ISO 9001 na área da saúde

Por que obter certificação ISO 9001 na área da saúde?

Entenda a importância da certificação ISO 9001 na área da saúde e quais melhorias ela pode trazer para o setor!

Muitos profissionais tem dúvidas sobre por que obter a certificação ISO 9001 na área da saúde. Isso porque, mesmo sabendo que a norma pode trazer grandes benefícios para a empresa, sabemos que ela não é um padrão específico da área.

Além disso, esse é um assunto importante pois a norma ISO 9001:2015 pode trazer uma abrangência de possibilidades muito grande. Bem como, para aplicação na área da saúde, é preciso levar em consideração uma série de especificidades.

Assim, no artigo de hoje, vamos falar um pouco sobre os impactos dessa norma nas empresas do ramo da saúde, quais as melhorias que ela pode trazer e o que esperar da tão famosa ISO 9001 na área da saúde!

Antes de mais nada, vale ressaltar que o artigo de hoje foi inspirado no nosso webinar que contou coma participação da auditoria Sheila Canos. Ela biomédica, Auditora Líder na ISO 9001:2015 e especialista em certificações na área da saúde.

O webinar aconteceu no dia 20 de julho de 2023, mas está disponível na integra no nosso canal do Youtube. Dessa forma, vale a pena conferir também o webinar completo, basta clicar no botão abaixo acessar o conteúdo. Aproveite e se inscreva para não perder os próximos webinars.

Benefícios da certificação ISO 9001 na área da saúde

No webinar, Canos apresentou diversos fatores sobre como a ISO 9001 impacta positivamente as empresas.

Ela ressaltou que a norma ajuda com uma grande dificuldade da área da saúde, pois analisa a aderência da organização aos requisitos legais do negócio. Dessa forma, a 9001 auxilia, por exemplo, a manter a organização regularizada frente às RDCs (Resoluções da Diretoria Colegiada).

Isso, sem contar com os requisitos estatutários (da própria organização) e aqueles relacionados à própria satisfação e cuidado com o cliente.

Canos também apontou que grandes players do mercado brasileiro da saúde têm sido reconhecidos pela qualidade de seus serviços e que a norma tem papel crucial neste reconhecimento. Segundo ela, entre as instituições que mais buscam a certificação ISO 9001 na área da saúde, estão:

  • Hospitais e clínicas médicas e odontológicas;
  • Laboratórios e medicina diagnóstica;
  • Bancos de sangue e hemocentros;
  • Serviços de medicina ocupacional;
  • Entre outros.

 

Dificuldades de instituições que não têm certificação ISO 9001 na área da saúde

Canos falou ainda dos principais problemas que a ISO 9001:2015 ajuda a resolver dentro das organizações da área da saúde. Vejamos alguns pontos ressaltados:

  • As lideranças não têm claramente estabelecidas e/ou identificadas sua missão (negócio) e diretrizes estratégicas para o alcance dos objetivos da organização;
  • Falta de coordenação, integração e alinhamento entre as lideranças executivas (corporativa) e lideranças médias ou intermediárias. Por consequência, entre departamentos e serviços;
  • Inexistência ou insuficiência de estrutura, falta de um sistema ou profissionais capacitados e dedicados a gerenciar o SGQ (Sistema de gestão da qualidade) e a Segurança do Paciente;
  • Falta de conhecimento e correta aplicação da legislação e regulamentos aplicáveis aos serviços/processos da instituição.

Ao longo do webinar, Canos falou de mais 5 grandes problemas que a certificação ISO 9001 na área da saúde ajuda a resolver, promovendo melhorias e mais resultados. Bem como, detalhou melhor como a norma atua nas organizações e se adequa as especificidades desse mercado.

Além disso, nossa especialista também falou um pouco sobre as diferenças entre a ISO 9001:2015 e a ONA, norma muito comum e conhecida no nicho da saúde. Ambas as normas tem sua importância e podem ser muito complementares na busca por mais eficiência, eficácia e benefícios para a empresa.

 

Desafios diários do processo de certificação ISO 9001 na área da saúde

Outro ponto alto do webinar foi compreender melhor as dificuldades de implementar a ISO 9001 nas organizações da saúde. Bem como, conhecer as dicas que Sheila Canos trouxe para superá-las.

Entre as dificuldades enfrentadas, Canos falou sobre:

  • Dificuldades para conciliar as funções com as novas demandas;
  • Falta de conhecimento do projeto de implementação;
  • Dificuldades para dar continuidade à nova rotina;
  • A importância do apoio de provedores externos;
  • Adequação da infraestrutura predial aos padrões atuais;
  • Necessidades de alterações do sistema de informação da empresa.

No vídeo, ela aprofundou cada uma dessas dificuldades, falando sobre como eles impactam cada objetivo da organização e o processo de implementação da certificação ISO 9001 na área da saúde. Bem como, deu algumas dicas para superar esses desafios.

 

Assista ao webinar completo e tire todas as suas dúvidas!

O webinar está recheado de informações essenciais para quem procura excelência ou está buscando a certificação ISO 9001 na área da saúde. Nele, Canos falou de diversos outros temas essências, como:

  • O cenário da certificação ISO 9001:2015 no Brasil;
  • Mais benefícios que a implementação da ISO 9001 traz para as organizações da área da saúde;
  • Principais escopos da certificação ISO 9001 em serviços da área da saúde;
  • Possíveis limitações da preparação para a certificação;
  • Capacitação e Avaliação dos profissionais da empresa para o processo de implementação;
  • Gestão de riscos na ISO 9001:2015;
  • Indicadores importantes para o SGQ e para a empresa;
  • Principais não conformidades encontradas em certificação ISO 9001 na área da saúde;
  • E muito mais, assista! (Clique aqui para assistir)

 

ISO 9001:2015 – mais sustentabilidade para empresa e mais cuidado com o cliente

Por fim, é preciso entender que vale a pena estudar essa norma e considerar sua implementação. A certificação ISO 9001 na área da saúde é um passo crucial para elevar os padrões de qualidade e excelência nos serviços prestados.

A abordagem estruturada e sistemática da norma posiciona as organizações de saúde em um patamar de destaque no mercado, atraindo parceiros e colaboradores que valorizam a conformidade com padrões reconhecidos internacionalmente.

Portanto, investir na implementação da ISO 9001 é investir no bem-estar dos pacientes, na eficácia dos processos e no crescimento sustentável da instituição, resultando em benefícios benéficos para todas as partes interessadas!

 

QMS Certification

A QMS Certification é um organismo de certificação internacional acreditado que atua especificamente com certificação de sistemas de gestão e treinamentos de normas aplicáveis.

Webinar do mês

Confira nossos conteúdos ao vivo!

Todo mês ensinamos ao novo gratuitamente, confira e se inscreva!

Nos webinars que você assistir ao vivo, há liberação de um certificado de participação ;)

Logo Q Academy Branco

Cursos online de
Sistemas de Gestão

Compliance no Terceiro Setor: Entenda a sua importância

Compliance no Terceiro Setor: Entenda a sua importância

O terceiro setor é uma esfera da atividade econômica que engloba organizações não governamentais (ONGs), associações, fundações e outras entidades que atuam com finalidades sociais, ambientais, culturais ou de desenvolvimento comunitário, mas que não raras vezes são usadas para prática de fraudes, por isso o Compliance no