8.1 Planejamento e controle operacionais na ISO 9001

Neste artigo, vamos conhecer um pouco mais sobre o requisito 8.1 da 9001 e entender a importância do planejamento e controles operacionais dentro das organizações.

O requisito 8.1 da norma ISO 9001 é denominado “Planejamento e controle operacionais” e estabelece a necessidade das organizações em planejarem e controlarem suas operações para atender aos requisitos do cliente e de si mesmas.

​Para cumprir esse requisito, as organizações devem identificar e gerenciar os processos necessários para a operação eficaz do sistema de gestão da qualidade. Isso envolve identificar processos, definir responsabilidades, estabelecer objetivos e planejamento para atingir a essas metas.

A norma ISO 9001:2015 também determina que a organização implemente controles operacionais adequados para garantir a eficácia dos processos. Isso inclui documentar os procedimentos operacionais, realizar monitoramento e análises para garantir que os processos estejam dentro da conformidade.

Então, de modo geral, o requisito 8.1 da norma ISO 9001 ressalta a importância do planejamento, do controle e da melhoria contínua para garantir a satisfação dos clientes e a eficácia do sistema de gestão da qualidade.

Para entender, de fato, como isso deve ser realizado adequadamente, o requisito 8.1 se desdobra em 5 principais itens que devem ser considerados na hora de aplicar o requisito. Então vejamos cada um deles!

 

8.1 Planejamento e controle operacionais

O principal objetivo desse requisito é garantir que os meios operacionais de uma organização estejam devidamente estruturados a fim de entregar produtos ou serviços adequados ao seu público.

Para isso, a norma determina que a empresa deve planejar, implementar e controlar os processos para implementar as ações determinadas que são:

 

a) determinar os requisitos para os produtos e serviços:

Aqui a organização precisa se comprometer em definir que tipo de serviço ou produto ela procura entregar aos seus clientes e o que eles buscam.

Este é um passo essencial para planejar e ter um controle operacional, pois as atividades devem ser voltadas para cumprir os requisitos determinados pelo cliente.

 

b) estabelecer critérios para processos e aceitação de produtos e serviços:

É importante estabelecer referências para que a eficácia do processo seja medida.

Neste ponto, então, é importante definir com clareza quais serão as características do serviço ou produto para entregar dentro da conformidade que o cliente espera. Para isso, é necessário saber quais serão os critérios para a avaliar se a entrega final está correta ou não.

 

c) determinar recursos necessários para alcancar conformidade com os requisitos do produto e serviço:

Os recursos que serão necessários podem variar de acordo com as características do que sua empresa oferece aos clientes. Mas para que algo possa ser executado, é importante realizar um levantamento de todos os recursos que estão disponíveis e os que serão necessários para executar determinado processo.

Neste tópico, são pensados itens como matéria- prima, equipamentos, profissionais especializados, infraestrutura e todos os meios necessários para poder entregar as características adequadas e o serviço/produto dentro da conformidade para seus clientes.

 

d) implementar controle de processos de acordo com critérios:

Além de determinar e estabelecer os critérios, é preciso implementar os controles dos processos que você determinou anteriormente.

É preciso verificar se o produto ou serviço está atendendo às características que foram estabelecidas e se todo o processo está em conformidade para entregar o melhor resultado ao seus clientes.

É preciso estabelecer boas formas de controle de processo para, de fato, entender que se está entregando tudo conforme o determinado e não ter problemas com retrabalho, por exemplo.

 

e) determinar e conservar informação documentada na extensão necessária:

Por fim, a norma estabelece que a organização precisa manter ou reter informações documentadas a fim de registrar que todos os critérios e planejamento estão sendo cumpridos e controlados.

Dessa forma, a empresa pode garantir a conformidade com seu trabalho e transparecer mais confiança, além de uma visão positiva da sua empresa para com os seus clientes.Pois isso demonstra que a organização conduz os processos corretamente e se preocupa em seguir os padrões que foram estabelecidos desde o início.

A norma também deixa especificado a importância de controlar mudanças, sejam elas planejadas ou não, a empresa precisa avaliar quais são as consequências dessas mudanças. Para que dessa forma possam ser tomadas medidas e ações necessárias para solucionar e controlar essas mudanças de forma consciente.

Além disso, a empresa deve estar atenta em assegurar que processos terceirizados sejam controlados, para garantir que tudo estará dentro da conformidade estabelecida.

 

Planejamento e controle podem ser processos essenciais para a melhoria do seu negócio

Então, através da leitura, podemos acompanhar que o requisito 8.1 está ligado ao planejamento e controle de processos e como isso é essencial para o funcionamento de uma organização e a entrega de bons resultados.

Ao planejar e controlar esses processos para atender as necessidades, a organização estabelece uma base sólida para satisfazer a expectativa dos seus clientes e sempre buscar a melhoria contínua do seu serviço ou produto oferecido.

É através da implementação desses requisitos que a norma estabelece que a empresa seja capaz de avaliar adequadamente seus processos, identificar as oportunidades de melhoria e tomar ações corretivas quando for necessário.

Então, o planejamento e controles operacionais se tornam essenciais para reduzir riscos para sua empresa e estar sempre atento em aproveitar as oportunidades que possam surgir.

Dessa forma, o requisito 8.1 da norma ISO 9001 não garante apenas a conformidade com os requisitos da norma, mas também contribui para eficiência dos processos da organização, aumentando a satisfação do cliente e a competitividade no mercado!

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