8 perguntas para decidir mergulhar na inovação

As perguntas, se forem assertivas, possuem a capacidade de fazer o ser humano parar para refletir e a partir desta reflexão tomar uma ação.

Estamos vivendo uma nova era e sabemos que precisamos tomar decisões que irão garantir a continuidade, ou não, de nossas empresas neste século.

A ideia principal não é fazer perguntas que te levem a imaginar o que será sua empresa daqui 3, 5 ou 10 anos. Esse é um exercício difícil de fazer neste momento pois estamos vivendo a era da exponencialidade.

Amanhã aparece um aplicativo e engole sua empresa. Tudo mundo muito rápido.

Não que não sejam perguntas importantes para reflexão, mas para ter as respostas mais assertivas precisamos nos libertar de alguns paradigmas. Estas respostas deverão vir um pouco mais a frente, depois da decisão tomada de encarar a jornada da inovação.

De que adianta você tentar responder qual será o propósito da sua empresa em 2025, se talvez você não conheça nem seu propósito atual? Estou falando de PROPÓSITO. Não de Missão e Visão.

De que adianta você pensar em quem serão os clientes da sua empresa em 2025 se estamos vivendo uma era exponencial e sua empresa após embarcar na jornada poderá vir a atuar num nicho completamente diferente do de hoje?

De que adianta você pensar o que sua empresa será diferente das demais do mercado em 2025 se você ainda nem tem noção de quais são os fundamentos de uma empresa Exponencial?

Como disse, estas respostas virão (e tem método para te acompanhar na jornada) mas virão inicialmente com estudo e compreensão do todo, após a decisão tomada de ir em frente com a inovação.

Neste momento, para decidir entrar ou não na jornada da inovação, as respostas precisam ser apenas SIM ou NÃO.

Vou te ajudar a tomar esta decisão agora. Prepare-se para responder às oito perguntas abaixo. Lembre-se, as respostas devem ser apenas SIM ou NÃO. Vamos lá:

  • SUA ORGANIZAÇÃO sofre da reação do sistema imunológico ao tentar executar qualquer ideia disruptiva?
  • QUEREMOS liderar ou ao menos ficar à frente da disrupção do setor em que atuamos?
  • QUEREMOS fazer nossa empresa crescer 10x?
  • QUEREMOS acelerar o metabolismo de nossa organização para reagir mais rápido às mudanças da nova economia?
  • ESTAMOS PRONTOS para testar abordagens novas?
  • ESTAMOS PRONTOS para aprender com fracassos de baixo custo e usar esse aprendizado para evoluir mais rápido?
  • QUEREMOS fazer mudanças positivas no mundo?
  • QUEREMOS gerar cultura de inovação na empresa?

Pronto. Agora prepare-se. Se você respondeu SIM para apenas uma das perguntas acima você está no caminho certo de embarcar na jornada da inovação. Apenas UM SIM já te habilita a seguir em frente! Parabéns.

Agora a “bola” está com você e o que vai mandar é a coragem com planejamento. Bem-vindo a nova era. Mas por onde começar e quem você deve procurar para te ajudar neste primeiro passo?

Resposta: A equipe da QMS.

É ela que vai te orientar em relação a ISO 56.002. Vai te mostrar como a chamada ISO da Inovação e da Qualidade 4.0 poderá te ajudar a dar os primeiros passos rumo ao século XXI.

QMS Certification

A QMS Certification é um organismo de certificação internacional acreditado que atua especificamente com certificação de sistemas de gestão e treinamentos de normas aplicáveis.

Webinar do mês

Confira nossos conteúdos ao vivo!

Todo mês ensinamos ao novo gratuitamente, confira e se inscreva!

Nos webinars que você assistir ao vivo, há liberação de um certificado de participação ;)

Logo Q Academy Branco

Cursos online de
Sistemas de Gestão

Compliance no Terceiro Setor: Entenda a sua importância

Compliance no Terceiro Setor: Entenda a sua importância

O terceiro setor é uma esfera da atividade econômica que engloba organizações não governamentais (ONGs), associações, fundações e outras entidades que atuam com finalidades sociais, ambientais, culturais ou de desenvolvimento comunitário, mas que não raras vezes são usadas para prática de fraudes, por isso o Compliance no