A cultura da empresa é um fator que afeta os resultados da empresa, visto que é a forma como a organização lida com as situações afim de atingir seus objetivos, então deixar ela transparente para o público é essencial.
1. Reveja a missão da sua empresa
É importante que a cultura da sua empresa esteja de acordo com a missão, e ambos são determinados pela alta direção.
A missão da empresa é essência dela, porque o negócio existe, qual seu objetivo com os clientes. Assim como o mundo muda, a missão também pode ser alterada, então se já se passou algum tempo e você não se identifica mais com a missão da empresa, você pode revisa-la.
É fundamental que todos os integrantes da organização saibam qual o seu propósito (missão), dessa forma, ao exercer as tarefas cotidianas eles saberão quais as decisões mais adequadas e farão uma entrega melhor para os clientes e demais stakeholders.
2. A cultura da empresa começa no topo
Todos da alta direção da devem estar comprometidos com a missão, eles refletem o comportamento dos demais funcionários, então tome muito cuidado com quem você promove para os cargos mais altos da empresa.
Todos os líderes da empresa precisam orientar suas equipes na forma como o trabalho deve ser feito, pontua as melhorias necessárias, lida com o clima interno e faz os treinamentos, então ele é o causador da disseminação de um comportamento que condiz com sua organização ou não.
3. Faça ações em grupo para disseminar a cultura da empresa
É importante realizar ações com as diversas áreas da empresa visando reforços positivos na relação funcionário + empresa. Um funcionário que gosta de onde trabalha, se dedica mais com as causas levantadas pela organização.
Outra questão importante para essa ação existir, é que ao contrário de uma atitude ruim que se dissemina rápido, uma cultura organizacional deve ser constantemente reforçada. Colocar pessoas alinhadas com seu proposito junto com as demais auxilia essa visão.
Em contraponto, se a pessoa realmente não se encaixar com a sua cultura, ela ficará desmotivada e deslocada.
4. Treine TODOS os seus funcionários
Seus treinamentos devem ser voltados a forma como você quer que os funcionários lidem com as situações, e não pense que somente a equipe de atendimento precisa desse treinamento, são TODOS da sua organização.
Apesar de algumas áreas não lidarem diretamente com o cliente, o trabalho delas reflete no atendimento prestado ou produto entregue, e o cliente sentirá isso, seja pelos prazos ou pela qualidade. Oriente todos os seus treinamentos para a satisfação do cliente.
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5. O marketing precisa estar bem envolvido com a missão
O marketing é o cartão de visitas da empresa, o lead pode não conhecer seu nome, serviço ou produto, e te conhecer por alguma ação de marketing realizada.
Por conta disso, os tomadores de decisão na área de marketing precisam ser bem envolvidos com a missão, para poder realizar um bom direcionamento de ações para o público externo.
Outro ponto inegável é que o marketing vende a empresa não apenas para leads, mas também para possíveis novos funcionários. Muitas vezes você já deve ter tido conhecimento de uma ação publicitária de uma organização e pensado: eu gostaria de trabalha nessa empresa.
Um marketing positivo pode trazer uma mão de obra mais qualificada para sua empresa e já alinhada com a sua cultura.
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