Certificação ISO 9001 em Órgãos Públicos

Certificação ISO 9001 em Órgãos Públicos

Como em qualquer ramo de atividade a administração pública têm a necessidade de organização e controle de processos, capacitação de pessoas e padronização. A certificação ISO é um meio para que estas organizações possam encontrar uma padrão de referência mundial que os ajudem nesses objetivos, o padrão mais comum no mundo é a Norma ISO 9001 - Sistemas de Gestão da Qualidade e já é realidade em diversas administrações públicas em todo o Brasil, como em Prefeituras, Câmara Municipais, Autarquias, Empresas Mistas, etc.

Já existem diversos projetos em andamento para certificação ISO 9001 em órgãos públicos, como por exemplo no Senado Federal e na Procuradoria Geral da República. O gabinete do ministro do STF, Ricardo Lewandowski, é outro exemplo de uma organização pública certificada pela Norma mais reconhecida no mundo.

 

Mas afinal, por que um órgão público busca a certificação ISO 9001?

Existe diversos fatores que podem fazer um administrador público buscar a certificação, um deles é a organização dos processos internos visando a eficiência operacional das atividades exercidas e consequentemente uma tramitação mais rápida das atividades diárias, conhecida pela população por ser burocrática.

Obviamente a imagem que a população têm da organização pública é um outro motivo que motiva o administrador público a buscar a certificação ISO 9001, atualmente é recorrente Prefeituras e Câmaras Municipais buscarem a certificação ISO 9001, isso demonstra claramente para população o interesse do órgão em otimizar seus processos internos, e isso se torna ainda mais evidente para todos após a implementação do sistema de gestão da qualidade (SGQ).

 

Como funciona o processo de contratação, implementação e certificação para obter a ISO 9001?

O processo normalmente se inicial pela contratação de uma consultoria, que auxilia o órgão público na implementação do sistema de gestão da qualidade (SGQ) conforme os requisitos da ISO 9001, após a implementação do SGQ o órgão público busca a contratação de um organismo de certificação com acreditação pelo INMETRO e/ou signatário de acordos mútuos de acreditação, assim como determina os tratados assinados pelo Brasil e homologados pelo governo federal.

Em seguida o órgão público abre um processo de licitação conforme legislação vigente, inclusive a lei complementar 147/2014 art. 47 e art. 48 onde promove tratamento diferenciado para microempresas e empresas de pequeno porte.

Assim, após o processo de licitação e a contratação do organismo de certificador responsável pela certificação ISO 9001, a auditoria é performada para busca da conformidade com a Norma e a recomendação da certificação, passando assim por auditorias periódicas até a recertificação a cada 3 anos.

 

Enquanto cidadão, como cobrar os governantes por uma melhor gestão pública?

O momento que o país vive demonstra diversos meios para que a população se engaje nesse processo, se você chegou até aqui lendo esse post, é bem provável que seja um profissional da área da qualidade ou alguém interessado na ISO9001 como ferramenta de gestão pública, portanto nós profissionais da qualidade e interessados em melhorias de processos organizacionais, podemos cobrar de nossos governantes e todos órgãos públicos que nos circundam, uma melhor gestão, organização de processos, padronização, eficiência operacional, capacitação contínua de profissionais e um sistema que promova a melhoria contínua, e eu não vejo outra forma de obter isso sem um padrão reconhecido mundialmente como a ISO 9001.

E você, conhece algum órgão público certificado ISO 9001? Deixe seu comentário abaixo.

Conheça mais sobre a certificação ISO 9001 e o processo de certificação da QMS.

 

QMS Certification

A QMS Certification é um organismo de certificação internacional acreditado que atua especificamente com certificação de sistemas de gestão e treinamentos de normas aplicáveis.

Webinar do mês

Confira nossos conteúdos ao vivo!

Todo mês ensinamos ao novo gratuitamente, confira e se inscreva!

Nos webinars que você assistir ao vivo, há liberação de um certificado de participação ;)

Logo Q Academy Branco

Cursos online de
Sistemas de Gestão

Compliance no Terceiro Setor: Entenda a sua importância

Compliance no Terceiro Setor: Entenda a sua importância

O terceiro setor é uma esfera da atividade econômica que engloba organizações não governamentais (ONGs), associações, fundações e outras entidades que atuam com finalidades sociais, ambientais, culturais ou de desenvolvimento comunitário, mas que não raras vezes são usadas para prática de fraudes, por isso o Compliance no