Além da ISO 14001 – 3 Tendências sustentáveis

Tendências sustentáveis que empresas já estão adotando como modelo de negócio.

Muitas preocupações giram entorno da poluição e desmatamento que as empresas são responsáveis, tratados são feitos, metas em andamento, ações corretivas, mas a questão é, a culpa não é somente das empresas, mas também sua. Traga a ISO 14001 para sua vida como pessoa física e ajude o planeta.

A norma ISO 14001 – Sistema de Gestão Ambiental apoia as empresas na redução de impactos ambientais e gerenciamento de requisitos legais, no entanto devemos adaptar essas premissas para nosso dia a dia.

Aviso previamente, este não será um artigo técnico, mas sim de inspiração.

A QMS tem como mudar a sociedade por meio das normas ISO, e acreditamos que devemos incentivar tendências que se relacionam com uma norma, como no caso a gestão ambiental.

Chegamos a um ponto em que já é visto como tendências de mercado algumas mudanças de comportamento do consumidor como a preocupação com o descarte de materiais e consumo desenfreado, mas devemos acelerar a chegada dessa tendência. Abaixo listei 3 dessas tendências para adaptarmos aos poucos em nosso cotidiano e incentivar empresas que praticam.

 

Lowsumerism

Esse conceito é a base de todos os demais que irei apresentar, consiste no consumo consciente. Não é de hoje que focamos nossos sonhos em bens materiais, ter um carro, ter uma casa, um celular, e isso não é errado, o problema é realizar compras de forma desenfreada gerando uma produção enorme de materiais enquanto o descarte levará décadas para ser decomposto.  O lowsumerism tem como premissa “comprar o que você quer porque precisa”, ou seja, comprar apenas o necessário e já que vai comprar, que seja algo que te agrade por muito tempo.

 

 

Slow fashion

Se o lowsumerism preza o consumo consciente, o slow fashion pega essa mesma premissa e adapta para o vestuário. Infelizmente a indústria da moda gerou um modelo de negócio que afeta diretamente o planeta. São produzidas toneladas de roupas, com materiais de qualidade duvidosa e métodos que afetam o meio ambiente, vendem por um preço baixo em grande escala e pouco tempo depois nos vemos com peças que em questão de meses já não prestam mais e estão “ultrapassadas” na nova tendência.  O slow fashion consiste no processo contrário, peças um pouco mais caras, com materiais de qualidade e que as modelagens não sejam modismo, fazendo com que as peças sejam duráveis e incentivando a compra em baixa escala.

Essa tendência vem se expandindo em vários setores, como o alimentício, em que alimentos que antes eram descartados são reaproveitados, como é o exemplo do projeto “Fruta imperfeita”, onde são comprados dos pequenos agricultores frutas e legumes que seriam jogados fora por conta da aparência não ser tão atrativas aos supermercados, mas que possuem a mesma qualidade. Realizam então um delivery de frutas de acordo com a quantidade e frequência que pediu.

 

 

Compartilhamento

Comprar é coisa do passado, o negócio agora é compartilhar. Essa tendência é a mais forte de todas, vemos isso pelo sucesso de empresas como Uber, Yellow e tem açúcar. É uma forma de não comprar e mesmo assim ter acesso ao que você quer, reduzindo a quantidade de poluentes e a compra de materiais que você usa com baixa frequência. Essa tendência vem se expandindo em vários setores, transporte, espaços e até nas roupas. A Roupateca é uma empresa que incentiva uma assinatura de loja, ou seja, você paga uma mensalidade e pode usar todas as roupas da loja, porém não somente você como outras pessoas que tem a assinatura, isso faz com que as peças sejam em menor quantidade do que se cada pessoa tivesse a sua e ainda sim pode escolher em uma variedade maior do que se fosse seu guarda-roupa.

 

 

QMS Certification

A QMS Certification é um organismo de certificação internacional acreditado que atua especificamente com certificação de sistemas de gestão e treinamentos de normas aplicáveis.

Webinar do mês

Confira nossos conteúdos ao vivo!

Todo mês ensinamos ao novo gratuitamente, confira e se inscreva!

Nos webinars que você assistir ao vivo, há liberação de um certificado de participação ;)

Logo Q Academy Branco

Cursos online de
Sistemas de Gestão

Compliance no Terceiro Setor: Entenda a sua importância

Compliance no Terceiro Setor: Entenda a sua importância

O terceiro setor é uma esfera da atividade econômica que engloba organizações não governamentais (ONGs), associações, fundações e outras entidades que atuam com finalidades sociais, ambientais, culturais ou de desenvolvimento comunitário, mas que não raras vezes são usadas para prática de fraudes, por isso o Compliance no