Entendendo o requisito “5.2 Política de SSO” na ISO 45001:2018

Neste artigo, vamos entender um pouco mais sobre o requisito “5.2 Política de SSO” da ISO 45001:2018 e como ele é importante para a segurança dos trabalhadores em sua organização!

A Norma ISO 45001:2018, Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional (SSO), é um documento que fornece às organizações uma orientação sobre como assegurar a integridade e saúde dos trabalhadores dentro de suas instalações.

Nesta norma, podemos encontrar o requisito 5.2, que é responsável por orientar sistematicamente os fatores que envolvem o gerenciamento e a política do SSO.

Além disso, esse requisito trouxe algumas novidades desde sua publicação, apresentando com muito mais clareza e robustez o real objetivo da política em uma norma de segurança e saúde ocupacional.

Então, nesse artigo, vamos conhecer um pouco mais sobre a política dentro da ISO 45001:2018 e sobre quais fatores a empresa precisa implementar e assegurar para garantir a saúde de seus trabalhadores.

Conhecendo o requisito “5.2 política de SSO” da ISO 45001:2018

Cada norma ISO possui uma descrição mais específica sobre a política na área de negócios que trata. Porém, no geral, a política é o compromisso e diretriz que direciona a organização aos seus objetivos.

Essa política é a visão estratégica e o que norteia as ações de uma organização e seus colaboradores. Assim, é claro, deve estar alinhada à missão, visão e valores da empresa. Por isso, uma organização precisa definir bem suas políticas para que seus procedimentos sejam eficientes e claros a todos os envolvidos.

A política cumpre esse papel, e justamente por isso está dentro do requisito de liderança. Então, cabe à alta direção prover liderança, definir a política e incluir alguns compromissos, que são apresentados no decorrer da norma.

A Política de SSO

Como própria orientação da norma, ela trás que a Alta Direção deve estabelecer, implementar e manter uma política de SSO e que ela deve apresentar determinados objetivos como:

Inclua um compromisso de proporcionar condições de trabalho seguras e saudáveis

Este é um tópico essencial para garantir a segurança dos funcionários. A norma sugere que a organização se comprometa e disponibilize materiais, equipamentos, espaço e suporte adequados aos trabalhadores.

Isso, é claro, com o propósito de prevenir e minimizar lesões e problemas de saúde relacionados ao ofício dos trabalhadores. Além disso, vale ressaltar que tudo isso deve ser  apropriado ao propósito, tamanho, contexto da organização e a natureza específica de seus riscos de SSO.

Inclua estrutura e compromisso com os requisitos legais e objetivos da organização

É de muita importância que as organizações sigam requisitos legais, ou seja, leis, portarias, decretos e regulamentações que atuam para o bom funcionamento da sua empresa.

Principalmente por se tratar de uma norma de saúde e segurança do trabalho, é essencial que tudo seja devidamente regulamentado e disponibilizado aos colaboradores e demais partes interessadas. Inclusive no intuito de evitar multas e infrações perante a lei.

Assim, os objetivos da política também precisam estar alinhados e em conformidade com os requisitos legais necessários para implementar, estabelecer, manter e melhorar continuamente o SSO!

Inclua um compromisso com a eliminação de riscos e a melhoria contínua

Por se tratar de uma norma preventiva, é preciso que as empresas deixem claro com quais objetivos ela está comprometida. É preciso, então, ser transparente com quais são os princípios e em como, através de práticas de gestão, a empresa se dispõe em eliminar, analisar e minimizar os riscos de SSO.

O que nos leva a outro ponto chave de qualquer norma isso. Dentro desse contexto, é preciso incluir a melhoria contínua do sistema de gestão, para isso existe um requisito específico dentro da norma.

Mas, de maneira geral, esse item é uma forma de a empresa focar em ter uma visão mais crítica e melhorar suas práticas a fim reduzir acidentes, custos e trazer melhoria para qualidade de vida dos colaboradores e demais partes interessadas.

Inclua um compromisso de consulta e participação dos trabalhadores

De fato, os trabalhadores são uma das partes mais importantes de uma empresa. Afinal, são eles quem, de fato, executam os processos e promovem as melhorias.

Por isso, a norma enfatiza a importância de consultar os trabalhadores. A organização deve garantir, então, que existam meios de comunicação eficientes para que os trabalhadores possam opinar e participar de quaisquer mudanças e melhorias a serem realizadas.

A empresa deve proporcionar maneiras de envolver e incluir os trabalhadores para realizar as tomadas de decisões, pois diversas ações irão impactá-los diretamente, então é importante eles contribuírem com suas opiniões para esse processo.

Documentando a política de SSO

Por fim, mas não menos importante, as organizações devem sempre se atentar em documentar todas as informações disponibilizadas aos seus colaboradores e partes interessadas.

E garantir que essas informações sejam apropriadas e relevantes, a fim de promover mudanças e melhorias. Estas devem ser comunicadas a todos para gerar um comprometimento com a política e objetivo da organização.

Prezar pela saúde e segurança é um dever das organizações!

É preciso que as empresas compreendam cada vez mais que priorizar pela saúde e segurança no ambiente de trabalho é algo essencial. Não é apenas uma formalidade do requisito “5.2 Política de SSO” da ISO 45001:2018…

Além de garantir qualidade de vida aos seus colaboradores, isso pode garantir um aumento no desempenho e produtividade de todos!

Cuidar da segurança não é uma burocracia, e sim um investimento para uma imagem mais positiva e garantia de colaboradores mais engajados.

Se você precisar de ajuda com isso, a QMS conta com a certificação 45001:2018 para as empresas e cursos de auditor interno nesta norma. Isso pode te ajudar a entender e melhorar a política dentro da sua empresa!

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A QMS Certification é um organismo de certificação internacional acreditado que atua especificamente com certificação de sistemas de gestão e treinamentos de normas aplicáveis.

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