Requisito 7.3 Conscientização na ISO 14001:2015

Neste artigo, vamos conhecer mais sobre o requisito 7.3 – Conscientização – e sua importância a respeito do sistema de gestão ambiental (SGA).

A ISO 14001:2015 trata-se de uma norma internacional que permite espaço às empresas demonstrarem seu compromisso com o meio ambiente e a preocupação com o impacto ambiental.

Devemos lembrar sempre que essa norma auxilia as empresas a identificarem e realizarem, através de seus requisitos, uma gestão de riscos mais eficaz.

Ela contribui para que as organizações que buscam assumir responsabilidade ambiental possam demonstrar o compromisso com a melhoria contínua, prevenção e proteção ao meio ambiente.

A ISO 14001:2015 propõe a necessidade de considerar fatores internos e externos que influenciam no impacto ambiental. E que todos os colaboradores estejam envolvidos e informados sobre essa política ambiental.

E é sobre esse ponto que o requisito 7.3 da norma trata. Ele cita a conscientização da equipe acerca das suas responsabilidades, políticas da empresa e desempenho em relação ao SGA.

Então, vamos ver o que esse requisito da norma apresenta e como é importante conscientizar sua equipe na empresa sobre suas responsabilidades, principalmente ambientais.

Importância da conscientização na organização

Neste requisito, a norma explica que as organizações precisam comunicar de forma clara os objetivos da empresa, a fim de criar uma conscientização em todas as pessoas. Então, é preciso se preocupar em entender se todos estão cientes sobre as responsabilidades e consequências de uma não conformidade dentro do SGA.

Como a própria norma apresenta, a empresa deve assegurar que todos que trabalham na organização estejam cientes dos seguintes pontos:

 a) conscientização: política ambiental

Neste requisito, ela refere-se à como a empresa declara suas intenções e o compromisso quanto às ações a respeito da conservação do meio ambiente e garantia do desenvolvimento sustentável do planeta.

São as políticas ambientais que vão indicar quais são os principais e valores da organização quando a questão da sustentabilidade.

Essa política, bem implantada, é importante para demonstrar a todas as pessoas o compromisso da empresa quanto aos princípios ambientais. E como elas buscam encontrar bandeiras para minimizar os impactos que são gerados ao meio ambiente.

Isso deve ser algo comunicado em todos os setores internos e externos, para que toda equipe se comprometa e colabore em atender a esses requisitos.

 b) aspectos ambientais significativos e impactos ambientais associados com seu trabalho

É importante todos terem ciência dos aspectos e impactos ambientais que estão associados ao seu trabalho dentro da organização.

Os aspectos ambientais estão relacionados a todos os elementos que podem interagir ou gerar modificações ao meio ambiente. Aspectos muito significativos podem gerar um impacto ambiental igualmente significativo. Pois os impactos ambientais estão relacionados às consequências das situações. Os impactos são todos os reais danos causados ao meio ambiente.

Assim, fazer um levantamento junto com a equipe sobre os aspectos e impactos ambientais é algo fundamental. Pois esses pontos, quando não bem monitorados, podem trazer consequências negativas à empresa e suas partes interessadas.

Além disso, qualquer dano significativo ao meio ambiente ou até mesmo à saúde humana pode ser considerado um crime ambiental. Por isso, a importância de conscientizar a todos sobre suas responsabilidades.

 c) contribuição para a eficácia do sistema de gestão ambiental, incluindo os benefícios de desempenho ambiental melhorado

Todas as pessoas de sua equipe precisam saber qual seu papel e como podem contribuir para garantir a sustentabilidade e conformidade com os objetivos e metas da empresa.

Seu colaborador precisa saber a forma como ele pode contribuir para o alcance dos objetivos, ou seja, quais ações realizar para que seja alcançada uma boa gestão e proteção ao meio ambiente.

É necessário, então, saber também como essa gestão, se não estiver em conformidade com as exigências do SGA, pode impactar a organização.

Um SGA bem estruturado pode trazer às empresas inúmeros benefícios, como reduzir riscos de acidentes ecológicos e a melhoria quanto ao uso de recursos materiais e energéticos, como água e luz.

Outro benefício observado é uma boa imagem da empresa junto aos seus colaboradores e clientes, se uma empresa está preocupada com a sustentabilidade, ela geralmente é melhor vista pela sociedade.

d) das implicações de não estar conforme com os requisitos do sistema de gestão ambiental, incluindo o não atendimento aos requisitos legais e outros requisitos da organização.

É essencial, também, que toda a equipe entenda que estar em conformidade com os requisitos é uma obrigação e dever. Assim, é necessário que as ações e processos realizados na empresa estejam em conformidade com as exigências e ideais de sustentabilidade.

O objetivo para quem adota a norma 14001 é buscar sempre causar os menores impactos ambientais possíveis (ou reduzir os impactos negativos). Afinal, seguir tais orientações também implicam em cumprir leis e demandas governamentais.

Portanto, é essencial que toda a equipe compartilhe dos mesmos valores e ideais e busque sempre estar unida e cumprindo as exigências, para assim não comprometer nenhuma outra parte interessada.

Quando cada um entende bem sua importância e papel na organização, as não conformidades serão rapidamente identificadas e as melhorias implantadas.

ISO 14001 e o compromisso com a gestão sustentável

As organizações que recorrem à certificação ISO 14001 demonstram através do comprometimento com esses requisitos seu compromisso com uma gestão sustentável.

Ao demonstrar esse comprometimento com a conformidade ambiental, as organizações comprovam os seus valores e compromisso com o ambiente.

As vantagens competitivas provenientes da melhoria da imagem refletem no mercado externo e interno, consciencializando e motivando os seus colaboradores. Por isso é importante que as empresas orientem os trabalhadores sobre questões ambientais.

E para isso acontecer, a empresa pode realizar palestras, ações de educação e treinamento voltadas ao respeito e conscientização com o meio ambiente.

Garanta a proteção ao meio ambiente

Como vimos, a implantação de uma política ambiental é um dos principais requisitos de uma boa gestão ambiental, segundo a ISO 14001.

Por isso, implantá-la de maneira correta trará à empresa eficiência na gestão ambiental, e, consequentemente, uma boa imagem da sua empresa. E se orientar pelo requisito de conscientização pode ajudar muito no comprometimento e engajamento de seus colaboradores.

Caso tenha se interessado em saber mais e até mesmo implementar a ISO 14001 na sua empresa, conte com a QMS que oferece certificação ISO para empresas de diversos portes e ramos de atividade, para conhecer mais basta clicar aqui!

QMS Certification

A QMS Certification é um organismo de certificação internacional acreditado que atua especificamente com certificação de sistemas de gestão e treinamentos de normas aplicáveis.

Webinar do mês

Confira nossos conteúdos ao vivo!

Todo mês ensinamos ao novo gratuitamente, confira e se inscreva!

Nos webinars que você assistir ao vivo, há liberação de um certificado de participação ;)

Logo Q Academy Branco

Cursos online de
Sistemas de Gestão

Compliance no Terceiro Setor: Entenda a sua importância

Compliance no Terceiro Setor: Entenda a sua importância

O terceiro setor é uma esfera da atividade econômica que engloba organizações não governamentais (ONGs), associações, fundações e outras entidades que atuam com finalidades sociais, ambientais, culturais ou de desenvolvimento comunitário, mas que não raras vezes são usadas para prática de fraudes, por isso o Compliance no