O que é a metodologia OKR para acompanhamento de indicadores?

O que é a metodologia OKR para acompanhamento de indicadores?

Utilize a metodologia OKR para monitorar o desempenho e maximizar o desempenho da sua empresa de forma ágil e focada em resultados!

Criada por Andy Grove (húngaro que foi CEO da Intel), a metodologia OKR acabou se tornando um dos métodos de gestão do desempenho organizacional mais utilizados do mundo.

Os OKRs ajudaram grandes organizações a crescer, tais quais a própria Intel e o Google. Apesar de ser mais utilizada em empresas de tecnologia, a metodologia é muito versátil e pode ser utilizada ou adaptada para praticamente quaisquer negócios.

No artigo de hoje, vamos falar um pouco sobre essa metodologia. Apesar de ter sido criada na década de 1970, ela continua atual e extremamente relevante diante das mudanças cada vez mais rápidas e do contexto conturbado em que vivemos.

 

O que é a metodologia OKR?

A sigla OKR significa “Objectives and Key Results” (em português: Objetivos e Resultados Chave). E os OKRs são um modelo de gestão ágil para gerenciamento do desempenho organizacional. Seu foco está no alcance dos resultados esperados e em facilitar a comunicação dos objetivos empresariais para os colaboradores.

A proposta dos OKRs é similar a de outras ferramentas de gestão da estratégia existentes, tais como o BSC (Balanced Scorecard) ou os indicadores em cascata. Entretanto, a metodologia OKR é uma poderosa ferramenta de comunicação que se diferencia por ter um modelo de criação mais bottom up.

Enquanto, em outras metodologias, os indicadores são definidos no topo da hierarquia (top down), o OKR propõe que os próprios colaboradores, respeitando os objetivos da empresa, definam seus indicadores e metas.

Outro diferencial é que a metodologia incentiva a criação conjunta das metas e indicadores, estimulando que equipes sejam consultadas e que outros colaboradores participem das definições dos indicadores.

 

Metodologia ágil

Outro diferencial da metodologia OKR é o ganho de velocidade em relação a métodos mais tradicionais. A maioria dos métodos de gerenciamento da estratégia e desempenho funciona com revisões anuais. Um grupo, ou comitê, se reúne e determina as metas do ano baseadas na estratégia da empresa e nos objetivos esperados.

Por serem mais flexíveis e criados pelos próprios colaboradores, os OKRs podem ser revisados com maior frequência, ajustando as necessidades da empresa às mudanças. Ainda existe uma periodicidade de revisão dos indicadores, mas pode ser trimestral ou até mesmo mensal. Isso enquanto outras metodologias só revisam os indicadores de forma anual.

 

Princípios básicos dos Objectives and Key Results

Existem 3 diretrizes básicas que norteiam a aplicação e utilização dos OKRs nas organizações. Sua compreensão e utilização não só explicam o sucesso da metodologia como ajudam a manter a empresa ágil e eficaz.

Esses princípios são: Revisão ágil; Priorização de resultados, e; Engajamento nas metas. Vejamos um pouco melhor cada um deles:

  • Revisão ágil e dinamicidade: o principal objetivo dos OKRs é tornar a organização ágil e capaz de responder às mudanças para alcançar seus objetivos e metas. Assim, a metodologia OKR prega uma maior periodicidade da relevância dos indicadores. Para isso, além de redução na periodicidade, como já relatado neste artigo, o método também incentiva a revisão constante dos indicadores, sendo mais importante a adaptabilidade do que o período efetivo da revisão;
  • Priorização de resultados e engajamento: outro princípio importante é o foco nos resultados. Enquanto algumas metodologias focam no monitoramento das tarefas, o objetivo dos OKR é monitorar resultados. Dessa forma, a metodologia acredita que o direcionamento claro dos resultados esperados torna possível o planejamento de ações para alcançá-los, e não o contrário. Isso faz com que as pessoas tenham mais clareza sobre o que precisam alcançar e, assim, desenvolvam mais engajamento nos objetivos estratégicos e não em tarefas específicas;
  • Transparência gera resultados: os OKRs pregam que todos os resultados e indicadores da empresa sejam acessíveis a todos os colaboradores. Somente assim é possível compreender como os resultados impactam a organização como um todo. Assim, a transparência é um fator chave para o sucesso da metodologia e, dessa forma, o alcance dos objetivos da empresa. Neste aspecto, contar com uma ferramenta que disponibilize e organize tudo de forma clara e acessível a todos pode ser a diferença entre alcançar os resultados ou falhar.

 

Potencialize o Desempenho Organizacional com a Metodologia OKR

Em resumo, a metodologia OKR é uma poderosa ferramenta de gestão do desempenho organizacional, capaz de garantir resultados e promover uma cultura de alta performance.

Ao adotar essa abordagem ágil e flexível, sua empresa tem a oportunidade de se adaptar às constantes mudanças do mercado e alcançar seus objetivos estratégicos de maneira mais eficaz e eficiente.

Uma das principais vantagens da metodologia OKR é a sua flexibilidade. Ao contrário dos métodos mais tradicionais que podem ser mantidos permanentemente, os OKRs podem ser reavaliados com maior frequência, seja trimestral ou até mesmo mensalmente. Essa capacidade de adaptação contínua às demandas do mercado permite que a empresa ajuste sua estratégia e prioridades de forma ágil, garantindo que esteja sempre no caminho certo para alcançar o sucesso.

Não se esqueça de que a implementação dos OKRs demanda comprometimento e engajamento de toda a organização. Ao envolver os colaboradores na definição de indicadores e metas, você promoverá maior participação e empoderamento.

Agora, cabe a você aprender mais sobre essa prática. Estude casos de sucesso e busque capacitação para implementar o OKR de forma eficaz em sua empresa. Lembre-se de que a jornada rumo à excelência é contínua e requer um comprometimento constante com o aprendizado e o aprimoramento.

QMS Certification

QMS Certification

A QMS Certification é um organismo de certificação internacional acreditado que atua especificamente com certificação de sistemas de gestão e treinamentos de normas aplicáveis.

Webinar do mês

Confira nossos conteúdos ao vivo!

Todo mês ensinamos ao novo gratuitamente, confira e se inscreva!

Nos webinars que você assistir ao vivo, há liberação de um certificado de participação ;)

Logo Q Academy Branco

Cursos online de
Sistemas de Gestão

Tratamento de Não Conformidades: Análise de Causa

Tratamento de Não Conformidades: Análise de Causa

No universo da gestão de qualidade, um dos aspectos mais cruciais é o tratamento eficaz de não conformidades. A análise de causa é um procedimento indispensável nesse contexto, proporcionando um caminho para evitar sua recorrência. Saiba mais!

Guia Completo Acreditação ONA

[Guia Completo] Acreditação ONA

Em 1 de março de 2024 a QMS adquiriu a TS4 Saúde e agora atua como uma instituição acreditadora credenciada (IAC) ONA. Mas afinal, o que é ONA?