O que é um Programa de Integridade e qual sua importância para as empresas?

O Programa de Integridade se destaca como ferramenta para avaliação de riscos e prevenção de fraudes, vamos entender como ele pode fazer a diferença na sua empresa!

Nos últimos anos, pudemos acompanhar muitas empresas se preocupando cada vez mais com meios para combater a corrupção e a proteção de dados. Isso porque os clientes estão atentos às empresas que mostram uma relação com a transparência e os princípios éticos.

Para atender a essa demanda, as organizações têm buscado adotar políticas relacionadas ao Compliance e à transparência nas operações. Para isso existe o programa de integridade, que se trata de um conjunto de práticas e regras de gestão voltadas para detectar e prevenir fraudes nas empresas.

Esta é uma parte importante para todo Sistema de gestão que visa garantir uma boa governança corporativa. Então, nesse artigo, vamos entender melhor o que é o programa de integridade e como implementá-lo pode ser importante para seu negócio. 😉

 

O que significa Programa de Integridade?

Podemos definir o programa de integridade como um meio responsável por orientar colaboradores, líderes e gestores para que a lei em uma organização seja cumprida e respeitada. O decreto nº 8.420/2015 defini o programa de integridade como um:

conjunto de mecanismos e procedimentos internos de integridade, auditoria e incentivo à denúncia de irregularidades e na aplicação efetiva de códigos de ética e de conduta, políticas e diretrizes com objetivo de detectar e sanar desvios, fraudes, irregularidades e atos ilícitos praticados contra a administração pública, nacional ou estrangeira

Então, este programa é basicamente um conjunto de regras e boas práticas de gestão contra corrupção. Medidas são desenvolvidas para garantir que as empresas possam detectar, prevenir e resolver irregularidades, fraudes e qualquer outra prática ilícita.

Para que tudo isso seja cumprido nas empresas, é preciso que os gestores responsáveis saibam elaborar e implementar ações para que os colaboradores possam cumprir os códigos de ética e se sintam seguros para realizar denúncias e relatar os problemas encontrados.

 

Diferença de Programa de Integridade e Compliance

É provável que durante suas pesquisas acerca deste programa, você encontre o termo Compliance. E é normal surgirem dúvidas sobre a diferença entre eles.

Embora os dois possuam objetivos em comum, o programa de Compliance não deve ser confundido com o de Integridade pois são aspectos diferentes. Compliance vem de um verbo em inglês que significa cumprir. Então esse programa auxilia a empresa a cumprir a lei a partir das demandas que surgem nas organizações.

Assim sendo, o programa de integridade é uma extensão do Compliance, pois ele busca direcionar e incentivar a integridade e ética das empresas, ajudando assim a combater a corrupção. 

Cabe ressaltar que o Compliance é uma base universal, assim o Programa de Integridade pode aproveitar da estrutura que já está consolidada na empresa para conseguir atuar em conformidade com a lei.

 

Porque pode ser importante implementar um Programa de Integridade na sua empresa?

Atualmente, podemos perceber que a empresa que busca implementar Programas de Integridade pode ser vista com outros olhos pelos seus clientes e investidores.

Implementando esse programa, a empresa busca assegurar e estabelecer que possui medidas de combate a fraudes, corrupção e segue normas que são estabelecidas pela lei. O que certamente atribui a ela valor de mercado e mais confiança.

Além disso, existem outras vantagens que o programa pode gerar, vamos entender melhor isso. A implantação de um Programa de Integridade:

  • Promove o fortalecimento da empresa – Para realizar corretamente o programa de integridade é preciso da colaboração de todos da organização. Assim é possível aumentar o fortalecimento da equipe e assegurar ao público externo que boas condutas e práticas estão sendo executadas;
  • Passa mais credibilidade para a organização – Através do fortalecimento institucional, a empresa cria uma imagem mais valorizada e passa mais credibilidade aos seus stakeholders, aumentando assim a confiança de toda cadeia de produção;
  • Evita danos financeiros e à imagem da empresa – Uma empresa que possui medidas de prevenção e de solução contra fraudes e corrupção está em conformidade com a legislação e preserva a reputação do seu negócio, bem como conta com a segurança de não sofrer penalidades financeiras, multas ou perdas diversas;
  • Garante um desenvolvimento e valorização sustentável – O programa de integridade pode contribuir com mais segurança e valorização para seus processos, assim, sua organização pode ser capaz de se desenvolver de maneira sustentável, podendo crescer e se expandir ainda mais.

 

Prevenir, identificar e melhorar!

O Programa de Integridade pode ser implementado em empresas de vários portes. Para isso, basta analisar o perfil da organização e entender se faz sentido sua aplicação.

Esse programa precisa que a organização crie políticas e promova uma cultura de integridade com todos os setores e colaboradores da organização para que seja, assim, um trabalho em equipe e contínuo. Como observamos, o programa de integridade tem o objetivo de prevenir, identificar e buscar soluções para possíveis irregularidades, o que é impossível sem o engajamento de toda a equipe.

Dessa forma, é preciso assegurar que as políticas corporativas sejam acessíveis e claras a todos os colaboradores. Que, quando forem constatadas irregularidades, a equipe saiba elaborar planos de ação a fim de solucionar os problemas e evitar maiores danos.

Um Programa de Integridade requer muito comprometimento para garantir a conformidade com todos os princípios legais e éticos da empresa. Mas, com certeza, é uma grande aliado de uma gestão mais coesa e de uma empresa de maior valor!

Se você quiser se aprofundar ainda mais neste assunto, conte com a QMS. Através do plano de assinatura do QPlus você pode ter acesso a diversos cursos que envolvem sistemas de gestão, inclusive pode conhecer ainda mais sobre o Programa de Integridade, basta clicar aqui!

QMS Certification

QMS Certification

A QMS Certification é um organismo de certificação internacional acreditado que atua especificamente com certificação de sistemas de gestão e treinamentos de normas aplicáveis.

Webinar do mês

Confira nossos conteúdos ao vivo!

Todo mês ensinamos ao novo gratuitamente, confira e se inscreva!

Nos webinars que você assistir ao vivo, há liberação de um certificado de participação ;)

Logo Q Academy Branco

Cursos online de
Sistemas de Gestão

Tratamento de Não Conformidades: Análise de Causa

Tratamento de Não Conformidades: Análise de Causa

No universo da gestão de qualidade, um dos aspectos mais cruciais é o tratamento eficaz de não conformidades. A análise de causa é um procedimento indispensável nesse contexto, proporcionando um caminho para evitar sua recorrência. Saiba mais!

Guia Completo Acreditação ONA

[Guia Completo] Acreditação ONA

Em 1 de março de 2024 a QMS adquiriu a TS4 Saúde e agora atua como uma instituição acreditadora credenciada (IAC) ONA. Mas afinal, o que é ONA?