Logo QMS Certification Blog
Pesquisar
Quando será a próxima revisão da ISO 9001?

Quando será a próxima revisão da ISO 9001?

A revisão da ISO 9001 já começou e no artigo de hoje vamos falar tudo que você precisa saber para estar por dentro deste processo. Isso porque o comitê técnico responsável por essa norma aprovou recentemente a revisão do padrão 9001, o que causará impactos em empresas do mundo todo.

Neste texto, vamos falar um pouco sobre o virá a seguir e também uma previsão de datas para a publicação da nova versão. Entretanto, por hora, não é preciso se preocupar. O processo de revisão requer diversas etapas e é feito com muita criteriosidade, o que o torna um processo relativamente longo.


Como funciona o processo de revisão das normas de sistemas de gestão

Antes de falar da revisão da 9001, vamos compreender melhor como é a sistemática geral de revisão de um padrão ISO para sistemas de gestão.

Obrigatoriamente, a cada 5 anos, as normas de sistemas da ISO precisam ir para votação em plenária para determinar se é necessária ou não a atualização do padrão. Em relação à ISO 9001, isso aconteceu em 2020 e na época decidiu-se por manter o padrão sem atualizações.

Mesmo após essa votação, a ISO realizou diversas outras pesquisas e continuou atenta às necessidades da norma e da comunidade. O que resultou recentemente na aprovação da revisão, que já teve início e está em andamento!

Agora, tal qual o processo de revisão de um procedimento da sua empresa, diversos profissionais capacitados se reunirão em uma série de reuniões para debater a norma e elaborar a próxima versão da norma.


O que via mudar na revisão da ISO 9001?

A ISO 9001 é adotada por mais de um milhão de empresas ao redor do mundo, cerca de 18.500 só no Brasil. Dessa forma, a revisão da maior norma de sistemas de gestão da ISO é certamente um grande evento para nossa área.

Por isso, desde já surgem rumores e dúvidas sobre o que vai mudar. São profissionais se perguntando o que vai mudar, o que será preciso adequar nas empresas, consultores planejando produtos em relação à norma e uma série de outras demandas.

Mas devido às peculiaridades do próprio processo de revisão, não é possível saber ainda o que exatamente vai mudar. Mesmo porque o processo de revisão leva em conta muitos aspectos e centenas de profissionais de todo o mundo. Porém, podemos levar em conta algumas entradas desse processo, vejamos:


Revisão do anexo SL

O Anexo SL é uma espécie de layout comum para TODAS as normas ISO de sistemas de gestão. A partir de usa criação, todas as normas de requisitos precisam ser criadas ou adequadas segundo sua égide, facilitando o processo de integração de sistemas.

Esse documento foi revisado recentemente, assim ele precisa ser levado em consideração durante o processo e revisão da ISO 9001 e esta norma precisa ser revisada de acordo com o que foi alterado na revisão do anexo SL.


Endereçamento de novas questões externas

Atualmente, o item “4 Contexto da organização” da ISO 9001:2015 já inclui a necessidade de as empresas analisarem e levarem em consideração aspectos externos à organização. Uma das demandas da própria ISO é que, de alguma forma, questões como as mudanças climáticas (climate changes), sustentabilidade e diversidade sejam endereçadas de alguma forma.

Isso acontece porque com a criação do anexo SL e a evolução da própria norma, cada vez mais estão sendo considerados aspectos estratégicos do negócio. Já na revisão 2015 tivemos a inclusão de todo o aspecto relacionado ao contexto do negócio, por exemplo.


Demandas de players do mercado

A equipe responsável por trabalhar na revisão da norma ISO 9001 – e em qualquer sistema de gestão ISO – é muito ampla e multidisciplinar. Assim, também serão levadas em consideração demandas de consultores, empresas, agências reguladoras, órgãos certificadores e diversas instituições relacionadas.

Isso garante maior abrangência na revisão e também maior adaptabilidade do padrão ao contexto global, o que enriquece muito a gestão como um todo. Agora, vamos ao que o pessoal mais quer saber:


Quando sai a revisão da ISO 9001?

Antes de mais nada, é preciso compreender que esse é um processo que pode durar mais ou menor de acordo com as discussões e necessidades da própria revisão. Durante esse processo, diversos commit drafts (“rascunhos”) são produzidos e distribuídos para participantes do mundo inteiro, gerando milhares e milhares de comentários são levados em consideração.

Assim, mesmo que haja um cronograma e um planejamento estipulados, podem ocorrer alterações, atrasos e extensões de prazo. Dito isso, mesmo por este não ser um cronograma cartesiano, é previsto que a publicação da nova versão saia apenas entre 2025 e 2026.


O que você mudaria na ISO 9001 – sistemas de gestão da qualidade?

A revisão de um padrão tão popular como a ISO 9001 certamente gera ansiedade e expectativas no mundo todo. Entretanto, e preciso entender que essa revisão e o posterior lançamento de uma nova versão são extremamente importantes para garantir que a norma continue relevante e eficaz na orientação das organizações em direção à excelência na gestão da qualidade.

O foco da ISO 9001 – Sistemas de gestão da qualidade é e sempre foi a satisfação do cliente. O próprio comportamento do consumidor vem mudando drasticamente nos últimos anos, assim é preciso garantir que isso faça parte do padrão.

Da mesma forma, a norma preconiza a melhoria continua, pregando a necessidade de alterações sempre que necessário. Assim, é preciso que o próprio padrão também passe por alterações, acrescentando novas boas práticas e aspectos necessários à estratégia dos negócios das empresas que adotam a norma.

O mundo passa por constantes mudanças e as empresas são mais testadas do que nunca, assim, para continuar adaptando-se às mudanças e necessidades do ambiente empresarial global, a ISO 9001 precisa igualmente se atualizar e adaptar-se às mudanças. Assim, vale a pena aguardar as mudanças que virão e começar a imaginar o que você acredita que seja necessário na nova versão da norma.


Revisão na ISO 9001. E agora? [vídeo]

Este artigo foi feito com base em um vídeo do nosso canal, onde o diretor da QMS Certification, Neifer França, discorreu a respeito do processo de revisão da norma.

Clique abaixo para assistir o vídeo e inscreva-se no nosso canal para manter-se atualizado sobre a revisão da ISO 9001 e de tudo que é mais relevante na área de sistemas de gestão.

QMS Certification

QMS Certification

A QMS Certification é um organismo de certificação internacional acreditado que atua especificamente com certificação de sistemas de gestão e treinamentos de normas aplicáveis.

Conteúdo de Sistemas de Gestão toda semana no seu e-mail? Oba!

Assine nossa newsletter e receba nossos posts direto na sua caixa de e-mail.

Como funciona o ciclo de auditorias nas certificações ISO?

Como funciona o ciclo de auditorias nas certificações ISO?

O ciclo de auditorias nas certificações ISO corresponde a quantidade e frequência de auditorias que precisam acontecer para que sua empresa receba e mantenha o tão sonhado certificado. Para que isso aconteça, há um processo muito bem estabelecido e que depende tanto da sua empresa quanto do