Logo QMS Certification Blog
Pesquisar
A importância da Melhoria Contínua nos Sistemas de Gestão

A importância da Melhoria Contínua nos Sistemas de Gestão

Entenda porque a melhoria contínua nos sistemas de gestão é um pilar vital para qualquer organização contemporânea. Leia agora!

Aproveitando o início de ano, consideramos vital falar sobre a importância da melhoria contínua nos sistemas de gestão. Mesmo porque terminamos o ano de 2023 com a notícia de que a famigerada ISO 9001, norma mais utilizada em todo o mundo, será revisada para acrescer melhorias e novas boas práticas.

Da mesma forma, como um todo, os sistemas de gestão têm evoluído e criado empresas mais fortes, sustentáveis e rentáveis. Isso se deve às constantes atualizações e adaptações às necessidades de mercado, bem como ao esforço dos profissionais de sistema de gestão para criar cenários mais favoráveis e benéficos para todas as partes interessadas.

Esse esforço para criar valor a todos os stakeholders leva milhares de empresas a focar nas diferentes matérias dos sistemas de gestão. Assim, ano a ano, as organizações implementam novos sistemas e adotam novas boas práticas de gestão. Porém, apenas implementar um sistema pode levar a burocracia e ineficiência, assim, a melhoria contínua se faz não só vantajosa, mas obrigatória!

 

Relação Melhoria Contínua e Sistemas de Gestão

Para entender como ambos os temas estão intrinsecamente relacionados, é preciso conceituar ambos. Assim, a melhoria contínua, muitas vezes associada a filosofias como o PDCA (Plan, Do, Check, Act), Kaizen, Lean ou Six Sigma, é uma abordagem sistemática para aprimorar continuamente os processos, produtos e serviços de uma organização. Essa filosofia tem raízes na ideia de que a perfeição absoluta é inatingível, mas a constante busca por aprimoramento é essencial para a competitividade e sustentabilidade das empresas.

Por outro lado, um sistema de gestão é um conjunto estruturado de políticas, processos, procedimentos, métodos e ferramentas que uma organização utiliza para direcionar e controlar suas atividades a fim de alcançar seus objetivos estratégicos, administrativos e operacionais, sejam eles quais forem.

Assim, é fácil compreender que os sistemas de gestão, na verdade, são ferramentas necessárias ao alcance da melhoria continua. Enquanto a melhoria continua é um objetivo a ser alcançado, os sistemas de gestão fornecem meios para alcançar objetivos, melhorar as coisas e resolver problemas.

 

Abordagem sistêmica e interligada voltada a resultados

De forma prática, os sistemas de gestão nos ajudam a focar em matérias especificas, cuidando de áreas importantes ou sensíveis da organização. Atualmente, por exemplo, as normas ISO são a principal referência em sistemas de gestão no mundo. Como exemplos, podemos citar:

  • ISO 9001: sistema de gestão da qualidade (SGQ);
  • ISO 14001: sistema de gestão ambiental (SGA);
  • ISO 45001: sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional (SGSSO);
  • ISO 27001: sistema de gestão de segurança da informação (SGSI);
  • ISO 37001: sistema de gestão antissuborno (SGAS);

Esses sistemas focam em áreas específicas e fortalecem o compliance organizacional, a melhoria contínua permeia esses sistemas na busca por garantir que eles sejam cada vez mais assertivos e eficientes.

Assim, metodologias já citadas, como o PDCA, o Kaizen, o Lean, Six Sigma e até mesmo o 5S atuam em todos os sistemas de gestão de acordo com o contexto da organização e do próprio sistema.

Por exemplo, enquanto o Lean pode ser de grande valia para reduzir desperdícios e retrabalho, apoiando a gestão da qualidade, a metodologia 5S não só complementa essa visão como também ajuda a reduzir a quantidade de acidentes, apoiando o sistema de gestão de saúde e segurança do trabalho.

 

Redução da burocracia e maior eficiência operacional

Principalmente em organizações com sistemas de gestão recém implantados, a melhoria continua é o caminho para sair da burocracia.

Utilizar um sistema de gestão pressupõem implantar práticas que a organização ainda não utiliza. Assim, de início, mesmo que com uma implantação competente, é natural que a empresa ainda não tenha encontrado a melhor forma de executar determinadas práticas.

Através da constante busca por melhoria continua, é possível ir adaptando as boas práticas a melhor execução e ao contexto da empresa. Isso agiliza os processos e elimina tarefas desnecessárias, bem como faz com que a empresa tenha maior consciência de suas forças, fraquezas, ameaças e oportunidades.

Em resumo, a melhoria continua “mata um leão por dia” direciona a empresa a novos patamares de excelência, execução e satisfação das partes interessadas. Implementar um sistema de gestão é o primeiro passo para tudo isso, mas a melhoria continua é continuar caminhando rumo ao objetivo final.

 

Melhoria contínua nos sistemas de gestão: uma mentalidade de resultados

Em um ambiente empresarial em constante evolução, a busca pela excelência não é apenas uma meta, mas uma jornada contínua de sobrevivência. A implementação de sistemas de gestão, portanto, é apenas o ponto de partida, pois a prática da melhoria contínua é que impulsiona as organizações em direção a novos horizontes de eficiência e qualidade.

Dessa forma, a melhoria contínua não é apenas uma estratégia, mas uma mentalidade completa. Ela representa o compromisso de uma empresa em desafiar constantemente o status quo, aperfeiçoar processos e alcançar um desempenho excepcional em todos os aspectos do negócio.

Igualmente, ao explorar metodologias consagradas (PDCA, Kaizen, Lean, Six Sigma e outras), as empresas não apenas buscam aprimorar seus sistemas de gestão, mas também criam uma cultura de aprendizado e inovação. Isso não apenas reduz a burocracia, mas impulsiona a eficiência operacional, capacitando as organizações a se adaptarem rapidamente às mudanças do mercado e às necessidades de seus clientes.

Portanto, rumo ao final do nosso texto, a melhoria contínua não é apenas um diferencial, ela é um imperativo para as organizações que buscam se destacar e prosperar em um cenário competitivo, volátil e em constante mudança. Ela é o compromisso incessante por aprimorar, aprender e crescer, algo que impulsiona as empresas rumo à excelência e a bons resultados.

Esperamos que em 2024 (e para sempre) a busca pela melhoria contínua continue a guiar cada passo da sua organização, elevando não apenas seu desempenho, mas também sua capacidade de impactar positivamente todas as partes interessadas e a sociedade como um todo. Por fim, conte com a QMS Certification, somos especialistas em sistemas de gestão ISO que transformam a busca pela melhoria contínua em resultados tangíveis! Vamos juntos nessa jornada de excelência empresarial, melhoria continua e crescimento de mercado!

QMS Certification

QMS Certification

A QMS Certification é um organismo de certificação internacional acreditado que atua especificamente com certificação de sistemas de gestão e treinamentos de normas aplicáveis.

Conteúdo de Sistemas de Gestão toda semana no seu e-mail? Oba!

Assine nossa newsletter e receba nossos posts direto na sua caixa de e-mail.

Como funciona o ciclo de auditorias nas certificações ISO?

Como funciona o ciclo de auditorias nas certificações ISO?

O ciclo de auditorias nas certificações ISO corresponde a quantidade e frequência de auditorias que precisam acontecer para que sua empresa receba e mantenha o tão sonhado certificado. Para que isso aconteça, há um processo muito bem estabelecido e que depende tanto da sua empresa quanto do