ISO e as Mudanças Climáticas: Como as Normas podem salvar nosso planeta

ISO e as Mudanças Climáticas: Como as Normas podem salvar nosso planeta

A cada dia fica mais evidente as mudanças climáticas no mundo, claro resultado dos desafios ambientais e com isso, a busca por soluções sustentáveis tornou-se essencial. É dessa forma que a ISO e as Mudanças Climáticas se relacionam, entenda.

O Papel Crucial das Normas ISO

Embora a implementação de uma norma ISO seja desafiadora, abordando desde custos, passando por engajamento de equipe e por fim a integração com as atuais atividades da organização, é inegável os benefícios que se apresentam no final.

Os benefícios de cada normativa são individuais e se relacionam com seu objetivo, mas é fato, as vantagens para a sociedade a longo prazo dificilmente são notadas pela organização, vamos ver algumas delas.

 

ISO 14001:2015 – Sistema de Gestão Ambiental

A ISO 14001 faz parte da família ISO 14000, que se concentram em aspectos do gerenciamento ambiental.

“O objetivo desta Norma é prover às organizações uma estrutura para a proteção do meio ambiente e possibilitar uma resposta às mudanças das condições ambientais em equilíbrio com as necessidades socioeconômicas. Esta Norma especifica os requisitos que permitem que uma organização alcance os resultados pretendidos e definidos para seu sistema de gestão ambiental.”

ABNT NBR ISO 14001:2015

A norma incentiva organizações a adotarem métodos que identifiquem e controlem o impacto que suas atividades provocam no meio ambiente, principalmente no que se refere ao ciclo de vida da produção ou serviço.

O ciclo de vida engloba quais os impactos que a organização exerce na etapa de produção, distribuição e descarte, ou seja, não basta produzir, sua empresa é responsável pelo produto e os efeitos dele no ambiente do início ao fim, esse é o fator mais forte de como essa norma ISO e as mudanças climáticas se interlaçam.

Leia o Guia Completo sobre a ISO 14001:2015.

 

ISO 50001:2018 – Sistema de Gestão da Energia

A norma fornece uma estrutura para criação, implementação, manutenção e melhoria de um sistema de gestão de energia.

“O propósito deste Documento é permitir que as organizações estabeleçam os sistemas e processos necessários para melhorar continuamente o desempenho energético, incluindo a eficiência energética, o uso da energia e o consumo da energia […]”

ABNT NBR ISO 50001:2018

Baseada no ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act), a ISO 50001 inventiva que as organizações planejem e implementem ações de melhoria energética, visando melhora no desempenho energético. Por que isso importa?

Melhorando a eficiência energética, as organizações podem reduzir seus impactos ambientais nas operações, tal como emissões de gases de efeito estufa e outros impactos ambientais associados a extração, produção e uso da energia.

Saiba mais sobre a ISO 50001:2018

 

Normas ISO e Política Climática Global

As normas ISO, principalmente aquelas focadas em gestão ambiental, oferecem frameworks que ajudam as empresas a operar de forma mais sustentável e eficiente. Além disso, são complementares às políticas climáticas globais, como o Acordo de Paris, cujo o objetivo é limitar o aumento da temperatura global nesse século.

Uma menção importante para entender de forma mais direta essa relação, é a série ABNT NBR ISO 14064, normativa focadas na gestão de emissões de gases de efeito estufa (GEE). ABNT NBR ISO 14064-2:2007 traz orientações a nível de projetos para quantificação, monitoramento e relatório de reduções de emissões ou aumento de remoções de gases de efeito estufa.

Por fim, é essencial enfatizar que a adoção de práticas sustentáveis é incentivada pela ISO a todos os níveis da sociedade, desde corporações, governos e consumidores. Elas apresentam formas de operacionalizar compromissos climáticos por meio de ações práticas e verificáveis, sai do utópico e entra na operação em si.

Esperamos ter ajudado a entender como a ISO e as Mudanças Climáticas se relacionam.

Abaixo disponibilizamos outra relação direta entre os 2 fatores: como as mudanças climáticas alteraram os requisitos das normas ISO,

QMS Certification

QMS Certification

A QMS Certification é um organismo de certificação internacional acreditado que atua especificamente com certificação de sistemas de gestão e treinamentos de normas aplicáveis.

Webinar do mês

Confira nossos conteúdos ao vivo!

Todo mês ensinamos ao novo gratuitamente, confira e se inscreva!

Nos webinars que você assistir ao vivo, há liberação de um certificado de participação ;)

Logo Q Academy Branco

Cursos online de
Sistemas de Gestão

Tratamento de Não Conformidades: Análise de Causa

Tratamento de Não Conformidades: Análise de Causa

No universo da gestão de qualidade, um dos aspectos mais cruciais é o tratamento eficaz de não conformidades. A análise de causa é um procedimento indispensável nesse contexto, proporcionando um caminho para evitar sua recorrência. Saiba mais!

Guia Completo Acreditação ONA

[Guia Completo] Acreditação ONA

Em 1 de março de 2024 a QMS adquiriu a TS4 Saúde e agora atua como uma instituição acreditadora credenciada (IAC) ONA. Mas afinal, o que é ONA?