Benefícios da ISO 9001:2015 para as empresas brasileiras

Benefícios da ISO 9001:2015 para as empresas brasileiras

Conheça os Benefícios da ISO 9001:2015, o padrão de qualidade mais utilizado no mundo, e saiba como ele pode ajudar sua empresa.

O principal objetivo deste artigo é mostrar alguns benefícios da ISO 9001:2015 para as empresas brasileiras e, com isso, fortalecer nosso país por meio dos sistemas de gestão.

A ISO 9001 é uma norma internacional que estabelece padrões para sistemas de gestão da qualidade em empresas de todos os tamanhos e setores. Ela é amplamente utilizada no mundo todo e consiste no principal padrão de boas práticas do mercado contemporâneo.

Sua última versão, a ISO 9001:2015, oferece ainda mais benefícios, auxiliando as empresas brasileiras a melhorar seus processos, aumentar a eficiência e produtividade e gerenciar riscos, além de atingir mais facilmente seus objetivos de negócio.

 

O que é a ISO 9001:2015?

Um dos principais objetivos de qualquer empresa é fornecer produtos e serviços de qualidade, que satisfaçam seus clientes.

É aí que entra a norma internacional, conhecida como ISO 9001:2015. Ela cria padrões e seus requisitos que podem ser aplicados em qualquer tipo de organização, independentemente de sua área ou tamanho.

É uma das normas mais conhecidas e aplicadas no mundo e pode ser utilizada como ferramenta para aumento da eficiência, redução de custos e melhoria contínua. Bem como para aumento da satisfação do cliente.

 

Benefícios da ISO 9001:2015 para sua empresa

A adoção da ISO 9001:2015 é importante por vários motivos, pois a ISO incentiva as empresas a estabelecer padrões e procedimentos claros para garantir que seus produtos e serviços atendam aos requisitos do cliente e melhorem a qualidade geral de ambos.

Abaixo, listamos alguns benefícios de implementar a ISO 9001:2015 na sua empresa. Vejamos:

  • Aumento da produtividade e eficiência: com os processos bem definidos, a empresa consegue reduzir os erros, retrabalho e desperdícios, o que leva a uma maior produtividade e eficiência;
  • Melhoria da imagem da empresa: implementando a ISO 9001, a empresa pode divulgar aos clientes e ao mercado em geral que está comprometida com a qualidade e a satisfação do cliente, o que pode melhorar sua reputação e consequentemente sua imagem;
  • Acesso a novos mercados: a execução dessa norma pode abrir novas oportunidades de negócios para empresas brasileiras que queiram exportar seus produtos;
  • Atendimento aos requisitos legais: a ISO 9001 requer que as empresas estejam em conformidade com as leis e regulamentações aplicáveis em seu setor, o que pode ajudar a garantir a conformidade legal de uma empresa;
  • Redução de custos e melhoria da eficiência operacional: com a identificação e eliminação de desperdícios e retrabalhos, a norma contribui para a redução de custos operacionais. A padronização e documentação dos processos estabelecidos pela ISO 9001:2015 ajudam a identificar falhas e incluir melhorias, aumentando a eficiência operacional das empresas;
  • Maior satisfação dos clientes: a satisfação dos clientes é um dos principais objetivos de qualquer organização e para a ISO não podia ser diferente. A norma exige que as empresas foquem em atender às necessidades e expectativas de seus clientes. O que pode trazer benefícios significativos para a empresa, como o aumento das vendas, a fidelização dos seus clientes e a indicação espontânea para novos clientes;
  • Maior competitividade no mercado: a ISO 9001 pode ser um fator decisivo quando o quesito é a concorrência. Isso porque a certificação garante que a empresa possui um sistema de gestão de qualidade eficiente, padronizado e comprometido com a satisfação dos clientes, aumentando suas chances de se sair melhor no mercado;
  • Maior confiabilidade nos processos: o objetivo principal da norma é garantir a qualidade dos procedimentos adotados por uma organização. Com isso, a confiabilidade dos processos aumenta, reduzindo a ocorrência de erros e falhas nas operações. O padrão estabelece requisitos para o planejamento, execução, monitoramento e melhoria contínua dos processos, permitindo que a organização esteja sempre atenta ao seu desempenho e consequentemente aos seus resultados;
  • Aumento da produtividade: com a padronização dos procedimentos, a redução de erros e a melhoria da gestão da qualidade, a organização pode otimizar seus recursos e aumentar a sua produtividade, garantindo a satisfação dos clientes;
  • Melhoria da comunicação interna e externa: a comunicação interna melhora devido à padronização dos processos, que estabelece uma linguagem comum para todos os colaboradores, e à definição clara das responsabilidades de cada um. A comunicação externa melhora devido ao foco na satisfação do cliente, que faz com que a empresa demonstre maior comprometimento com a qualidade dos produtos e serviços.

 

Portanto, a ISO 9001:2015 pode auxiliar a conscientizar as empresas brasileiras sobre as vantagens de adotar um sistema de gestão da qualidade e incentivar ainda a adoção da norma em busca de melhores resultados, principalmente perante a alta direção.

 

A importância da norma ISO 9001:2015 na gestão da qualidade das empresas brasileiras

Segundo dados do IBGE, no ano de 2012, seis a cada dez empresas fecharam em menos de cinco anos de existência. A falta da norma pode levar empresas a enfrentar dificuldades em manter um padrão de qualidade elevando as chances de insatisfação dos seus clientes, dívidas ou até mesmo não ter fluxo de caixa. Todos estes fatores, desta forma, contribuem para uma maior taxa de fechamento.

A ISO 9001 é uma ferramenta essencial para as empresas brasileiras que desejam melhorar o sistema de gestão da qualidade. A norma exige que as organizações estabeleçam padrões claros para os processos e serviços, incentivando a melhoria contínua, reduzindo o risco e aumentando a eficiência geral.

As empresas que se submetem à certificação da ISO 9001:2015 podem ostentar uma aura de excelência, que ajuda a posicionar suas marcas no mercado, além de ser um argumento valioso para fidelizar e conquistar novos clientes. Em última análise, a ISO 9001:2015 é uma ferramenta para garantir os resultados da empresa ao se adequar às necessidades do mercado e dos consumidores.

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A QMS Certification é um organismo de certificação internacional acreditado que atua especificamente com certificação de sistemas de gestão e treinamentos de normas aplicáveis.

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