5.2.1. Desenvolvendo a política da qualidade, na ISO 9001:2015

     A política de qualidade deve estar afiada, os colaboradores e líderes devem saber exatamente o que fazer, por isso é de extrema importância não deixar a política de qualidade de lado.

 

A política de qualidade tem como objetivo determinar um padrão de qualidade dos produtos e serviços prestados pela organização. É o compromisso criado com os clientes, fornecedores, colaboradores e todos aqueles que recebem algum tipo de influência da organização.

No artigo de hoje vamos falar sobre o requisito 5.2.1 Desenvolvendo a Política de Qualidade, da ISO 9001. Vamos entender um pouco mais como funciona a política de qualidade e sua importância dentro das organizações.

 

 O que é qualidade?

O conceito de qualidade está relacionado às percepções, necessidades e resultados em cada indivíduo. Trazendo esse conceito um pouco mais para a política de qualidade das organizações, podemos dizer que qualidade é o conjunto de características que fazem parte de um produto ou serviço.

Essas características têm a função de satisfazer a necessidade do cliente ou, como dizemos no mundo dos negócios, sanar uma dor. Ou seja, resolver um problema ou prestar um serviço que resolva o problema do cliente.

A organização deve garantir a qualidade interna para consequentemente ter a qualidade percebida externamente e, assim, conquistar o objetivo principal: a satisfação do cliente.

 

ISO 9001:2015: 5.2.1 Desenvolvendo a política da qualidade.

Vejamos o requisito tal qual a ISO nós apresenta:

A Alta Direção deve estabelecer, implementar e manter uma política da qualidade que:

a) seja apropriada ao propósito e ao contexto da organização e apoie seu direcionamento estratégico;

b) proveja uma estrutura para o estabelecimento dos objetivos da qualidade;

c) inclua um comprometimento em satisfazer requisitos aplicáveis;

d) inclua um comprometimento com a melhoria contínua do sistema de gestão da qualidade

Além disso, cabe ressaltar que a alta direção tem a função de elaborar a política de qualidade da organização, estabelecendo políticas e diretrizes. Além, é claro, de garantir que ela atende todos os requisitos que a norma traz.

Vamos entender melhor cada um desses requisitos.

 

a) seja apropriada ao propósito e ao contexto da organização e apoie seu direcionamento estratégico

A organização deve saber qual é o seu objetivo, ou seja, saber onde ela quer chegar, qual ponto quer alcançar. A organização precisa saber em qual mercado está inserida, ter conhecimento sobre os fatores externos e internos que afetam seus processos, sejam eles positivos ou negativos e expressar isso na política da qualidade.

Isso porque, para alcançar seus objetivos, é fundamental que a organização tenha um direcionamento estratégico. Algo que a ajude a saber quais serão as ações gerenciais, táticas e operacionais que a organização vai adotar para o sucesso de seus processos. E a política é um desses direcionadores.

 

b) proveja uma estrutura para o estabelecimento dos objetivos da qualidade

Os objetivos da qualidade são as metas que a organização quer atingir dentro do seu sistema de gestão. A política da qualidade deve ser associada a esses objetivos e incentivar meios de os alcançar.

Por exemplo, uma organização tem como objetivo aumentar os números da sua produção. O objetivo que pode ser alcançado para que esse objetivo maior de aumentar a demanda seja cumprido é a compra de mais maquinários e a contratação de mais funcionários.

Precisa-se criar uma estrutura para que pequenos objetivos sejam cumpridos, e consequentemente alcançar um objetivo maior. E a política precisa incentivar isso!

 

c) inclua um comprometimento em satisfazer requisitos aplicáveis

Sem dúvidas, é uma das principais obrigações de uma organização satisfazer os requisitos aplicáveis, como aqueles que foram acordados entre todas as partes envolvidas (ou interessadas).

Assim, é preciso cumprir sua política de qualidade, estatutos e contratos, requisitos exigidos pelos clientes, de órgãos normativos e regulamentos externos que regem a organização. Entre diversos outros.

Por isso, a política de qualidade deve dar suporte, criando ações facilitadoras para que todos esses objetivos sejam cumpridos.

 

d) inclua um comprometimento com a melhoria contínua do sistema de gestão da qualidade

Ter um comprometimento com a melhoria é ter uma idealização de crescimento e de constante evolução da organização. A política de qualidade de uma organização deve incluir esse requisito, criar ações para motivar o crescimento e evolução para entregar sempre o melhor para o cliente.

Evoluir a qualidade de uma organização é fundamental para seu crescimento, para maior satisfação de seus clientes e para não ficar atrás de seus concorrentes. Imagine que uma organização atinja um nível de produção muito alto e se acomoda, deixando de buscar uma constante evolução, isso dará margem e tempo para que outras organizações a alcancem, fazendo com que perca seus diferenciais de qualidade.

Por isso, é fundamental que as organizações entendam que o processo de qualidade é um processo contínuo e que busca, sempre, a evolução!

 

Importância de aplicar a política de qualidade 

A norma diz que a política de qualidade precisa ser entendida, comunicada e aplicada, ou seja, não adianta criá-la e não a colocar em prática. Transformar essa política em uma cultura dentro da organização, fazendo com que ela esteja presente no dia-a-dia dos funcionários, clientes e líderes, é de extrema importância.

Para isso, é preciso que haja comunicação, deixando visível e introduzindo um processo de evolução no ambiente operacional. Durante o período de funcionamento de uma organização, inúmeras decisões precisam ser tomadas com agilidade e da maneira mais eficiente possível, saber o que deve ser feito, qual a ação que deve ser tomada em determinada situação é fundamental para que se poupe tempo, aumente a produção e a qualidade das operações.

Para isso a política de qualidade deve estar afiada, os colaboradores e líderes devem saber exatamente o que fazer, por isso é de extrema importância não deixar a política de qualidade de lado!

 

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