certificação é revogada. Devido a esse rigor, a certificação passa tanta credibilidade.

 

Quanto tempo demora para implementar a ISO 14001?

O tempo de implementação da ISO 14001 varia de acordo com cada empresa, tanto pelo ramo de atividade, como porte e recursos disponíveis.

Se você trabalha em uma empresa cujo ramo de atividade interfere de forma moderada ou significativa no ambiente, a implementação será mais complexa.

Empresas de grande por também tendem a demorar mais na implementação, por envolver muitas pessoas no processo e as vezes, demais endereços.

Outra questão que afetará muito a organização são os recursos que ela irá dispor para a implementação, isso inclui: pessoas, tempo e dinheiro. É essencial que a alta direção compreenda a relevância do sistema de gestão para que disponha de bom grado desses 3 fatores.

 

Quanto custa a certificação ISO 14001?

Tal como o tempo, o custo de uma certificação ISO 14001 depende de uma série de fatores, tal como: tamanho da empresa, complexidade do processo e número de funcionários. Esses fatores influenciam diretamente a quantidade de auditores necessários para auditar todo o processo da empresa e o número de dias de auditoria requeridos.

O cálculo de dias de auditoria e número de auditores é praticamente padrão para as certificadoras acreditadas, visto que todas atendem os cálculos da norma ISO/IEC 17021.

A QMS oferece um orçamento sem compromisso dentro de 1 dia util, solicite uma proposta comercial aqui.

 

Como escolher a certificadora ISO 14001?

É essencial prestar atenção na escolha da certificadora ISO 14001 para valorizar o trabalho realizado na implementação da norma. A certificadora ISO escolhida deve ser acreditada, ou seja, possuir autorização para certificar empresas.

Tal como você precisa implementar os requisitos da ISO 14001 para obter a certificação, a certificadora tem uma norma a cumprir para poder atuar também, a ISO/IEC 17021 – Avaliação de conformidade – Requisitos para organismos que fornecem auditoria e certificação de sistemas de gestão.

Há diversos acreditadores no mundo, mas todos eles estão reunidos em 1 local, o IAF – Internacional Accreditation Forúm. Sendo assim, segue a forma como você irá verificar se a certificadora que está interessado(a) é acreditada:

  1. Pergunte se a certificadora possui acreditação internacional; se a resposta for afirmativa, verifique no site do IAF se esse acreditador realmente existe e se está válido.
  2. Depois entre no site do acreditador e confira se a certificadora realmente está acreditada por ele, essa é uma informação pública.

No caso da QMS, o acreditador é o IAS e você pode conferir nossa acreditação aqui.

Quer ser certificado pela QMS? Fale com um dos nossos especialistas.

Esperamos ter ajudado com essas informações, qualquer outra dúvida, estamos sempre à disposição 😉

QMS Certification

A QMS Certification é um organismo de certificação internacional acreditado que atua especificamente com certificação de sistemas de gestão e treinamentos de normas aplicáveis.

Webinar do mês

Confira nossos conteúdos ao vivo!

Todo mês ensinamos ao novo gratuitamente, confira e se inscreva!

Nos webinars que você assistir ao vivo, há liberação de um certificado de participação ;)

Logo Q Academy Branco

Cursos online de
Sistemas de Gestão

Compliance no Terceiro Setor: Entenda a sua importância

Compliance no Terceiro Setor: Entenda a sua importância

O terceiro setor é uma esfera da atividade econômica que engloba organizações não governamentais (ONGs), associações, fundações e outras entidades que atuam com finalidades sociais, ambientais, culturais ou de desenvolvimento comunitário, mas que não raras vezes são usadas para prática de fraudes, por isso o Compliance no