Você deve ter a ISO porque você quer

Muitas empresas investem um longo período de implementação nas normas ISO para conseguir a certificação e para que possam divulgar o cumprimento dos requisitos, mas fato é que, você deve ter a ISO aplicada porque você quer.

As normas ISO são elaboradas com um amplo estudo para melhorar os processos da empresa e reduzir riscos que estes envolvem. Partindo dessa premissa, devemos enxergar as normas da ISO não como obrigatoriedade, mas sim como algo que ajudará a gestão de uma empresa e pelo fato de ser uma norma de requisitos, se torna obrigatório e não o contrário.

0a0a3f99-73e2-4b75-8aa3-3e2328eb91c4Tomemos como exemplo a aplicação do Ciclo PDCA (plan, do, check, action), trata-se de um processo que ocorre inconscientemente, usamos em nossa rotina de trabalho e até mesmo na vida pessoal, no entanto, padronizar e criar um processo para isso trará resultados muito mais efetivos e mensuráveis. É necessário planejar o que será feito, fazer conforme o planejado para identificar as falhas, analisar o que foi feito e corrigir, parece óbvio, mas muitas vezes tomamos atitudes dentro do nosso trabalho sem mensurar se é ou não uma ação de fato positiva.

Sendo assim, uma organização que tem ou quer ter uma certificação ISO, não apenas para colocar um certificado em sua parede, mas sim porque você quer melhorar seu processo de gestão, acredita no potencial da empresa e por isso aplica um estudo de padronização que foi feito justamente para auxiliar nesse processo, mas claro que ter esse esforço reconhecido em um certificado por um organismo internacional e utilizar isso como uma vantagem competitiva é válido e muito bom, não vamos negar.

Através da aplicação das normas ISO nos tornamos mais críticos com os processos, não apenas dentro da empresa, mas com parceiros e fornecedores, isso faz com que tomemos decisões mais rentáveis e seguras.  Também passamos a ter uma estruturação melhor dos processos, com cada funcionário compreendendo seu compromisso e valores organizacionais.

Então, chegou sua hora de planejar seus objetivos com o sistema de gestão, aplicá-lo, avaliar os resultados e melhorar sempre. Faça por você e pela sua empresa, não somente pelo certificado.

Confira o case de uma empresa que aplicou a norma ISO:

QMS Certification

A QMS Certification é um organismo de certificação internacional acreditado que atua especificamente com certificação de sistemas de gestão e treinamentos de normas aplicáveis.

Webinar do mês

Confira nossos conteúdos ao vivo!

Todo mês ensinamos ao novo gratuitamente, confira e se inscreva!

Nos webinars que você assistir ao vivo, há liberação de um certificado de participação ;)

Logo Q Academy Branco

Cursos online de
Sistemas de Gestão

Compliance no Terceiro Setor: Entenda a sua importância

Compliance no Terceiro Setor: Entenda a sua importância

O terceiro setor é uma esfera da atividade econômica que engloba organizações não governamentais (ONGs), associações, fundações e outras entidades que atuam com finalidades sociais, ambientais, culturais ou de desenvolvimento comunitário, mas que não raras vezes são usadas para prática de fraudes, por isso o Compliance no