Requisito 7.1.3 Infraestrutura da ISO 9001:2015: as bases de uma organização!

Neste artigo, vamos conversar sobre o Requisito 7.1.3 Infraestrutura da ISO 9001:2015 e como é importante as empresas proverem uma infraestrutura adequada para operar seus processos.

Ter um ambiente adequado e com os materiais corretos para se trabalhar é algo essencial no dia a dia de qualquer organização. E para isso, toda empresa precisa oferecer uma infraestrutura adequada a toda sua equipe.

A ISO 9001:2015 estabelece que a organização precisa determinar e providenciar o local e os meios necessários para a implementação dos processos, bem como garantir manutenção e melhoria contínua do sistema de gestão da qualidade.

Por isso, a ISO 9001, através do requisito 7.1.3, busca assegurar que as empresas ofereçam e mantenham um ambiente onde seja possível alcançar os objetivos organizacionais.

É preciso lembrar que oferecer os recursos necessários está diretamente ligado a alcançar a conformidade dos serviços ou produtos que a empresa entrega. Então, nesse artigo, vamos apresentar o que o requisito 7.1.3 diz e mostrar como a ISO ajuda uma organização a determinar sua infraestrutura necessária.

Vamos lá?

O que o requisito 7.1.3 diz sobre a infraestrutura?

Toda empresa deve ter uma infraestrutura adequada para seu funcionamento. Como já citado acima, isso está intimamente ligado ao desempenho dos funcionários no trabalho e da organização como um todo.

A infraestrutura se trata de um conjunto de elementos estruturais, instalações, serviços e equipamentos básicos que são fundamentais para a execução das atividades. A falta de uma infraestrutura adequada dificulta toda a operação, pois de nada adianta ter a melhor equipe se ela não possui recursos básicos para executar as tarefas, não é mesmo?!

Assim sendo, é obrigatoriedade das empresas fornecerem as condições adequadas para executar as atividades e estar em conformidade com os requisitos pertinentes, sejam eles da própria organização ou de qualquer parte interessada.

Dito isso, vamos analisar o que a norma apresenta e orienta que as organizações devem seguir.

7.1.3 Infraestrutura

A organização deve determinar, prover e manter a infraestrutura necessária para a operação dos seus processos e para alcançar a conformidade de produtos e serviços.

NOTA Infraestrutura pode incluir:

  1. a) edifícios e utilidades associadas;
  2. b) equipamento, incluindo materiais, máquinas, ferramentas, etc. e software;
  3. c) recursos para transporte;
  4. d) tecnologia da informação e de comunicação

Veja que o requisito diz que a organização DEVE determinar, prover e manter a infraestrutura, então já podemos entender que é um requisito que as organizações precisam cumprir para não sofrer conformidades na auditoria.

Além disso, estas 3 outras palavras em destaque (determinar, prover e manter) são essenciais para entender qual o objetivo principal desse requisito. E com isso, garantir que tudo que é necessário será disponibilizado na empresa. Vejamos:

A organização deve DETERMINAR

O primeiro passo é a organização determinar a infraestrutura necessária para que ela possa realizar suas atividades e executar seus serviços / produtos.

Aqui, a empresa determinará tudo que o local de trabalho precisa ter, ou seja, se esse será um ambiente adequado, se conta com um espaço que possa oferecer uma qualidade de vida às pessoas que ali vão trabalhar, se possui as ferramentas necessárias, se a infra ajuda a garantir conformidade etc.

Além disso, é importante mapear se o local apresenta algum tipo de risco, buscar identificá-lo e encontrar meios de combatê-lo.

Todas essas determinações variam de acordo com o tipo de serviço que a organização oferece, produto que produz e contexto em que está inserida. Isso é necessário pois cada local possui objetivos diferentes e é com base no planejamento que são determinados quais serão os recursos e materiais necessários para cada empresa executar suas atividades.

A organização deve PROVER

Primeiro a empresa deve determinar todos os processos do local de trabalho, os materiais / equipamentos que serão necessários e a equipe que vai trabalhar; tudo que ela precisa para desenvolver com qualidade seu trabalho.

Após essa determinação inicial, a empresa deve fazer com que tudo isso aconteça, ou seja, colocar todos esses objetivos que foram planejados e determinados em prática providenciando toda a infraestrutura necessária.

Para poder chegar a esse momento, planejamento é algo essencial. Pois é a partir desse preparo (determinação da infraestrutura) que a empresa entende quais recursos ela consegue prover de imediato, quais precisam de mais planejamento, o que é indispensável providenciar, o que pode ser terceirizado, etc.

A organização deve MANTER

Após determinar e prover todos os recursos e infraestrutura adequada, a norma diz que a organização deve manter todos os processos que foram estabelecidos.

Sabemos que manter nem sempre é a tarefa mais fácil, exige muitos recursos e esforços de todos os setores da empresa. A manutenção também engloba muito a questão do comprometimento da empresa quanto a qualidade de serviço (ou produto) que busca oferecer.

Portanto, a organização deve analisar e definir quais são os recursos de infraestrutura que já estão disponíveis, mas não basta! É preciso verificar periodicamente o seu funcionamento, bem como realizar trocas e compra de novos materiais quando houver necessidade.

Em alguns casos, para realizar a manutenção que é obrigatória para o bom funcionamento da empresa, será necessário desenvolver processos específicos para isso, mas isso é o seu contexto quem decide. O importante é manter a infraestrutura operante e possibilitadora da conformidade!

Importância do foco na infraestrutura!

Como observamos ao longo da leitura, em todo processo é necessário organizar etapas, determinar os objetivos, entender e colocar em prática quais meios serão necessários para alcançar o que buscamos.

O item 7.1.3 da norma ISO 9001:2015 nos apresenta todos os aspectos que uma boa infraestrutura pode influenciar nos processos. Observamos como esse requisito possui um aprofundamento do que precisamos ter disponível para determinar, prover e manter nossos processos e empresas. Sem seguir essas indicações, possivelmente se torna mais complexo a organização atingir seus objetivos esperados.

Pensar em infraestrutura não é apenas uma questão normativa, mas uma forma de a empresa determinar tudo que é necessário para aumentar a produtividade, qualidade de seus produtos e da qualidade de vida dos seus colaboradores.

Seguindo essas orientações é possível criar processos mais eficazes e fluidos para driblar as não conformidades e conquistar mais clientes.

QMS Certification

A QMS Certification é um organismo de certificação internacional acreditado que atua especificamente com certificação de sistemas de gestão e treinamentos de normas aplicáveis.

Webinar do mês

Confira nossos conteúdos ao vivo!

Todo mês ensinamos ao novo gratuitamente, confira e se inscreva!

Nos webinars que você assistir ao vivo, há liberação de um certificado de participação ;)

Logo Q Academy Branco

Cursos online de
Sistemas de Gestão

Compliance no Terceiro Setor: Entenda a sua importância

Compliance no Terceiro Setor: Entenda a sua importância

O terceiro setor é uma esfera da atividade econômica que engloba organizações não governamentais (ONGs), associações, fundações e outras entidades que atuam com finalidades sociais, ambientais, culturais ou de desenvolvimento comunitário, mas que não raras vezes são usadas para prática de fraudes, por isso o Compliance no