Dicas para melhorar o trabalho home office

Trabalhar em casa pode ser desafiador, mas com esse artigo você pode conseguir algumas dicas que irão ajudar a melhorar seu desempenho no trabalho home office.

Até algum tempo atrás, o home office era uma forma de trabalho esporádico ou de áreas muito específicas, mas então chegou o ano de 2020 (com a pandemia da Covid 19) e muitos trabalhadores e empresas se viram obrigados a se adaptar a esse “novo” meio de trabalho.

Aos poucos, as coisas têm “voltado ao normal”. Ainda sim, muitas organizações resolveram adotar esse novo método (mesmo que não necessariamente em home office, mas um sistema híbrido). Então, muitos trabalhadores precisaram se adaptar ao modelo de trabalho remoto.

Pode parecer muito desafiador adequar essa rotina a um ambiente que foi projetado para ser o seu lugar de descontração e descanso. Porém, isso pode ser possível com o devido planejamento. E com a leitura desse artigo, você pode conseguir concretizar isso. Então vamos lá!

O que fazer para tornar o seu home office produtivo?

Por conta dessa forma de trabalho não fazer tão parte da nossa cultura, as pessoas e organizações têm receio sobre como adotar esse método. Muitas vezes por acreditar que o trabalho não será tão produtivo.

Mas se pensarmos em serviços em que o principal objetivo é ir até o escritório para trabalhar diretamente em frente ao computador e resolvendo coisas à distância, porque não realizar esse trabalho no conforto da sua casa poupando tempo e energia?

Se tanto as organizações quanto seus funcionários se adequarem e se organizarem corretamente, os resultados do trabalho home podem ser muito positivos!

Por isso, aqui vão algumas dicas para as pessoas que trabalham dentro de casa. Para que você possa se orientar e para que o trabalho home office funcione da melhor maneira.

1.   Organize e estabeleça um local para trabalhar

Trabalhar sentado na cama ou no sofá pode parecer muito confortável e bom, mas não caia nessa armadilha. Esses lugares não são apropriados e não vão ajudar você a render em suas tarefas. Pois podem te trazer dores nas costas, por você não se sentar corretamente, ou podem te deixar sonolento, o que pode afetar muito o seu rendimento.

Se for possível, invista em organizar um cantinho da casa que seja só específico para o trabalho; com uma mesa, cadeira e materiais apropriados. Assim, você conseguirá mais concentração na realização de suas tarefas. Ah, vale ressaltar, lembre-se sempre de manter esse local  limpo e organizado!

2.  Estabeleça uma rotina com horários bem definidos

É importante criar uma rotina para que você não se perca em suas tarefas e também não ultrapasse o tempo que precisa ser destinado ao seu descanso. Pois, por conta de estar em casa, você pode facilmente acabar perdendo a noção do tempo.

É importante que as empresas também estabeleçam muito bem horários de reuniões e solicitação de tarefas. Para assim não atrapalhar o rendimento de ambos os lados.

3.  Avise que você está trabalhando

Caso, no momento do trabalho, outras pessoas também estejam em sua casa, é muito importante ter uma conversa e estabelecer o mínimo de respeito para que não ocorram distrações que possam te atrapalhar.

Isso complementa a nossa primeira dica! A partir do momento que for estabelecido um local apropriado para o trabalho, quando você estiver nesse ambiente, todos na sua casa irão saber que aquele não é o momento de atrapalhar.

4.  Tire o pijama para começar o dia

Não é necessário que você coloque um terno ou roupa social para trabalhar, porém o fato de você tirar seu pijama e vestir uma roupa confortável e apropriada para usar durante o dia pode fazer total diferença no seu rendimento.

Isso acontece porque, dessa forma, seu cérebro irá entender que você irá realizar outras tarefas e aquele não é o momento de descanso, por exemplo. Assim, você irá conseguir ficar mais disposto para cumprir suas obrigações.

5.  Faça pausas e saia um pouco de casa

Sair de casa pode parecer controverso ao objetivo do home office, mas é muito importante que você estabeleça um momento do dia para dar uma caminhada, tomar um café ao ar livre da sua residência ou realizar exercícios.

Isso é muito importante para seu corpo e mente, para ter um momento de relaxamento e descanso. Mas cuidado para não acabar se distraindo demais e deixando as tarefas de lado. Por isso, é importante estabelecer muito bem os horários para esses momentos.

Dica extra para as empresas        

Até o momento, essas dicas foram destinadas aos trabalhadores que realizam o trabalho home office, mas não podemos esquecer do papel importante das empresas nesse novo método de trabalho.

Pois essa adaptação vale para os dois lados, ambos precisam se organizar para executar seus papéis da melhor maneira possível, por isso aqui vai uma dica extra: 

Crie uma forte cultura organizacional

Com todos seus funcionários trabalhando à distância, é importante ter uma cultura organizacional muito bem estabelecida, para que esse processo seja o mais positivo possível.

A empresa precisa deixar bem claro quais são seus valores, objetivos, metas e demonstrar seu apoio e confiança em seu time. Isso ajuda a demonstrar que, mesmo longe fisicamente, a empresa está atuando para que todos possam entregar o melhor resultado sempre!

Home office: a nova realidade de muitas empresas

Trabalhar no escritório pode ter suas vantagens também, muitos preferem sair para trabalhar por inúmeros motivos. Mas trabalhar no conforto da sua casa, estar mais perto da sua família, ter mais flexibilidade com seus horários, não se desgastar por perder horas no trânsito é uma realidade com a qual muitos trabalhadores se identificaram.

Esse artigo trouxe apenas algumas dicas de como ser mais produtivo e melhorar seu desempenho nesse modelo de trabalho. Entretanto, existem ainda muitas outras dicas que você pode acrescentar e adaptar de acordo com a sua realidade.

Se você conseguir aproveitar bem essas dicas apresentadas, irá perceber muitos aspectos positivos para se tornar mais eficiente e produtivo no home office.

QMS Certification

QMS Certification

A QMS Certification é um organismo de certificação internacional acreditado que atua especificamente com certificação de sistemas de gestão e treinamentos de normas aplicáveis.

Webinar do mês

Confira nossos conteúdos ao vivo!

Todo mês ensinamos ao novo gratuitamente, confira e se inscreva!

Nos webinars que você assistir ao vivo, há liberação de um certificado de participação ;)

Logo Q Academy Branco

Cursos online de
Sistemas de Gestão

Tratamento de Não Conformidades: Análise de Causa

Tratamento de Não Conformidades: Análise de Causa

No universo da gestão de qualidade, um dos aspectos mais cruciais é o tratamento eficaz de não conformidades. A análise de causa é um procedimento indispensável nesse contexto, proporcionando um caminho para evitar sua recorrência. Saiba mais!

Guia Completo Acreditação ONA

[Guia Completo] Acreditação ONA

Em 1 de março de 2024 a QMS adquiriu a TS4 Saúde e agora atua como uma instituição acreditadora credenciada (IAC) ONA. Mas afinal, o que é ONA?