Como funciona a transição para ISO 9001:2015?

Como funciona a transição para ISO 9001:2015?

A Norma ISO 9001:2015 foi publicada em Setembro de 2015, de lá para cá muitas empresas já se adequaram e já fizeram a transição para nova versão, outras empresas já se certificaram diretamente na nova versão, mas afinal, quais são as regras para transição?

Cada organismo de acreditação determinou o detalhamento de regras para a transição da certificação ISO 9001:2008 para ISO 9001:2015 de acordo com os procedimentos internos, porém de forma geral o procedimento obedece um critério internacional.

 

Para as empresas já certificadas

Para as empresas que já são certificadas, o prazo limite para transição é até Setembro de 2018, ou seja, foi estabelecido pel IAF – International Accreditation Forum um prazo de 3 anos para que todas as empresas certificadas possam fazer a transição para nova versão da Norma, esse prazo é totalmente viável para que as organizações se preparem e façam todo o processo.

 

Novas certificações na ISO 9001:2008 

As novas certificações na ISO 9001:2008 obedecem ao mesmo prazo de transição, porém em geral os organismos de certificação estabelecem uma carência mínima de 6 meses antes do final do prazo, portanto para organizações que ainda pretendem se certificarem na versão 2008 da norma ISO 9001, devem observar que a certificação deverá ser realizada até Março/2018, porém até Setembro/2018 a transição para versão 2015 deverá ser feita.

 

Por onde as empresas devem começar?

A transição para ISO 9001:2015 é um grande projeto, como tal deve ser planejado e executado com acompanhamento, as empresa podem adotar as seguintes etapas:

  • Capacitação através de treinamentos na ISO 9001:2015;
  • Diagnóstico de lacunas e ações para transição da ISO 9001:2008 para ISO 9001:2015;
  • Contratação de uma consultoria ou força de trabalho interno para implementação de novos requisitos;
  • Auditoria Interna do sistema de gestão da qualidade conforme requisitos da ISO 9001:2015;
  • Contato com o organismo de certificação para agendamento da auditoria de transição;
  • Auditoria de transição para ISO 9001:2015 dentro do ciclo de certificação.

Com certeza será uma jornada de muito trabalho para implementação dos novos requisitos, porém os ganhos com a nova versão da Norma são enormes e trarão a sua organização uma ferramenta de gestão robusta para gestão da qualidade em consonância ao direcionamento estratégico da empresa.

A QMS pode lhe ajudar no processo de transição através de treinamentos, auditoria de lacunas e principalmente sendo seu organismo de certificação, clique aqui e veja mais sobre a ISO 9001 em nosso site e conheça os diferenciais da QMS.

 

QMS Certification

A QMS Certification é um organismo de certificação internacional acreditado que atua especificamente com certificação de sistemas de gestão e treinamentos de normas aplicáveis.

Webinar do mês

Confira nossos conteúdos ao vivo!

Todo mês ensinamos ao novo gratuitamente, confira e se inscreva!

Nos webinars que você assistir ao vivo, há liberação de um certificado de participação ;)

Logo Q Academy Branco

Cursos online de
Sistemas de Gestão

Compliance no Terceiro Setor: Entenda a sua importância

Compliance no Terceiro Setor: Entenda a sua importância

O terceiro setor é uma esfera da atividade econômica que engloba organizações não governamentais (ONGs), associações, fundações e outras entidades que atuam com finalidades sociais, ambientais, culturais ou de desenvolvimento comunitário, mas que não raras vezes são usadas para prática de fraudes, por isso o Compliance no