Planejamento eficaz na norma ISO 9001:2015

Esse é o período em que as empresas estão começando ou já estão a meio caminho andado do planejamento para o ano seguinte, de forma que possa atingir tranquilamente seus objetivos corporativos e o sistema de gestão da qualidade (ISO 9001:2015).

O requisito 6 é certamente um dos mais importantes da norma ISO 9001, não é para menos, ele irá orientar todo o caminhar de sua empresa, por isso temos algumas dicas para você levar em consideração quando estiver formulando seu planejamento.

 

Convide o máximo de pessoas para participar do planejamento

Esse é o famoso brainstorm, quanto mais pessoas você tiver reunidas dentro de um ambiente focando no mesmo tempo, haverá diversas ideias e pontos de vistas, que podem derrubar por terra alguma coisa já pensada, como também propor algo ainda melhor.

Além disso, como o nome da própria norma lembra, é um sistema de gestão da qualidade, como sistema há diversas partes integradas para uma gestão de qualidade, então muitas vezes seu pensamento pode acabar enviesado dentro de uma área e acabar desfavorecendo outra, então é ideal que tenham pessoas de ambos lados para uma discussão saudável.

 

Mensure as alterações do processo

A norma especifica no item 6.2.1 sobre os objetivos:

a) ser coerentes com a política da qualidade; b) ser mensuráveis; c) levar em conta requisitos aplicáveis; d) ser pertinentes para a conformidade de produtos e serviços e para aumentar a satisfação do cliente; e) ser monitorados; f) ser comunicados; g) ser atualizados como apropriado. (ABNT NBR ISO 9001:2015)

Tudo isso é importante, mas há algo que não está dentro da norma, mas que pode fazer muita diferença para que você atinja tais objetivos: mensure as alterações de seu processo.

A norma até tenta abordar o planejamento de mudanças no requisito 6.3, mas também não cita nada muito específico.

Muitas empresas costumam traçar objetivos e planejamentos para alcança-los, mas quando os resultados não condizem com o papel o desespero bate, e algo que pode tranquilizar é mensurar as alterações do seu processo para que com base em seu histórico você saiba qual a etapa que está sendo falha e corrigir apenas aquele ponto.

 

Faça uma boa análise de contexto

Obviamente há eventos que você não tem como prever, mas podem haver outros que impactam muito seu negócio e você deve prever os cenários, seja uma eleição, uma futura contratação, mudança ou criação de escritório, etc., as possibilidades são muitas.

Essa parte do planejamento tem muita relação com a gestão de riscos, de forma que você consiga prever e planejar como amenizar impactos a sua empresa.

Sendo assim, quando fizer seu planejamento, tenha estudado fatores que podem influenciar e como contorna-los.

 

Espero que essas dicas tenham ajudado e que você comece 2021 com uma expectativa muito melhor e com objetivos claros.

 

Abraço!

QMS Certification

A QMS Certification é um organismo de certificação internacional acreditado que atua especificamente com certificação de sistemas de gestão e treinamentos de normas aplicáveis.

Webinar do mês

Confira nossos conteúdos ao vivo!

Todo mês ensinamos ao novo gratuitamente, confira e se inscreva!

Nos webinars que você assistir ao vivo, há liberação de um certificado de participação ;)

Logo Q Academy Branco

Cursos online de
Sistemas de Gestão

Compliance no Terceiro Setor: Entenda a sua importância

Compliance no Terceiro Setor: Entenda a sua importância

O terceiro setor é uma esfera da atividade econômica que engloba organizações não governamentais (ONGs), associações, fundações e outras entidades que atuam com finalidades sociais, ambientais, culturais ou de desenvolvimento comunitário, mas que não raras vezes são usadas para prática de fraudes, por isso o Compliance no